APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

DOE MENSALMENTE PELO CATARSE

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

30.200.721/0001-06

Agência de Jornalismo das periferias
Notícias

Rolê na Quebrada tem samba, grafite e poesia para aproveitar a semana dos namorados

Image

Por: André Santos

Notícia

Publicado em 13.06.2019 | 12:40 | Alterado em 13.06.2019 | 12:40

Venha se aquecer nessa seleção aconchegante que nós da Agência Mural fizemos especialmente pra você.

Na semana do Dias dos Namorados, o destaque está nos sambas espalhados pelas periferias, que aproveitam o mês para celebrar as rodas tradicionais com vinho quente e clima de festa junina. Confira:

ZONA LESTE

18ª Festa do Rosário com Ilú Obá De Min – Penha

A Comunidade do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França convida a todas e todos para a 18ª Festa da Igreja do Rosário, que celebra 217 anos deste importante templo para história e cultura do povo afrodescendente em São Paulo.

A festa traz como tema central “Rosário: ventre que gera sementes de resistência”, com programação gratuita e ações artísticas em diferentes espaços do bairro. Neste sábado (15), haverá a apresentação do grupo Ilú Obá De Min.

Quando: Sábado (15), às 16h.
Onde: Largo do Rosário, S/N
Quanto: Gratuito

Image

Ilu Obá De Min se apresenta na Penha (Divulgação)

Sambista da Quebrada – Itaim Paulista

Idealizada por amigos músicos amadores moradores do Jardim Miriam, no distrito do Itaim Paulista, a Roda de Samba do Terreirão chega a mais uma edição. Criada em 2012, a roda é realizada todo terceiro sábado do mês. O evento vai ter o clássico partido alto e o samba dolente, estilo com letras mais românticas.

Quando: Domingo (16), às 14h.
Onde: R. Manuel Álvares Pimentel,
Quanto: Gratuito

ZONA NORTE

Sarau Slam Marginália – Vila Nova Cachoeirinha

O Slam Marginália é uma competição mensal de poesias autorais de até três minutos. com objetivo de estimular a população LGBT a usar a arte como forma de expressão e de resistência. O Slam Marginália também organiza oficinas visando a capacitação profissional do público.

Quando: Sábado (15), às 18h.
Onde: Centro Cultural da Juventude, Av. Dep. Emílio Carlos, 3641
Quanto: Gratuito

Pride Quebrada – Brasilândia

A festa ‘Colorful Bird’ juntou forças com o espaço cultural ‘A Fenda Paralela’, e realiza neste sábado o Pride Quebrada. Com a presença de artistas das periferias, vai rolar apresentação ao vivo, DJ’s, exposição, comidas e bebidas. “O babado dessa ‘fextona’ é contrapor a onda político ideológica que quer invisibilizar a luta das pessoas LGBTQI+”, dizem os organizadores.

Quando: Sábado (15), às 21h.
Onde: Fenda Paralela, Rua Parapuã, 1878
Quanto: Gratuito

ZONA SUL

Slam do Grajaú – Grajaú

O Centro Cultural do Grajaú, na zona sul de São Paulo, recebe mais uma edição do Slam do Grajaú, uma batalha de poesia falada que reúne jovens da região.

Quando: Sexta- Feira (14), às 18h.
Onde: Centro Cultural Grajaú, R. Prof. Oscar Barreto Filho, 252
Quanto: Gratuito

Sarau do Capão #27 convida: Samba Amigos do Arnesto – Capão Redondo

“Quem Não Gosta de Samba, Bom Sujeito Não É.” Junho chegou e para esquentar esse mês de frio, será realizada uma roda de samba no Sarau do Capão, com a presença da galera do ‘Amigos do Arnesto’.

Quando: Sábado (15), às 18h.
Onde: R. Algard, 82
Quanto: Gratuito

ZONA OESTE

Samba da Elis – Butantã

Chegou a 37ª edição do festival Samba da Elis. Focado em fortalecer a representatividade das mulheres musicistas, o evento terá a presença do grupo ‘Resenha de Crioulas’ que chega na praça após a tradicional Roda de Samba Aberta, com o Coletivo Samba das Meninas.

Quando: Domingo (16), às 15h.
Onde: Rua Pereira do Lago, 100 – Praça Elis Regina, S/N
Quanto: Gratuito

Image

Samba da Elis, no Butantã (Divulgação)

Nosso Samba te Convida – Festa Junina – Morro do Querosene

Será realizada mais uma edição do “Nosso Samba te Convida!” no Morro do Querosene. Em clima de festa junina, haverá barracas com quentão, vinho quente, caldinhos e espetos variados.

Quando: Domingo (16), às 14h.
Onde: Rua Padre Camilo, S/N (Pça do Morro do Querosene)
Quanto: Gratuito

ZONA NORTE

Exposição coletiva Esu Crew – Pirituba/Jaraguá

Os artistas Vinicius Venec, Rafael Enoak Oak, Rodolpho Gesp e Mack Mandreone,  estarão expondo alguns de seus trabalhos em diferentes suportes e técnicas de grafite.

Quando: Sábado (15), às 17h.
Onde: Mocujipa (Movimento Cultural Pirituba Jaraguá) Av. Mutinga, 1425
Quanto: Gratuito

CENTRO

Malemolência –  Aparelha Luzia – Centro

Os realizadores da festa pedem para que você esqueça a definição de ‘Malemolência’ que conhece do dicionário, e se atente ao que ela realmente significa nas pistas dos rolês por aí: “malemolência é ginga, é ritmo, molejo”.

A festa promete ser a mais dançante da noite de sábado com DJs JPDJ e Yvone Delpoio, e a convidada especial Bruna Sales de Souza. “É bom que estejam com os quadris e joelhos em dia pra suar na pista.”

Quando: Sábado (15), 22h30
Onde: Aparelha Luzia, Rua Apa, 78
Quanto: Gratuito

Festival Poder Preto – Casa Amarela – Centro

A primeira edição do Festival Poder Preto promete reunir arte, música, empreendedorismo e troca de ideias em um mesmo espaço. O ‘Quilombo Urbano’ terá ainda uma roda de conversa com diferentes lideranças negras.

Quando: Domingo (16), às 14h.
Onde: Casa Amarela, Rua da Consolação, 1075
Quanto: Gratuito

GRANDE SÃO PAULO

Festa Junina de Poá – Poá

A Festa Junina de Poá contará com diversas atrações musicais, comida típica, quadrilhas, cervejas artesanais e diversos food trucks oferecendo a melhor gastronomia de rua. Além disso, estará disponível um amplo espaço kids e ainda concursos para a roupa do(a) caipira mais original.

Quando: de Quinta-Feira (13) às 12h até Domingo (16).
Onde: Av. Edir Mendonça Felippe, 300 –  Jd. Medina
Quanto: Gratuito

Festa Junina de Embu das Artes – Embu das Artes

Festa Junina de Embu das Artes vai até o dia 31 de junho, no Parque Francisco Rizzo. O evento convida a todos para participar desta super festa com artistas da música brasileira que se apresentarão todos os dias na cidade.

Quando: Sexta-Feira (14), às 19h.
Onde: Rua Sebastião Anacleto de Jesus Lins – Jd. Eliza
Quanto: De R$ 20 a R$ 50.

André Santos

Jornalista, entusiasta do carnaval, do futebol de várzea, de bares e cultivador assíduo da sua baianidade nagô! Correspondente do Jardim Fontalis desde 2017.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.