APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

DOE MENSALMENTE PELO CATARSE

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

30.200.721/0001-06

Agência de Jornalismo das periferias
No Corre

Reajuste na conta de luz preocupa moradores das periferias 

Episódio do Próxima Parada fala sobre o reajuste de 52% na taxa extra da conta de luz; também confira dicas de como economizar

Image

Por: Redação

Notícia

Publicado em 05.07.2021 | 20:04 | Alterado em 05.07.2021 | 20:04

Tempo de leitura: 2 minutos

Na última terça (29), a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou um novo reajuste na conta de luz. Agora, a tarifa da bandeira vermelha nível 2, passa de R$ 6,24 para R$ 9,49 a cada 100 kWh (quilowatts hora), o que representa um reajuste de 52% na taxa extra da conta de luz a partir de julho.

Moradores das periferias que já estavam passando por uma situação econômica mais restrita estão preocupados com o aumento. A professora da rede pública Maria Jozelma Barbosa, 35, que mora com o marido na Vila Lutécia, em Santo André, região do ABC Paulista, é uma delas.

Image

População mais pobre é a mais afetada pelos aumentos e também @Léu Britto/Agência Mural

“Durante a pandemia, nós tivemos alguns impactos financeiros na composição da nossa renda, porque no trabalho do meu marido houve redução da jornada e salário”, recorda.

“Agora com tudo aumentando e ainda mais esses cortes de salário fica bem complicado, principalmente com a conta de energia. Nossa conta de luz já está muito mais cara. Se a gente for comparar, junho do ano passado, este ano, aumentou absurdamente.” 

Esse foi o tema do Próxima Parada desta segunda-feira (5). Escute o episódio completo para entender mais e conferir dicas de como economizar:

Para o economista Juan Pereira, a população mais pobre é a mais afetada pelos aumentos e também pela inflação.

“A população mais pobre ou mais vulnerável, sem dúvida, está em situação muito delicada. Falta emprego, falta um auxílio emergencial suficiente. Então, de fato, o orçamento começa a ficar mais apertado com a inflação e com esses aumentos sucessivos de dor no preço da energia.”

PRÓXIMA PARADA

Parceria entre a Agência Mural e o Spotify, o Próxima Parada conta com a colaboração de jornalistas vindos dos bairros periféricos da Grande São Paulo. Para ouvir o episódio, basta clicar no link do programa e se cadastrar gratuitamente no aplicativo.

De segunda a sexta-feira, sempre no final da tarde, Ana Beatriz Felicio e Rômulo Cabrera contam histórias, analisam fatos e apontam possíveis soluções para as demandas das quebradas. A produção é de Gabriela Carvalho, com edição de som de Pammela Gentil e coordenação de Vagner de Alencar.

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.