Rolê na Quebrada: Confira 13 opções para curtir cultura nas periferias

Vamos nos despedir do mês de maio e dar boas vindas a junho com muitos rolês selecionados pela Agência Mural.

Com nossa lista em mãos, está garantida sua dose semanal de cultura e entretenimento nas periferias. Confira:

Receba nossa newsletter!

ZONA NORTE

Nyame Nti – Um manifesto Ritual – Vila Nova Cachoeirinha

O projeto “Ayá Nyame-Nti da Comida à Fala” elaborou o espetáculo “Nyame Nti – Um manifesto Ritual” que discute intolerância religiosa, genocídio da população negra, identidade e expressão de gênero.

Quando: Sexta-Feira (31), às 20h.
Onde: Centro Cultural da Juventude, Av. Dep. Emílio Carlos, 3641
Quanto: Gratuito

Sexta Preta – Brasilândia

Todas as sextas-feiras, a música negra mundial tem espaço na Praça 7 Jovens. Nesta semana, haverá apresentação de ‘kNomoh’, integrante fundador do Quilombo Hi Fi. O evento conta quinzenalmente com suporte e atendimento psicológico (Quebrada afetiva). “Tudo gratuito, do povo pro povo.”.

Quando: Sexta-Feira (31), às 19h
Onde: Espaço Brasilândia Cultural, Rua Pedro Pomar, S/N
Quanto: Gratuito

ZONA SUL

Riqueza é cultura – Grajaú

‘3 em 1 Gueto Sounds Família Sounds’ promove mais uma vez o Riqueza é Cultura, baile dedicado aos grandes encontros. Desta vez, diretamente de Santiago, Chile, o espaço recebe o músico Nativo! aka NattyBwoy!

Quando: Domingo (2), às 14h.
Onde: Rua das Andorinhas Brasileiras, S/N (curva do vento)
Quanto: Gratuito

Batalha dos Bancos – Campo Limpo

Batalha tradicional da zona sul da cidade, a Batalha de MC’s em frente ao Sesc Campo Limpo terá inscrições a partir das 14h e vão até às 15h no domingo (2). “Chega pra rimar na humildade e com atitude”, convocam os organizadores.

Quando: Domingo (2) às 14h
Onde: Em frente ao Sesc Campo Limpo, R. Nossa Senhora do Bom Conselho, 120
Quanto: Gratuito

Sarau da Ponte Junino – Campo Limpo

Esse mês o Sarau vem com tema de festa junina e está recheado de artistas incríveis. O evento promete diversão e terá alimentação na praça. “Aceitaremos doações para as edições futuras. E pra quem quer conquistar um ‘crush’ a organização está disponibilizando o ‘Correio Elegante’”, avisam os organizadores.

Quando: Segunda-Feira (3), às 18h.
Onde: Rua Aroldo de Azevedo, 20
Quanto: Gratuito

ZONA LESTE

Reggae is the force – Vila Ema

A Vila Ema Sounds Promotions promove mais uma tarde de muita dança e diversão, com vinil do roots ao ragga). “O Line Up mais pesado da zona leste, chega pra conferir e dançar muito com Bubbling Sounds, Di Kebras Sounds e muitos outros. Não fique fora dessa.”

Quando: Domingo (2), às 14h.
Onde: Bar da Célia, Av. Sapopemba, 6585
Quanto: R$ 2

Orquestra do Guri – São Mateus

A Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil do Guri abre a temporada em junho, com a regência do maestro convidado Gesiel Vilarubia. Os alunos, com idades entre 11 e 18 anos, têm acesso a um vasto universo de formas de fazer música. O repertório sinfônico vai do estilo europeu e americano, a incursões por peças operísticas, populares e contemporâneas.

Quando: Domingo (2), às 11h.
Onde: CEU São Mateus, Rua Curumatim, 201
Quanto: Gratuito

ZONA OESTE

Forró na Praça – Butantã

Um forró aberto para quem quiser dançar. Com muito xote, xaxado, coco, baião e arrastapé, movimenta avenida Vital Brasil. “Confirme presença e convide os amigos. Teremos chapelaria no evento para que você possa dançar e se divertir a vontade.”

Quando: Domingo (2), às 15h.
Onde: Av. Vital Brasil, 88
Quanto: Gratuito

Festa Junina da Casa de Cultura do Butantã – Jd. Peri-Peri

Neste fim de semana começa a Festa Junina da Casa de Cultura do Butantã. Serão oito dias de festa, nos sábados e domingos de junho, repletos de atividades, música e comidinhas para todos os gostos.

Quando: Sábado (1º), às 11h.
Onde: Casa de Cultura do Butantã, Av. Junta Mizumoto, 13.
Quanto: Gratuito

CENTRO

Festa Preta Aye Didara

Aye Didara realiza a primeira edição especial no espaço Canzuá, um apartamento. A estreia será com o show ‘A voz e o Tambor’ do cantor e compositor Gê de Lima, mais um dos frutos talentosos do Grajaú, periferia da zona sul de São Paulo. O cantor, compositor e ator ao longo dos 11 anos de carreira tem crescido como referência do empoderamento LGBT negro.

Quando: Domingo (2), às 16h.
Onde: Canzuá, Rua Canuto do Val, 44
Quanto: Gratuito

Rap End – Nego Max – Mmoneis – DJ Makō

Nessa terceira edição, o ‘Fino da Zica’, canal de rap nas plataformas digitais e ‘MMoneis’, MC residente do Grajaú, convidam o ‘Nego Max’, jovem expoente da linguagem do rap que lançou o álbum Afrokalipse (2018). Assim como em todas as noites de Rap End, Dj Makô fecha o som na pick-ups.

Quando: Sexta-Feira (31), às 21h.
Onde: Porão da cerveja, Rua Gen. Olímpio da Silveira, 39.
Quanto: R$ 10 (couvert artístico)

Mostra de teatro terá apresentação no Espaço Clariô em Taboão da Serra (Reprodução/Facebook)

GRANDE SÃO PAULO

Samba Pra Quem Gosta de Samba – São Caetano do Sul

“Samba pra quem gosta de samba” é o lema das rodas no Boteco São Caetano. A proposta musical é atrair os ouvintes e adoradores do estilo e músicos. O ambiente é simples, com mesas na calçada, repleto de alegria, amizade e respeito.

Quando: Sexta-Feira (31), às 21h.
Onde: Boteco São Caetano, Av. Goiás, 1290
Quanto: Gratuito.

8° Mostra Mario Pazini de Teatro do Gueto – Taboão da Serra

A 8° Mostra Mário Pazini de Teatro do Gueto tem o objetivo de estabelecer um circuito teatral, a partir de coletivos que desenvolvessem trabalhos especificamente fora do eixo cultural. A Mostra já acolheu cerca de 70 coletivos teatrais de diferentes localidades brasileiras. O primeiro evento será no Espaço Clariô, mas haverá também apresentações no Sesc. 

Quando: Começa nesta quinta-feira (30), às 20h. Programação completa
Onde: Espaço Clariô, Rua Santa Luzia, 96 / SESC Campo Limpo, R. Nossa Sra. do Bom Conselho, 120.
Quanto: Gratuito

André Santos

Jornalista, correspondente do Jardim Fontalis desde 2017. Integrante do Coletivo Favela em Cena de teatro (ator e diretor). Ama carnaval e jura que é baiano (tem que checar isso aí, ok?).

Jd. Fontalis, São Paulo

Comentários