APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Notícias

População quer compromisso da prefeitura em obra do Hospital de Parelheiros

Passados quase dois meses, a obra não está pronta.

Image

Por: Redação

Publicado em 21.09.2016 | 16:58 | Alterado em 21.09.2016 | 16:58

Tempo de leitura: 3 min(s)

A placa localizada em frente ao terreno do futuro Hospital Municipal de Parelheiros, com informações sobre o projeto, indica a previsão de término para 29 de julho deste ano. Passados quase dois meses, a obra não está pronta e, de acordo com a última atualização do site Planeja Sampa, 77,5% está concluída e não há data prevista para a entrega do equipamento. Inconformados, os moradores querem explicações da prefeitura sobre os constantes adiamentos.

Há 20 anos, a população reivindica a construção de um hospital na região e mostrara-se preocupados diante de mais um adiamento da conclusão da obra. Movimentos locais e independentes e uma página no Facebook foram criados para acompanhar o andamento do projeto. Neles, os moradores fazem críticas à falta de comunicação da prefeitura com a população e de informações concretas sobre a data da entrega do hospital, o modelo de gestão e o início das contratações de funcionários.

“A população encontra-se ansiosa para a inauguração e para receber informações sobre vagas de trabalho, pois, sendo próximo de casa, facilita a rotina e qualidade de vida daquelas pessoas”, comenta Marivaldo Lopes, 26, agente técnico administrativo.

Além da reivindicação por empregos na região, a expectativa dos moradores é que sejam supridas as demandas em atendimento hospitalar que perduram por anos. “[O acesso à saúde] lá é péssimo. A UBS que tem em Parelheiros raramente tem médico. Quando tem, é um médico pra atender todo mundo. Um hospital faz muita falta. Até porque não é só Parelheiros, tem outros distritos próximos como Marsilac e Pedreira”, conta Sandra Sena, 43, comerciante. “Tento utilizar [a UBS], mas nunca tem especialista em nada, só clínico”, lamenta.

O hospital, que constava no plano de metas do ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD), tinha como previsão de entrega junho de 2014. Já na gestão de Fernando Haddad (PT), a meta era construí-lo até o ano de 2015, e sofreu vários adiamentos até então. O equipamento visa incluir 255 novos leitos no atendimento público e serão contempladas diversas especialidades.

A zona sul de São Paulo é a região da cidade que tem a menor oferta de leitos públicos, em especial os distritos de Marsilac e Parelheiros, situados na subprefeitura de Parelheiros. Segundo os indicadores do Observatório Cidadão, o número de habitantes do distrito de Parelheiros subiu de 124.069 habitantes, em 2005, para 145.342 habitantes, em 10 anos. Contudo, possui uma Unidade Básica de Saúde/ Assistência Médica Ambulatorial e nenhum leito hospitalar. O hospital municipal mais próximo fica no Jardim Ângela, na subprefeitura de M’Boi Mirim, que possui uma das piores médias de leitos para cada mil habitantes: 0,705.

A Agenda 2030, que tem o objetivo de acabar com a pobreza e promover universalmente a prosperidade econômica, o desenvolvimento social e a proteção ambiental até a terceira década do século 21, tem a meta de garantir 2,5 a 3 leitos hospitalares para cada mil habitantes.

O 32xSP entrou em contato com os órgãos públicos responsáveis para conseguir mais informações. A Siurb (Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras) respondeu que mais de 65% das obras do Hospital Parelheiros – que incluem melhoria de malha viária, contemplando as ruas Euzébio Coghi e Cacoal, para acesso ao hospital – estão concluídas, em fase de alvenaria, com entrega prevista para este semestre. Não foram informados os motivos do atraso da entrega.

Já a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que publicará no Diário Oficial o chamamento para a contratação da Organização Social de Saúde (OSS) que fará a gestão do hospital em parceria com a Prefeitura. A partir da publicação, os interessados terão 30 dias para apresentarem as propostas, que serão avaliadas pelos técnicos da Secretaria.

O Hospital Municipal de Parelheiros está sendo construído entre as ruas Euzébio Coghi e Cacoal, próximo ao CEU Parelheiros e está incluso no programa de metas da gestão do prefeito Fernando Haddad (PT). Segundo o site De Olho nas Metas, a obra integra a meta 22: “obter terrenos, projetar, licitar, licenciar, garantir a fonte de financiamento e construir 3 novos hospitais, ampliando em 750 o número de leitos do sistema municipal de saúde”, que já foi concluída em 75,8%. O peso do projeto em relação a esta meta é de 2,33%.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE