APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

DOE MENSALMENTE PELO CATARSE

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

30.200.721/0001-06

Agência de Jornalismo das periferias
Notícias

Rolês do fim de semana: contos africanos, bloquinho de Carnaval e teatro online

Semanalmente o Rolê na Quebrada traz indicações online diversas ou produzidas nas periferias de São Paulo

Image

Por: Pietra Alcântara

Notícia

Publicado em 03.09.2021 | 17:07 | Alterado em 03.09.2021 | 17:07

Tempo de leitura: 2 minutos

A sexta-feira tá diferente, né? Além do fim de semana, teremos o feriado no dia 7 de setembro, na próxima terça-feira. Se você estiver de folga neste período, já sabe como vai aproveitar? Calma que a gente te ajuda!

O Rolê na Quebrada de hoje tem dica para quem está com saudades do Carnaval, para quem não dispensa um teatro e até sugestão de literatura para as crianças. Bora?

PRINCESAS AFRICANAS

Nesta sexta-feira (3), às 19h, a editora Ereginga Educação vai lançar o livro “Igbo e as princesas”, do autor baiano Marcos Cajé. A obra direcionada para o público infantil contará com um evento virtual de lançamento pelo Youtube. Clique aqui para conferir. 

O livro possui ilustrações de Tatiana Santana. A história se passa na aldeia do povo Igbo, na Nigéria, que é abalada pelo nascimento das princesas ibejes. A obra promete ocupar a lacuna na educação étnico-racial brasileira e ensinar valores como o encanto pelo mítico, o respeito e a confiança.

https://www.instagram.com/p/CTWxGH6LCvT/

O autor Marcos Cajé, nascido na Bahia, é Mestre em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas pela UFRB (Universidade Federal do Recôncavo ). Ele já publicou outros livros que centram em contos africanos.

ENCONTRO DE TRADUTORES

A partir de 8 de setembro, próxima quarta-feira, vai rolar a décima edição do “Transfusão – Encontro de Tradutores da Casa Guilherme de Almeida”, com debates, palestras e apresentações centrados no tema da diversidade e dos direitos linguísticos.

O objetivo é lembrar que o Brasil é um país multilíngue, no qual o português convive com 274 línguas indígenas, “línguas especiais” remanescentes de idiomas africanos e com Libras (Língua Brasileira de Sinais). 

De 8 a 12 de setembro, o público poderá assistir e interagir com as atividades e convidados em plataforma online, ao vivo. As inscrições estão abertas neste link. A programação é gratuita!

BLOQUINHO EM LIVE

Saudade do Carnaval, né, minha filha? Pensando nisso, a Lá e Cá Produções promove no domingo (5), uma live com nomes conhecidos da folia de Belo Horizonte, Minas Gerais. Estão confirmados blocos como o Baianas Ozadas e toda a negritude do Bloco Afro Magia Negra, por exemplo.

A live será no canal do YouTube das Baianas Ozadas, a partir das 16h. Além dos shows em live, um mini-documentário com cada bloco será exibido ao vivo, mostrando a relação do carnaval com cada lugar da cidade. 

Olha só um trechinho de como foi o Carnaval de lá o ano passado:

CANGAÇO E JOVA RURAL 

O coletivo de teatro Bando Jaçanã apresenta a peça online Sankofa – Cantando e Recontando Histórias do Cangaço e da Jova

Sankofa é um pássaro de duas cabeças que, ao longo da apresentação, conta suas histórias ligando o sertão e a periferia da Jova Rural, na zona norte de São Paulo. A ancestralidade guia a narrativa e os espectadores poderão conhecer histórias de cangaceiras e cangaceiros e dos moradores da Jova e seus arredores.

Image

Integrantes do coletivo teatral Bando Jaçanã @André Hoff/Divulgação

As apresentações vão até 5 de setembro. No sábado, começa às 20h, e no domingo é às 18h. Após cada sessão haverá uma roda de conversas com elenco e equipe.

A exibição e a roda de conversa será pela plataforma digital Zoom. Os ingressos gratuitos são distribuídos pela plataforma Sympla neste link.

Curtiu? Acompanhe as dicas também pelo Instagram!
Se tiver sugestões, mande pra gente no WhatsApp! O número é (11) 93349-1709.

Pietra Alcântara

Formada em Jornalismo e quase pós graduada em Styling e Direção de Arte. Amante de brechós e moda 0800. Social media que não faz dancinhas (mas se pedir com jeitinho, faz), gosta de gravar stories loucos e assistir vídeos no YouTube. Correspondente da Vila Medeiros desde 2019.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.