APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

DOE MENSALMENTE PELO CATARSE

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

30.200.721/0001-06

Agência de Jornalismo das periferias
Democratize-se!

Você sabe o que é um plano de metas?; ouça o podcast

Entenda essa ferramenta de transparência acordada entre a prefeitura e a população e saiba se o atual prefeito de São Paulo cumpriu as metas que prometeu realizar no seu mandato

Image

Por: Redação

Notícia

Publicado em 20.10.2020 | 17:43 | Alterado em 20.10.2020 | 17:43

Neste programa o “Em Quarentena” explicou o que é o plano de metas e como ele funciona. Você sabe o que é? 

O plano de metas é um documento que apresenta as prioridades e ações estratégicas propostas pelo prefeito para serem realizadas nos quatro anos de governo.

As metas precisam contemplar todas as áreas de atuação da prefeitura, como a saúde, educação, mobilidade urbana e assistência social. Além disso, precisam ser mensuráveis. 

Paulo Talarico, editor da Agência Mural, reforçou que não basta está escrito no plano de metas algo como “melhorar a saúde”, porque é muito subjetivo. O ideal é que as propostas sejam mais claras como, por exemplo, “construir 5 unidades básicas de saúde”.  

Esse plano funciona como um grande acordo de transparência entre a prefeitura e a população. Apesar de ser uma importante ferramenta, onde é possível acompanhar o que o prefeito realmente fez, nem todas as cidades têm um plano de metas. 

Alguns municípios como São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre já aprovaram a chamada “Lei das Metas”, o que significa que nessas cidades, todo prefeito ou prefeita que assuma, precisa elaborar esse documento, que além das promessas de campanha, deve ter demandas da população e ser discutido com a população. 

Eduardo Silva, repórter na Agência Mural e no site 32xSP, fez uma reportagem sobre as 71 metas da atual gestão na capital. Ao conferir o plano ele descobriu que o programa tem obras atrasadas nas periferias da cidade.

“Bem próximo ao fim do mandato do prefeito e também muito próximo ao dia das eleições, muitas dessas metas não haviam sido cumpridas ainda. Eu entrei em contato com a prefeitura pra perguntar como estava o andamento delas. Me informaram que das 71 metas, 32 já foram cumpridas, outras 34 ainda serão cumpridas e outras 5 correm o risco  de não serem cumpridas a tempo”. (ouça a partir de 01:50)

Não existe punição na lei se o prefeito ou prefeita não atingir todas as metas. Mas serve para que os eleitores avaliem na hora do voto. É um ótimo balanço para entender quais estão sendo as prioridades da gestão da sua cidade.

Se você quiser saber mais sobre o Plano de Metas de São Paulo, continue acompanhando o site da Agência Mural.

Ouça este bate papo completo no Em Quarentena #40 – Segunda Temporada: Você sabe o que é um plano de metas?

Podcast Em Quarentena

Viver em meio ao coronavírus não deve estar sendo fácil para ninguém. Imagina então para quem vive nas periferias. 

O “Em Quarentena” é o podcast especial que a Agência Mural de Jornalismo das Periferias criou neste momento da pandemia. Queremos informar, com notícias do dia a dia, quem mais precisa se virar meio a esse caos.

Você pode receber o podcast diretamente no seu Whatsapp, enviando um “Oi” para +55 11 9 7591 5260. Ouça também no Instagram, Youtube, Spotify, Deezer, Apple e Google Podcast

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.