APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias

HQ Minas da Várzea

Image

Para produzir o Minas da Várzea fomos até o distrito de Parelheiros, extremo sul da capital paulista, em direção à aldeia indígena do povo Guarani Mbya e ao campo de terra laranja de Vargem Grande, bairro construído dentro de uma cratera formada por um corpo celeste há milhões de anos.

As repórteres Priscila Pacheco e Luana Nunes, correspondentes do Grajaú e Parelheiros, foram ouvir as histórias das meninas que não largam a bola. E os desenhistas Alexandre De Maio e Magno Borges foram junto, para ajudar a contar todos os detalhes em HQ.

Hq Minas da várzea
  • Josiana Andrade, 25, jogou até os três meses de gravidez e voltou 40 dias após ter dado a luz à Camille Sophia Andrade, hoje com três meses.
  • Lucélia Leal, 32, diz que ainda era “miudinha” quando começou a correr por um campo.
  • “Quando a minha irmã fala ‘vamos lá jogar´, a gente já vai animada”, diz Patrícia Santos, 23, com um sorriso tímido.
  • “Futebol para mim é tudo. É um amor muito grande que sinto”, comenta a empregada doméstica e atacante Lucivânia Silva Lima.
Jogadoras do FuteMInas e do Palmeirinha participaram do LiteraCampo (Laura Dourado/Agência Mural)

Jogadoras do FuteMInas e do Palmeirinha participaram do LiteraCampo (Laura Dourado/Agência Mural)

Estas e outras “minas” nos contaram sobre as dificuldades que enfrentam para jogar futebol. Às vezes o dinheiro não dá para pagar a tarifa do ônibus –e aí como faz para participar do campeonato longe de casa? O tempo para treinar é escasso –afinal, tem o horário de trabalho e a distância. Há também quem pegue emprestado o uniforme do time masculino.

Mas a gente vai contar o placar final deste jogo no livro.

Quer ler?

Minas da Várzea pode ser baixado de maneira gratuita através do aplicativo SuperComics. Faça o download do aplicativo em sua loja de apps e procure por Minas da Várzea.

Apoiadores

Confira a lista de 166 pessoas que acreditaram no projeto.

HQ NA MÍDIA: