APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

DOE MENSALMENTE PELO CATARSE

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

30.200.721/0001-06

Agência de Jornalismo das periferias
Acontece Mural

Mural realiza primeira formação do ano na Casa 1

Image

Por Cíntia Gomes | 22.01.2018

Publicado em 22.01.2018 | 10:46 | Alterado em 22.11.2021 | 16:43

No terceiro sábado do ano (20), a Agência Mural realizou o primeiro encontro de formação com a presença de mais de 40 muralistas com oficinas e reflexões do trabalho realizado nestes sete anos de existência da Mural.

Para Jéssica Moreira, correspondente de Perus, foi muito importante a realização desse encontro. “Nos conectou na essência do que é a Mural, na nossa grande missão de fazer o que ninguém faz”, afirma.

A formação aconteceu na Casa 1 – Centro de Cultura e Acolhimento de LGBTs, que cedeu o espaço para a equipe Mural. Durante o dia foram realizadas oficinas de vídeo, fotografia, texto, rádio, mídias sociais, Design Think, jornalismo de dados e modelo de negócios.  O encontro contou com a participação especial de Leandro Machado, que já foi correspondente de Ferraz de Vasconcelos na  Mural e atualmente é repórter da BBC Brasil, que deu dicas sobre produção de texto para os muralistas. Outro convidado foi Iran Giusti, fundador da Casa 1, que falou sobre o trabalho que desenvolve no espaço e fez um bate-papo sobre Gênero e Sexualidade.

“Receber a Agência Mural foi muito importante para nós, pois entendemos o trabalho do coletivo como fundamental para comunicação nos dias de hoje. Temos um espaço que acolhe pessoas de todos os cantos da cidade, sendo importante a gente apoiar e estimular quem produz comunicação para esses e desses espaços”, afirma Iran.

A organizadora do encontro, Karol Coelho, correspondente do Campo Limpo e editora da Agência Mural, diz que é importante realizar e construir juntos mais momentos como o que aconteceu neste sábado. Ela conta que desde o começo há encontros mensais e, a cada reunião a energia quanto grupo é renovada.

“Esse primeiro encontro de 2018 foi especial porque, mais do que discutir pautas, que é o que sempre fazemos, nós estudamos conteúdos mais técnicos de jornalismo e comunicação, além de iniciarmos reflexões importantes sobre tudo o que fazemos. Queremos aprofundar cada vez mais nessas discussões, com todos que fazem a Agência persistir com sua existência”, explica Karol.

Ao falar sobre a importância do trabalho realizado pela Agencia, Iran explica que a Casa 1 é um centro cultural aberto e criado com o intuito de estimular e apoiar projetos das mais diversas frentes.

“Se dependermos única e exclusivamente do conteúdo produzido pelos grandes veículos de massa pouco teremos de repertório para tratar de questões inerentes das pessoas que recebemos”, completa.

Mural2018

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.