APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
32xSP

Parelheiros receberá primeiro dos 10 novos parques prometidos pela Prefeitura

Maioria dos parques fica nas periferias de São Paulo; todos os espaços devem ser entregues pela gestão municipal até o final de 2020

Image

Por: Redação

Publicado em 19.12.2019 | 18:19 | Alterado em 19.12.2019 | 18:19

Tempo de leitura: 2 min(s)

Em setembro de 2019, a Prefeitura de São Paulo divulgou o nome e os locais onde serão implantados 10 novos parques municipais (confira a lista ao final da matéria).

Ao custo de R$ 29 milhões, eles fazem parte do plano de metas da gestão Bruno Covas (PSDB) e devem ser entregues à população até o final de 2020.

O único a ser entregue neste ano será o Parque Nascentes do Ribeirão Colônia, localizado em Parelheiros, no extremo sul da capital paulista. O espaço, apesar de pronto, ainda não foi aberto para a população.

Suas instalações receberão atividades de uma escola de agroecologia, além de um coworking público. Também contará com 61 espécies de fauna e 98 espécies de flora em sua biodiversidade.

ZONA LESTE

O Parque Municipal Jardim Primavera, em São Miguel Paulista, deveria ter sido entregue em abril de 2012, mas o Ministério Público barrou sua inauguração, alegando contaminação do solo por vazamento de gás.

Image

Abertura do Parque Municipal Jardim Primavera depende de uma decisão judicial (Eduardo Silva/32xSP)

Isso se deu porque o parque está localizado no terreno de um antigo aterro sanitário, desativado no final de década de 1980. Atualmente, a área está fechada e sua abertura depende de uma decisão judicial para garantir que ela não oferece riscos à população.

LEIA TAMBÉM:
6 em cada 10 paulistanos são a favor da concessão de parques para empresas

ZONA OESTE

No Butantã será inaugurado o Parque Linear Córrego Água Podre em uma área de preservação permanente. Ainda não há data marcada para o início das obras, mas a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) esclarece que a primeira fase de implantação está sendo projetada.

ZONA SUL

Região será a líder no recebimento de parques; serão seis ao todo. Além do parque em Parelheiros, os distritos de Santo Amaro, Pedreira, Grajaú e Vila Andrade também serão contemplados.

O Parque Municipal de Paraisópolis, na Vila Andrade, foi criado por lei há mais de 10 anos. A primeira fase foi concluída em 2013, mas logo depois suas obras foram deixadas de lado.

O terreno fica na rua Silveira Sampaio, ao lado do AMA Paraisópolis, em uma situação de abandono e com muito mato. Atualmente está em processo de licitação para o início da segunda fase de implantação — que deve ser feita até o ano que vem.

Image

Obras do Parque Municipal de Paraisópolis foram abandonadas em 2013 (Henrique Cardoso/32xSP)

Outro espaço a ser entregue na região da Vila Andrade é o Parque Linear Itapaiúna, que será criado com recursos privados.

Os 10 parques prometidos até 2020 pela Prefeitura de São Paulo são:

• Augusta (Consolação, centro);
• Linear Água Podre (Butantã, zona oeste);
• Jardim Primavera (São Miguel Paulista, zona leste);
• Nair Bello (Itaquera, zona leste);
• Alto da Boa Vista (Santo Amaro, zona sul);
• Parque dos Búfalos (Pedreira, zona sul);
• Nascentes do Ribeirão Colônia (Parelheiros, zona sul);
• Linear Itapaiúna (Vila Andrade, zona sul);
• Parque Paraisópolis (Vila Andrade, zona sul);
• Aristocratas (Grajaú, zona sul).

VEJA TAMBÉM:

Colaboração: Eduardo Silva, Estela Aguiar, Laura da Silva e Henrique Cardoso.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE