APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias

Paulo Neobeck/ Instagram paradalgbt.capaoredondo

Por: Cleberson Santos

Notícia

Publicado em 28.06.2023 | 14:52 | Alterado em 28.06.2023 | 14:52

Tempo de leitura: 2 min(s)

Você não precisa esperar até o ano que vem, na avenida Paulista, para celebrar o amor e reivindicar por direitos novamente. Apesar de ser a maior Parada do Orgulho LGBTQIA+ da América Latina, a festa da região central está longe de ser a única que acontece na capital.

Já há alguns anos que bairros periféricos da cidade realizam paradas LGBTQIA+ locais. A primeira que se tem notícia foi realizada no Itaim Paulista, em 2013, e, depois, em 2016, na Cidade Tiradentes, ambos no extremo leste.

Essas paradas contam com a organização da Família Stronger, um coletivo que surgiu em 2006 para lutar por melhorias na região do Largo do Arouche, historicamente frequentada pela comunidade LGBTQIA+ paulistana.

“Foi a partir daí que começamos a fazer outras atividades, como o Cine Diversidade, debates, audiências públicas. Além das paradas, temos uma vida bem ativa nessas coisas, além de documentários, filmes que estamos envolvidos”, conta Elvis Justino, 35, representante político da Família Stronger.

De acordo com ele, desde a festa da Cidade Tiradentes, a realização destes eventos nos bairros só se ampliou. Em abril, eles promoveram a segunda edição da Parada LGBTQIA+ do Capão Redondo, na zona sul de SP, com mais de 2,5 mil pessoas presentes.

Registros feitos na 2ª edição da Parada LGBTI+ do Capão Redondo com o tema: PELA LUTA DA SAÚDE MENTAL DA DIVERSIDADE - 2023

2ª edição da Parada LGBTI+ do Capão Redondo @Paulo Neobeck/ Instagram paradalgbt.capaoredondo

“No Capão foi mágico, as pessoas saíam para fora para aplaudir. Não teve nenhum tipo de incidente, não teve boletins policiais, os nossos postos médicos nunca tiveram nenhum caso de coma alcoólico, facada ou algo do tipo”, afirmou Elvis, que exaltou também a segurança das paradas periféricas.

“As pessoas tiram fotos, elas filmam, se divertem, beijam, bebem, ficam bem à vontade, bem mais que na Parada do centro. Na Paulista as pessoas não conseguem tirar o celular para tirar foto, não dá. E eu organizo também a Parada de lá, então estou te falando com propriedade. Essa é uma coisa diferente da periferia”

Elvis Justino, representante político da Família Stronger

Até o fim de 2023, estão previstas mais oito paradas pela Grande São Paulo.

Confira abaixo a lista desses eventos e se programe:

Diadema

Local: Praça da Moça — Jardim do Parque

Quando: 9 de julho, às 14h

Mogi das Cruzes

Local: Estação Estudantes da CPTM

Quando: 30 de julho, às 14h

Arujá

Local: rua Maranhão, 32 – centro, Arujá (Escola Esli)

Quando: 20 de agosto

Itaquaquecetuba

Local: Praça Padre João Álvares

Quando: 27 de agosto, a partir das 10h

Cidade Tiradentes

Endereço: Terminal Cidade Tiradentes

Quando: 10 de setembro

Osasco

Local: Largo de Osasco

Quando: 17 de setembro

Itaim Paulista

Local: Estação de Trem Itaim Paulista

Quando : 5 de novembro

Campo Limpo

Local: Casa de Cultura do Campo Limpo

Quando: 3 de dezembro

receba o melhor da mural no seu e-mail

Cleberson Santos

Correspondente do Capão Redondo desde 2019. Do jornalismo esportivo, apesar de não saber chutar uma bola. Ama playlists aleatórias e tenta ser nerd, apesar das visitas aos streamings e livros estarem cada vez mais raras.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE