APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

DOE MENSALMENTE PELO CATARSE

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

30.200.721/0001-06

Agência de Jornalismo das periferias
Ponto a Ponto

Uma queda por dia: os acidentes entre o vão e a plataforma

Em 2021, 363 acidentes foram registrados pela CPTM nas estações de trens do estado; podcast Próxima Parada conversa com editor-chefe e repórter sobre levantamento

Image

Por: Jessica Bernardo

Publicado em 04.03.2022 | 19:16 | Alterado em 04.03.2022 | 19:16

No último dia 9 de fevereiro, uma passageira de 38 anos sofreu um acidente grave na estação Guaianases, da Linha 11-Coral da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), na zona leste de São Paulo. Ela caiu no vão entre o trem e a plataforma e foi atingida pela composição. Quem utiliza os trens para se locomover pela cidade sabe que esse tipo de acidente não é incomum. O que provavelmente não sabem é que a Linha 11-Coral é campeã em ocorrências assim desde 2010.

O dado faz parte de um levantamento feito pela Agência Mural sobre o número de quedas nas estações de trens ao longo da última década. A pesquisa mostrou que em 2021 a CPTM registrou quase um acidente por dia entre os vãos e as plataformas das linhas de trem do estado.

Neste episódio do podcast Próxima Parada, o editor-chefe da Agência Mural Paulo Talarico e o repórter e correspondente do Capão Redondo Cleberson Santos falam sobre esses e outros resultados do levantamento. Eles também relembram uma reportagem feita por correspondentes da agência em 2017 e que mediu a distância entre os trens e as plataformas em São Paulo.

PRÓXIMA PARADA

Produzido pela Agência Mural e distribuído exclusivamente pelo Spotify, o Próxima Parada conta com a colaboração da nossa rede de correspondentes locais dos bairros periféricos da Grande São Paulo. Para ouvir o episódio, basta clicar neste link do programa e se cadastrar gratuitamente no aplicativo.

De segunda a sexta-feira, sempre no final da tarde, um novo episódio fica disponível. Ali, os apresentadores e repórteres Gabriela Carvalho e Rômulo Cabrera contam histórias, analisam fatos e apontam possíveis soluções para as demandas das quebradas. A edição de som é da Pammela Gentil, a distribuição nas redes sociais da Pietra Alcântara e a coordenação geral do podcast é do Vagner de Alencar.

Jessica Bernardo

Jornalista, cria de uma família de cearenses. Apaixonada por São Paulo, bolos e banhos de mar. Correspondente do Grajaú desde 2017.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.