Rolê na Quebrada: 13 dicas de eventos para a semana das mães e da abolição da escravatura

O mês de maio está a milhão com muitos rolês para deixar sua agenda bombando. No fim de semana de celebração do Dia das Mães e a marca de 131 anos da abolição da escravatura na segunda-feira (13), há eventos com música, teatro e cinema pelas periferias.

Confira a seleção da Agência Mural:

Receba nossa newsletter!

ZONA NORTE

Anjos Nus – Vila Guilherme

Um espetáculo de circo que mescla o malabarismo, acrobacias e música ao vivo para criar performances cômicas. Dois artistas convidam o público para um mergulho nesse universo. A promessa é de não faltar com sinceridade e assumir a contradição que é a vida.

Quando: Sábado (11), às 20h
Onde: Casa de Cultura Vila Guilherme – Casarão, Pça Oscar da Silva, 110.
Quanto: Gratuito

A Voz do Samba Rock – Vinil na Quebrada – Vila Nova Cachoeirinha

A atividade tem como objetivo promover cultura, arte, lazer e defesa dos direitos sociais. O evento traz ao CCJ o Trio Swing, Samba Congo e DJ Robson, além da presença do professor de dança Claudio Nostalgia, com aula de samba rock. Haverá ainda exposição de artesanato e praça de alimentação.

Quando: Sexta-Feira (10), às 18h
Onde: Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, Av. Dep. Emílio Carlos, 3641.
Quanto: Gratuito

ZONA SUL

Luedji Luna – Campo Limpo

Cantora e compositora baiana, Luedji Luna apresenta o disco “Um Corpo no Mundo”. Lançado em 2017, o álbum reúne diferentes sonoridades como MPB, samba, ritmos africanos, o batuque baiano e o jazz, com letras que abordam temas sociais, principalmente a identidade afro-brasileira.

Quando: Sexta-Feira (10), às 20h
Onde: Sesc Campo Limpo, R. Nossa Senhora do Bom Conselho, 120.
Quanto: Gratuito

2° Sebo do Augusto – Piraporinha

Com uma tarde de música, literatura, arte e artesanato, o Kintal Kultural do Sebo do Augusto apresenta a produção de empreendedores da zona sul de São Paulo.

Quando: Sábado (11), às 12h
Onde: Kintal Kultural, R. Inácio Pais, 89.
Quanto: Gratuito

ZONA LESTE

Periferia Preta 4ª Edição – Fazenda da Juta

O Festival Periferia Preta prestará homenagem às Negas, Marias e Madás. O evento é organizado pelo Coletivo Periferia Preta, que saúda as mulheres negras que construíram o bairro. “Não foi sem luta que nossas existências chegaram até aqui”, dizem as organizadoras.

Quando: Sábado (11), às 10h
Onde: Rua Luca Conforti, altura do número 417 – Fazenda da Juta.
Quanto: Gratuito

Borbulha Sapopemba 5 – Sapopemba

Há um ano, a pista de skate em Sapopemba tem recebido eventos da cultura sound system. Para comemorar o aniversário, Ras Furue traz o potente sistema de som para ecoar o reggae na quebrada. O foco da festa será no Dancehall.

Quando: Domingo (12), às 14h
Onde: Av. Adutora do Rio Claro, 988.
Quanto: Gratuito

ZONA OESTE

Festa: Repensar a América Latina Com Los Primos – Butantã

A Festa Repensar América Latina terá a apresentação de Los Primos de Brasil, banda criada em 2018 entre churrascos, fernets e mates, com objetivo de trazer o ritmo da Cumbia para o Brasil. “Somos filhos da América Latina, villeros da Vila Gomes, somos Los Primos de Brasil”.

Quando: Sexta-feira (10), às 22h
Onde: Centro Cultural Butantã. Av. Corifeu de Azevedo Marques, 1880.
Quanto: R$ 10

Batidão Dancehall no Bar Do Nestor – Rio Pequeno

O Bar do Nestor terá mais uma noite de “Reggae Music” e promete um line-up pesado.

Quando: Sábado (11), às 23h
Onde: Bar do Nestor, Rua D, S/N, Favela do Sapé (Km 15 da Rodovia Raposo Tavares)
Quanto: Gratuito

CENTRO

Mutum na Aparelha Luzia – Centro

O Coletivo Mutum apresenta ao público canções autorais que reverenciam a cultura popular. O grupo transita do rap ao jazz, da bossa ao reggae, sem perder a referência do samba e dos ritmos afro-ancestrais.

Quando: Sábado (11), às 21h
Onde: Aparelha Luzia, Rua Apa, 78.
Quanto: Gratuito

Festival Pretas Potências – Centro

Com o tema “Passado Presente e Futuro”, o Festival Pretas Potências traz jovens ao centro da discussão sobre negritude, herança e diáspora, com a ideia de um novo olhar sobre a abolição da escravatura. No sábado (11), o evento será aberto ao público com rodas de conversas com empreendedores, e bate papo sobre “culturas urbanas: passado, presente e futuro”, com Rincon Sapiência, Kimani e Toddy.

Quando: Sábado (11), às 13h
Onde: Red Bull Station, Pça da Bandeira, 137.
Quanto: Gratuito

A banda ‘As Despejadas’ se apresenta em Guarulhos (Camila Rhodes/Divulgação)

GRANDE SÃO PAULO

132ª Festa do Cururuquara – Santana de Parnaíba

A Festa do Cururuquara é realizada há 132 anos em Santana de Parnaíba, na Grande São Paulo. Em louvor a São Benedito, o evento celebra a data do 13 de maio, que marca a resistência do povo negro brasileiro e a tradição no Samba de Bumbo. A programação conta com Reza Cabocla, procissão de São Benedito e Nossa Senhora do Carmo. além de apresentação do Samba do Cururuquara, da Roda de Pirapora, do Bumbo Nestão Estevão e da Roda da Dona Aurora.

Quando: Sábado (11), às 17h
Onde: Largo das Palmeiras, Cururuquara (Acesso Rodovia Castelo Branco KM 40,5 sentido capital)
Quanto: Gratuito

Sesc Guarulhos – Guarulhos

Será inaugurado neste fim de semana uma unidade do Sesc, em Guarulhos, na Grande São Paulo. A abertura terá programação gratuita com shows, espetáculos de dança e de teatro, aulas abertas, intervenções circenses e vivências esportivas com atletas. Destaque para a apresentação da banda guarulhense “As Despejadas” e a também guarulhense Nina Oliveira.

Quando: Sábado e Domingo (11, 12) a partir das 10h
Onde: Sesc Guarulhos, Rua Guilherme Lino dos Santos, 1200.
Quanto: gratuito

Cine Debate: Filme: “Eleições”, dir Alice Riff – Santo André

O filme trata da história de uma disputa para o comando do grêmio estudantil. Quatro grupos de estudantes, com opiniões e visões de mundo diferentes, criam propostas, debatem estratégias de campanha e lutam por melhorias na escola. Os conflitos e tensões entre as chapas revelam as diferenças e as ideias dos  adolescentes sobre a vida.

Quando: Sábado (11), às 15h.
Onde: Subsede Apeoesp. Rua Xavier de Toledo, 471, Casa Branca.
Quanto: Gratuito.

André Santos

Jornalista, correspondente do Jardim Fontalis desde 2017. Integrante do Coletivo Favela em Cena de teatro (ator e diretor). Ama carnaval e jura que é baiano (tem que checar isso aí, ok?).

Jd. Fontalis, São Paulo

Comentários