• Informações apuradas pela Agência Mural por meio de dados e entrevistas, buscando ouvir todos os lados envolvidos e seguindo nossa linha editorial.
    Notícia

Saiba onde pode ter segundo turno na Grande São Paulo

Das 39 cidades, apenas 13 contam com mais de 200 mil eleitores e, por isso, podem ter uma nova rodada de votação
Campanha em Caieiras, na Grande SPIra Romão/Agência Mural

As eleições 2020 na Grande São Paulo podem ter segundo turno em 13 cidades. No entanto, é improvável que isso ocorra em todas, levando em conta o histórico das cidades nas últimas disputas municipais.

A votação terminou às 17h nas 39 cidades da região metropolitana, que definirão os novos prefeitos e vereadores. Em algumas cidades, contudo, o comando do Executivo só será conhecido em 29 de novembro depois do segundo turno.

É o caso de 13 cidades da Grande São Paulo. Elas são as mais populosas e contam com mais de 200 mil eleitores. Municípios com uma quantidade menor de votantes não tem segundo turno, independentemente do número de votos obtidos pelos candidatos.

No caso dessas cidades com mais de 200 mil moradores com direito a voto, haverá uma nova rodada de votação se nenhum candidato tiver mais da metade dos votos válidos.

Foi o caso de sete municípios que só definiram o prefeito em 2016 depois de duas rodadas de votação: foi assim em Diadema, Guarulhos, Osasco, Santo André, Mauá, São Bernardo e Suzano.

As demais tiveram resultados logo de cara como em São Paulo, onde João Doria (PSDB) venceu em primeiro turno. Mogi das Cruzes, Carapicuíba, Barueri, Itaquaquecetuba e Taboão da Serra resolveram a disputa logo no início.

Saiba quem são os candidatos da Grande São Paulo

Paulo Talarico

Editor-chefe de jornalismo, cofundador e correspondente de Osasco desde 2011. Formado em jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu, tem pós-graduação em jornalismo esportivo e curso técnico de locução para rádio e TV. Atualmente, estuda História na Universidade de São Paulo. Gosta de café, Osasco, livros, futebol e cinema.

Osasco

Comentários