• Informações apuradas pela Agência Mural por meio de dados e entrevistas, buscando ouvir todos os lados envolvidos e seguindo nossa linha editorial.
    Notícia

Noite de apuração tem atraso do TSE e aglomeração na Grande SP

Cidades têm atos de candidatos que anunciaram vitória, antes do resultado oficial

A apuração dos resultados das eleições 2020 se tornou uma novela na noite deste domingo (15). Enquanto políticos começaram a anunciar por si mesmos os resultados, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) demorou para dar sequência a divulgação dos resultados.

O TSE afirmou que houve um problema em um processador para a divulgação dos resultados.

Com isso, várias cidades começaram a anunciar os vencedores, mesmo com a apuração zerada. Apenas às 22h20 algumas parciais começaram a ser divulgadas. Na capital, Bruno Covas (PSDB) com 32% dos votos tem Guilherme Boulos (PSOL) na segunda posição com 20,32%. Se o resultado permanecer, os dois disputarão o segundo turno.

Pelas demais cidades, a situação é de festa antecipada. Ao menos seis municípios tiveram anúncios de candidatos sobre a vitória. Eles se basearam nos boletins de urna impressos que ficam com os fiscais. Em municípios com menos eleitores, eles sentiram confiança para anunciar a vitória, mesmo sem o resultado oficial.

O primeiro deles foi o prefeito de Vargem Grande Paulista, Josué Ramos (PL) que postou “o bom trabalho vai continuar” nas redes sociais. Em Itapevi, o prefeito Igor Soares (Podemos) era favorito na disputa e divulgou que recebeu uma ‘votação histórica’ e foi reeleito.

Em Franco da Rocha, o prefeito Kiko Celeguim (PT) divulgou que Doutor Nivaldo (PTB) foi eleito. Kiko encerra o segundo mandato e apoiou Nivaldo que era seu vice. Na cidade vizinha, Mairiporã, Aladim (PSDB) e, em Santa Isabel, Fábia Porto (Republicanos) anunciaram ter vencido.

Prefeito de Santana de Parnaíba anunciou vitória do sucessor em evento com aglomeração

No caso de Mairiporã houve até carreata pela cidade.

Em Santana de Parnaíba, um evento começou nesta noite para comemorar o resultado de Marcos Tonho (PSDB) – apesar do TSE ainda não anunciado, o grupo comemora a vitória do candidato apoiado pelo prefeito Elvis Cezar (PSDB).

Com direito a palco, várias pessoas estavam sem mascaras. Enquanto não há a definição oficial dos resultados da eleição, aglomerações em algumas cidades da Grande São Paulo foram registradas na noite deste domingo (15), apesar dos riscos com a pandemia do novo coronavírus.

Em Cotia, no Jardim Lina, vários moradores aguardavam em um bar o resultado da eleição na cidade. Na primeira parcial, o candidato Wellington Formiga (PSB) aparecia com 48% dos votos, na frente do atual prefeito Rogério Franco (PSD).

Paulo Talarico

Editor-chefe de jornalismo, cofundador e correspondente de Osasco desde 2011. Formado em jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu, tem pós-graduação em jornalismo esportivo e curso técnico de locução para rádio e TV. Atualmente, estuda História na Universidade de São Paulo. Gosta de café, Osasco, livros, futebol e cinema.

Osasco

Comentários