APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias

Léu Britto/Agência Mural

Por: Cleberson Santos

Notícia

Publicado em 08.03.2022 | 17:16 | Alterado em 27.02.2024 | 16:21

Tempo de leitura: 2 min(s)

De acordo com o vacinômetro disponível no site do governo estadual, mais de 3,5 milhões de crianças entre 5 e 11 anos foram vacinadas contra a Covid-19 no estado de São Paulo até esta terça-feira (8). Desse público, 19,31% já estão com o esquema vacinal completo (receberam a primeira e a segunda dose).

Para tentar acelerar esse número, a Secretaria de Saúde tem incentivado os municípios a adotarem campanhas de vacinação dentro das escolas. Porém, são poucos os que aderiram à iniciativa, pelo menos na região metropolitana de São Paulo.

Segundo levantamento da Agência Mural, realizado nas últimas duas semanas, apenas 10 das 39 cidades da Grande São Paulo distribuíram as doses da vacina contra o coronavírus às crianças nas escolas.

Cinco delas ainda estão oferecendo a vacina nas unidades de ensino – no caso de Jandira, a campanha foi iniciada na última segunda-feira (7). A outra metade adotou a medida de forma pontual.

É o caso de Arujá e Taboão da Serra, que participaram da “Semana E”, uma campanha feita pelo Governo do Estado durante os últimos dias de fevereiro.

A ideia era identificar quais alunos ainda não haviam sido vacinados, seja com a primeira ou a segunda dose, e enviar uma autorização aos pais para que as crianças recebessem o imunizante dentro da própria escola onde estudam.

Mais de mais de 3,5 milhões de crianças estão vacinadas contra a Covid-19 em São Paulo @Léu Britto/Agência Mural

No caso de Taboão da Serra, segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, não houve necessidade de prosseguir com a campanha após a Semana E, pois a cidade está com uma porcentagem alta de crianças vacinadas. Foram distribuídas mais de 100 doses durante a campanha.

A reportagem não conseguiu entrar em contato com a prefeitura de Itapecerica da Serra para confirmar se o município continuou com a campanha para além da Semana E. Em Mauá, a gestão informou que montou um cronograma que terminou no último sábado (4).

A capital São Paulo decidiu continuar com a aplicação das doses. Apesar de inicialmente a Prefeitura ter rejeitado a ideia de usar as escolas como polos de vacinação, a cidade aderiu à Semana E e optou por manter o esquema para além do dia 25 de fevereiro.

Em Ferraz de Vasconcelos, a vacina infantil contra a Covid-19 é distribuída apenas no polo da Paróquia Nossa Senhora da Paz, na região central do município. A prefeitura informou que faria um estudo nos próximos dias para analisar a necessidade de aderir à vacinação nas escolas.

A vacinação em polos estratégicos ou unidades de saúde foi a iniciativa tomada por 21 das 39 cidades. A reportagem não encontrou informações no site da prefeitura nem conseguiu entrar em contato com oito municípios: Franco da Rocha, Itaquaquecetuba, Juquitiba, Mairiporã, Poá, São Caetano do Sul, São Lourenço da Serra e Vargem Grande Paulista.

Em termos absolutos, considerando a vacinação infantil e a de adultos, o estado de São Paulo conta com 83% da população com o esquema vacinal completo – apenas sete cidades da região metropolitana estão acima desta média. Foram mais de 101 milhões de doses aplicadas.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Cleberson Santos

Correspondente do Capão Redondo desde 2019. Do jornalismo esportivo, apesar de não saber chutar uma bola. Ama playlists aleatórias e tenta ser nerd, apesar das visitas aos streamings e livros estarem cada vez mais raras.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE