APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
32xSP

Revitalização do centro, renda e geração de empregos dominam plenária da Sé

Mais de 90 pessoas acompanharam a audiência que faz parte do Programas de Metas 2021-2024; participantes tiveram dificuldades com a plataforma utilizada

Image

Por: Redação

Publicado em 13.04.2021 | 21:24 | Alterado em 13.04.2021 | 21:24

Tempo de leitura: 3 min(s)

Revitalização do centro, renda e garantia de segurança alimentar foram os assuntos que dominaram a plenária regional da Sé do Programas de Metas 2021-2024. A audiência foi realizada virtualmente na última segunda-feira (12).

A plenária foi acompanhada por 91 pessoas por meio do aplicativo Microsoft Teams, no qual 20 desses tiveram direito à fala (após inscrição e sorteio ao vivo). O evento também foi transmitido e acompanhado por 64 pessoas pelo YouTube.

Image

91 pessoas participaram da audiência pública online da Sé  (Reprodução)

Durante a audiência, alguns dos participantes sorteados tiveram dificuldades de falar, pois não conseguiam habilitar o microfone. 

“Há uma limitação clara de acesso à internet, que impede a participação”, disse o participante Giordano Magri, assessor do vereador Eduardo Suplicy (PT), que solicitou que as audiências regionais também acontecessem de forma presencial. 

Os trabalhos virtuais foram conduzidos pela ex-prefeita Marta Suplicy, secretária municipal de relações internacionais. Ela leu a minuta do programa

O evento também contou com a participação do subprefeito da Sé, Marcelo Vieira Salles, dos secretários Alexandre Modonezi, das Subprefeituras, Alê Youssef, da Cultura, e Vivian Satiro, secretária executiva de planejamento.

CENTRO HISTÓRICO

As sugestões dos participantes foram variadas. Silvia Cibele cobrou a revitalização do centro. “A região precisa virar um atrativo turístico, principalmente na região do triângulo histórico”, argumentou. 

“É uma região de extrema importância para a gastronomia, para a economia criativa e para fomentar o comércio da cidade.”

Image

Revitalização do centro foi um dos destaques da plenária (Rodrigo Soldon/Divulgação)

O triângulo histórico fica em uma região situada entre os largos São Bento e São Francisco, e a Praça da Sé. Parte mais antiga da cidade, fundada pelo padre José de Anchieta em 1554, que atualmente sofre com o abandono de prédios centenários e a degradação dos espaços públicos.

Três participantes também cobraram obras de revitalização na região da Baixada do Glicério, na Liberdade, uma das mais vulneráveis da zona central

“A Liberdade não é só o bairro dos japoneses”, disse a moradora Sandra Madour, que sugeriu a instalação de mais equipamentos públicos no Glicério, como um CEU (Centro Educacional Unificado). A região central não possui uma unidade dos CEUs.

IMPACTOS DA PANDEMIA

Com o avanço da pandemia, o distrito da Sé sofreu com o fechamento de comércios e o aumento da população em situação de rua. 

Esse cenário também se refletiu nas propostas ao Programa de Metas: geração de empregos e segurança alimentar foram pauta de 7 dos 20 participantes. 

“A prefeitura precisa atuar como indutora da recuperação econômica da cidade”, afirmou Sueli Scutti. Além disso, foi pontuada a necessidade de maior participação do poder público na geração de emprego e renda.

CONFIRA:
Datas e horários das audiências públicas do Programa de Metas 2021-2024
Sé é a subprefeitura com maior orçamento, mas é marcada por contrastes

Políticas para os idosos também foram lembradas pelos participantes. Moradias, serviços de saúde e restaurantes para a pessoa idosa foram ideias que apareceram com frequência.

Ao fim da plenária, Marta Suplicy disse que “a vida foi o grande tema” abordado no evento. “Nós que estamos no fim da vida, queremos viver de forma digna”, completou, em referência às propostas apresentadas pelos idosos.

O Programa de Metas ainda está aberto para sugestões por meio do site Participe Mais, até o dia 2 de maio.

SUBPREFEITURA DA SÉ

A Subprefeitura da Sé é a maior das 32 administrações regionais de São Paulo em número de distritos. Ela é composta por oito distritos da região central: Bela Vista, Bom Retiro, Cambuci, Consolação, Liberdade, República, Santa Cecília e Sé, que somados representam uma área de 26,2 km². Em 2010, apresentavam uma população de 431 mil habitantes, segundo o IBGE.

↳ Veja mais conteúdos do 32xSP sobre o Programa de Metas em São Paulo

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE