APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

DOE MENSALMENTE PELO CATARSE

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

30.200.721/0001-06

Agência de Jornalismo das periferias
Vale Nota?

Como é ser aluno cotista em uma universidade federal

Podcast Próxima Parada fala sobre o preconceito vivido por alunos beneficiados pela Lei de Cotas

Image

Por: Redação

Publicado em 08.06.2022 | 18:06 | Alterado em 05.07.2022 | 20:02

Assinada em 2012, a Lei de Cotas para as universidades públicas federais completa dez anos este ano e deve passar por revisão em breve. O tema é complexo, pois até hoje a legislação ainda é alvo de críticas. Neste episódio do podcast Próxima Parada, conversamos com estudantes das duas federais com campi na Grande São Paulo, a Unifesp e a UFABC.

Rafaela de Oliveira, aluna de engenharia química, e Bruno Oliveira Carvalho, aluno de engenharia ambiental e urbana, falam sobre como é ser um aluno cotista nessas instituições, os preconceitos relacionados à política de reserva de vagas e as dificuldades do ensino superior público.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis da Unifesp, Anderson Rosa, também participa do episódio e traz dados sobre o desempenho acadêmico dos estudantes cotistas da instituição. As pesquisas citadas por ele mostram que a performance destes alunos se iguala ao dos não-cotistas ao longo da graduação.

O episódio desta quarta-feira (08) faz parte de uma série de reportagens especiais da Agência Mural sobre a Lei de Cotas. No primeiro capítulo da série, explicamos o que é a Lei de Cotas e trazemos a opinião de especialistas sobre a revisão da lei. A última reportagem vai ao ar nesta quinta-feira (09) e falará sobre os desafios de permanência e a discussão sobre a criação de auxílios para os cotistas. Confira!

Próxima Parada

Produzido pela Agência Mural e distribuído exclusivamente pelo Spotify, o Próxima Parada conta com a colaboração da nossa rede de correspondentes locais dos bairros periféricos da Grande São Paulo. Para ouvir o episódio, basta clicar neste link do programa e se cadastrar gratuitamente no aplicativo.

De segunda a sexta-feira, sempre no final da tarde, um novo episódio fica disponível. Ali, os apresentadores e repórteres Gabriela Carvalho e Rômulo Cabrera contam histórias, analisam fatos e apontam possíveis soluções para as demandas das quebradas. O episódio de hoje foi produzido por Cleberson Santos e Jessica Bernardo, correspondentes do Capão Redondo e do Grajaú, zona sul de São Paulo.

O roteiro também é do Cleberson Santos. A edição de som é do Pedro Rodrigues, a distribuição nas redes sociais da Pietra Alcântara e a coordenação geral do podcast é do Vagner de Alencar.

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.