APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Notícias

‘Nem sempre tem arroz e feijão, imagina livro para o Enem”, diz estudante de Itaquaquecetuba

Nas periferias, entidades defendem que realização do exame nesse momento pode acentuar a desigualdade entre estudantes que buscam ensino superior

Image

Arquivo Pessoal

Por: Lucas Veloso

Notícia

Publicado em 14.05.2020 | 17:52 | Alterado em 15.05.2020 | 11:19

RESUMO

Nas periferias, entidades defendem que realização do exame nesse momento pode acentuar a desigualdade entre estudantes que buscam ensino superior

Tempo de leitura: 3 min(s)

“A gente tem que lutar pra ter um arroz e feijão no prato, imagina pra comprar um livro que vai cair no Enem”. A frase é de Damares Alves dos Santos, 18, moradora de Monte Belo, bairro de Itaquaquecetuba, cidade na Grande São Paulo. 

Com o ensino médio completo, está prestes a fazer a segunda tentativa no Exame Nacional de Ensino Médio. Ela relata preocupação com a data do exame e com a falta de acesso aos estudos. “Não é assim tão fácil, infelizmente. Não é todo mundo que tem acesso à educação, sabe? Isso frustra muito”. 

Isolada fisicamente por conta da pandemia, Damares elenca as dificuldades diárias que enfrenta para conseguir manter a rotina de estudos. “Como menina preta, moradora de quebrada, sem condições de pagar cursinho, eu seguia um cronograma, mas com essa situação de pandemia, as coisas pioraram”, comenta.

A realização do exame se tornou uma pauta polêmica devido à pandemia do novo coronavírus, que afetou a rotina de estudantes no país. Nas periferias de São Paulo, estudantes defendem o adiamento da prova, marcada para novembro. Segundo o cronograma do governo, as inscrições estão abertas e o prazo termina em 22 de maio.

Image

Aluna de Itaquaquecetuba questiona manutenção do Enem @Arquivo Pessoal

No ano passado, o estado de São Paulo foi o que teve mais inscritos, com 816 mil estudantes. O valor representou 16% do total no país. 

Estudante da Uneafro, rede de cursinhos populares, Damares diz que o desemprego na família, a pressão de ficar em casa e a incerteza do Enem são fatores que prejudicam o desempenho. “Fica difícil superar tudo isso quando o Ministério da Educação nem está preocupado com a gente, sabe?”. 

VEJA TAMBÉM:
Professores relatam falta de alunos, internet lenta e confusão com aulas à distância

O ministro da educação, Abraham Weintraub, escolheu o Twitter para justificar a manutenção. “Sei que o coronavírus atrapalha um pouco, mas atrapalha todo mundo, como é uma competição, tá justo”. 

Além disso, desde o dia 4 de maio, o Ministério da Educação aposta em publicidade para avisar que o exame não será adiado. Um dos comerciais veiculados na tevê aberta diz que o Enem 2020 não será adiado e que as inscrições estarão abertas em breve. 

No filme, os atores afirmam que não se pode perder uma nova geração de profissionais e convidam os alunos a estudarem ‘de qualquer lugar, de diferentes formas, pelos livros, pela internet, com a ajuda a distância dos professores’.

De Itaquaquecetuba, Damares critica a ideia e diz que a ‘competição’ não está justa para todos. “Ele [o ministro] soltou um comercial de pessoas falando para gente não se desesperar e continuar estudando, mas na imagem, a maioria é gente branca, com material sofisticado”, pontua. 

A dificuldade de acesso à internet é uma das preocupações dela. Hoje, ela consegue dados móveis no celular, mas sem renda, não sabe como poderá pagar nas próximas semanas. Para ela, a pressão enfrentada pelos alunos da periferia é um fator negativo rumo à graduação. 

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) admitiu pela primeira vez na quarta-feira (13) que pode haver atraso, mas que a prova deve ser feita ainda em 2020.

Para Damares, o Estado não está tomando as melhores providências em prol dos estudantes mais pobres. “Evidencia que a educação é mercadoria no Brasil”, pontua. “Existe a falsa ilusão que é para todo mundo, mas não é bem assim”. 

‘CANCELA O ENEM’

Entidades estudantis e redes de cursinhos populares promovem nas redes sociais uma campanha pelo adiamento do Enem. “Num Brasil em que escolas particulares mantêm seus programas de ensino via internet e escolas públicas ficam paralisadas, manter o calendário do Enem é retroceder na luta por um ensino superior plural e democrático”, diz o texto.

Na plataforma “Sem aula, sem Enem”, estudantes conseguem criar campanhas de pressão direta em deputados federais em prol adiamento da prova. Com um mapa do Brasil, o site indica que mais de 4 mil escolas aderiram à iniciativa online. 

O Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), a Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) e a UNE (União Nacional dos Estudantes) também se posicionaram sobre a questão. As organizações lançaram um abaixo assinado online e a hashtag #ADIAENEM.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Lucas Veloso

Jornalista, cofundador e correspondente de Guaianases desde 2014.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE