APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
32xSP

9,5 a 0: Santana 'goleia' Vila Guilherme no tamanho da rede hospitalar

Disparidade no número de leitos entre os distritos vizinhos é gritante; petição reivindica instalação de hospital em prédio com obras paradas desde 2006

Image

Por: Redação

Publicado em 28.01.2019 | 19:04 | Alterado em 28.01.2019 | 19:04

Tempo de leitura: 4 min(s)
Image

O hospital municipal José Storópolli é o único da região (Sidney Pereira/32xSP)

São Paulo das Desigualdades – Na zona norte, a disparidade da cobertura hospitalar entre os distritos vizinhos de Santana e Vila Guilherme é gritante. São 9,50 leitos hospitalares a zero, respectivamente, em unidades públicas e privadas disponíveis por mil habitantes.

A situação reflete com clareza a desigualdade da rede de saúde paulistana. De 2013 a 2017, a proporção de leitos hospitalares entre os distritos variou negativamente em mais de 330%, aponta o Mapa da Desigualdade, publicação da Rede Nossa São Paulo.

O déficit fez os moradores da subprefeitura Vila Maria/Vila Guilherme iniciarem uma petição pública reivindicando a instalação de um hospital no prédio de um hotel inacabado, na rua São Quirino, ao lado do Parque do Trote. Com dois blocos, num total de 18 andares, o edifício fica em um terreno amplo e de fácil acesso pela Marginal Tietê.

LEIA MAIS
9 em cada 10 paulistanos usam o SUS no município

Com projeto arrojado, o empreendimento hoteleiro previa atender os clientes do vizinho shopping atacadista Mart Center. Esse local, especializado em moda, chegou a atrair multidões de consumidores de todo o Brasil, mas atualmente é subutilizado, abriga um estacionamento e recebe eventos esporádicos, como festas e shows.

O declínio do centro comercial foi decisivo na suspensão das obras do hotel, na década de 1990. Hoje, o esqueleto do prédio se destaca negativamente na paisagem da Vila Guilherme.

O funcionário público Beto Freire, 38, é o autor da petição pública. Usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), ele conta que a reivindicação de um novo hospital na região é antiga, desde 2006.

“Em várias reuniões, do conselho gestor e participativo, foram feitos pedidos para a transformação do edifício em um novo hospital. Para uma população de 350 mil pessoas na subprefeitura só temos o Vermelhinho [como é conhecido o hospital municipal José Storópolli], no Parque Novo Mundo”
Beto Freire, autor da petição pública

Ele afirma que o hotel tem 196 quartos e uma área de 14 mil m². “O terreno é grande, tem espaço para pronto-socorro, entrada de ambulâncias e até para fazer um heliporto e atender emergências. Não dá mais para esperar, vamos entregar essa petição para o poder público, municipal e estadual”.

O hospital da zona norte mais próximo é o do Mandaqui, de administração estadual, e que fica a mais de seis quilômetros dali, na subprefeitura Santana / Tucuruvi. A instituição é referência na região, mas tem passado por seguidas crises de gestão e superlotação, com pacientes em macas pelos corredores.

Image

O funcionário público Beto Freire é usuário do SUS e autor da petição pública (Sidney Pereira/32xSP)

Freire lembra que o hospital José Storópolli atende parte da zona leste e várias comunidades da região, como a da Funerária, e é a primeira opção em caso de transporte de acidentados na Marginal Tietê, Via Dutra e Ayrton Senna, todas bem próximas ao hospital.

“O Vermelhinho é pequeno para o tamanho da zona norte, faltam equipamentos. O pronto-socorro está sempre cheio. Com a criação de novo hospital, ele também seria beneficiado e atenderia em melhores condições.”

CONFIRA TAMBÉM
Apenas Santo Amaro tem atendimento pediátrico em todas as UBSs

O funcionário público também lembra que, nos fins de semana, a maioria das UBSs não funciona, além do horário limitado de atendimento nos dias úteis.

“Ninguém escolhe dia e hora para ficar doente. Eu e minha família não temos plano de saúde e usamos a rede pública. Minha avó, falecida há cinco anos, ficou internada no Vermelhinho”, revela.

“O atendimento humano é muito bom, mas não tem estrutura suficiente. Na última vez em que fui, a demora foi enorme. Então, muitos procuram o Mandaqui, que fica superlotado”, completa.

VEJA TAMBÉM
Após 10 anos, hospital de Parelheiros é inaugurado pela metade

OUTRO LADO

A Secretaria Estadual da Saúde informa que, além do Hospital do Mandaqui, mantém mais três unidades na zona norte: Vila Nova Cachoeirinha, Vila Penteado e Taipas. Na Vila Maria, há um ambulatório médico de especialidades (AME), para atendimento em saúde mental, com mil pacientes/mês.

Segundo o órgão, os hospitais são referência na assistência de média e alta complexidade, e, no total, realizam mais de 95 mil consultas, 831 mil exames e 11,6 mil procedimentos cirúrgicos.

Já a Secretaria Municipal esclarece que, na subprefeitura Vila Maria / Vila Guilherme, há 13 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infantojuvenil, três unidades de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) e um Hospital Dia, além do pronto-socorro da Vila Maria Baixa e do hospital José Storópolli, de médio porte.

Sobre o pleito da comunidade, a secretaria alega que, para a criação de serviços de saúde, é levada em conta “a necessidade epidemiológica da região”. O órgão explica que os hospitais têm “o papel de desafogar os equipamentos primários e secundários de saúde, como as UBSs, que são responsáveis pela atenção básica à saúde da população”.

A partir das UBSs, a população tem acesso às especialidades médicas e realizam consultas agendadas, coletas para exames, vacinação e controle de doenças crônicas.

Para atendimento sem hora marcada, de baixa complexidade, como contusões, gripes e mal-estar, a rede municipal tem as AMAs e unidades de pronto atendimento (UPA ou PA). Para casos mais complicados, como fraturas, existem os prontos-socorros (PS). Os hospitais municipais e o serviço de atendimento móvel de urgência (SAMU) são responsáveis pelo atendimento de casos graves, como infartados, vítimas de AVC e de acidentes de trânsito.

Para encontrar a UBS mais próxima, basta acessar o buscasaude.prefeitura.sp.gov.br ou ligar para o 156.

29 de 96 distritos da cidade de SP não possuem leitos hospitalares

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE