Nossa Missão

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Nossa História

A cidade de São Paulo é formada por 96 distritos e, ao lado de outras 39 cidades, compõe a região metropolitana. Quase 21 milhões de pessoas moram, trabalham, alimentam-se, divertem-se, deslocam-se diariamente na Grande São Paulo.

Na última década, principalmente, os recursos reduzidos dos meios de comunicação, a velocidade de publicação exigida pela revolução tecnológica e a crescente complexidade do contexto urbano fizeram com que o noticiário na capital paulista, a maior cidade da América do Sul, se concentrasse cada vez mais no “fácil, rápido e simples”. Ou seja, no que acontece nas proximidades das redações, em mundos muito próximos e conhecidos de seus jornalistas, que também vivem nas imediações --o “centro”, onde fica concentrado o poder econômico e político das grandes áreas urbanas.

foto-expo-mural
Feira_ideias (5)
muralistas-reuniao

A periferia ficou de fora da cobertura de boa qualidade ou foi mal-representada por relatos de atos violentos, pelas estatísticas de pobreza e em uma ou outra atração cultural. E se a periferia ficou de fora, as outras cidades da região metropolitana, também distantes desse “centro”, só entram no fluxo de notícias se uma greve de ônibus ali impede os trabalhadores de chegarem pontualmente aos bairros centrais.

Em 24 de novembro de 2010, o blog Mural, o primeiro blog de notícias das periferias de São Paulo, nasceu como um esforço coletivo de cerca de 20 de nós para minimizar essas lacunas de informação. Hospedado desde seu início entre a lista de blogs da Folha de S.Paulo, trocamos conteúdo exclusivo de áreas invisíveis à redação do jornal e aos seus leitores pelo direito de estar ali.

Com o compromisso de publicarmos uma reportagem por dia, de segunda a sexta, já vencemos nestes quase cinco anos a barreira das mil histórias. Mais de 100 muralistas, como são conhecidos os correspondentes locais, já passaram pelo blog. Esses correspondentes, jornalistas, comunicadores e blogueiros residentes dos bairros e cidades que cobrimos, são especialistas em suas regiões e usam as ferramentas do jornalismo de boa qualidade para contar as histórias que ninguém conta - leia aqui.

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias é o resultado desta história.

Somos uma agência de notícias, de informação e de inteligência sobre as periferias das cidades da Grande São Paulo, periferias que entendemos como essa área geográfica estendida além do “centro” do poder político-econômico paulistano e que alcança os miunicípios da região metropolitana. Periferias com menos acesso aos direitos. Periferias menos cobertas pela imprensa em geral. Periferias cujas histórias têm menos holofotes. Periferias habitadas também pelos nossos correspondentes locais.

Este site foi lançado em novembro de 2015 e ampliado em junho de 2018 para caber mais reportagens feitas por muralistas. Aqui também contamos tudo o que distribuímos em canais parceiros e também falamos sobre o que fazemos em nossos projetos de engajamento da audiência e muito mais. Aliás, para não deixar ninguém desatualizado, temos até newsletter: assine aqui.

Isso, só para começar. O objetivo é crescer, é mudar a forma como os 21 milhões de cidadãos de nossa Grande São Paulo enxergam e se relacionam com a região onde moram. Produzir e publicar informações que sejam relevantes, úteis, para que todos possam se sentir parte da mesma realidade e capazes de transformá-la. O jornalismo reencontra-se aqui com sua missão original: o interesse público. E este jornalismo fortalece uma sociedade --e a democracia.

Mas estamos também fazendo outra coisa: acreditamos que essa lacuna de informação, essa desigualdade na produção e no consumo de informação em forma de notícia reforça as desigualdades da sociedade. E, portanto, esperamos também contribuir, a partir do exercício do jornalismo profissional de boa qualidade, para atingir o objetivo 10 das metas de desenvolvimento da ONU para 2030.

Quer continuar a conversa?

Apoie, compartilhe a notícia, participe, envolva-se: a Agência Mural é nossa!

muralistas