Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.
DOE MENSALMENTE PELO CATARSEOU
MANDE UM PIXEscaneie o qr code ou use a Chave pix:
30.200.721/0001-06
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para quebrar os preconceitos sobre as periferias.
Atualmente somos uma rede de colaboradores com mais de 60 correspondentes locais — nas cidades da região metropolitana da Grande São Paulo e em Salvador — que vivem e escrevem sobre o cotidiano das regiões mais vulneráveis das cidades.
É em momentos como este que precisamos ainda mais de apoio para realizar nosso jornalismo.
Ao apoiar o nosso jornalismo, você:
? Apoia um jornalismo independente feito pela e para as periferias para a manutenção da democracia;
✊? Ajuda a manter remunerada uma rede com mais de 60 correspondentes locais espalhados pela capital e municípios da região metropolitana de São Paulo, além da cidade de Salvador;
? Contribui para manter informadas regiões onde não há imprensa local, ou seja, são “desertos de notícias” ou correm o risco de ser;
? Apoia a publicação de reportagens com a bagagem de jornalistas moradores das “quebradas”, que entende a realidade local e amplificam a voz dos moradores;
? Ajuda a dar vida a história de temáticas importantes, como educação, cultura, economia, política, mobilidade e saúde — especialmente em tempos de pandemia.
E ainda contribui para colocarmos no ar histórias como:
? O levantamento da Mural que mediu e mostrou o tamanho da distância dos vãos entre os trens e as plataformas de todas as estações da CPTM. Como resultado, meses depois, a empresa instalou materiais de borracha para diminuir os espaços que chegavam até mesmo a 50 centímetros.
? A vaquinha feita pela professora Jaqueline Conceição, que dava aulas em Paraisópolis, na zona sul de SP. Ela teve artigo sobre letras de funkeiras aprovado na Universidade de Columbia. Após publicação, a história repercutiu, de modo que a educadora virasse tema no programa Fátima Bernardes da TV Globo, e em outros veículos de comunicação. A campanha virtual foi atingida e Jaqueline pode viajar aos Estados Unidos para apresentar seu artigo.
? A instalação de sinalização de trânsito na rua Guirá-Acangatara, onde fica a escola estadual Anne Frank, na Penha, zona norte de SP. Apesar do pedido feito há meses pelo colégio à subprefeitura local, placas e faixa de pedestres só foram instalados após reportagem da Mural — o que ocorreu dois dias depois;
?️ A drenagem da água após uma semana de alagamentos em São Miguel Paulista, na zona leste de SP. O teto de uma kombi virou canoa para os moradores e também para a correspondente local, de onde relatou o drama vivido pelos moradores. Por causa da reportagem da Mural, veiculada no jornal Bora SP, da Tv Band, o subprefeito prometeu, ao vivo, solucionar o problema.
? Os episódios sobre política do podcast “Em Quarentena”, que rodaram as quebradas de SP em um carro de som antes das eleições.
Conheça outros impactos da Mural em: agenciamural.org.br/impacto
É de uma empresa e quer apoiar a gente? Basta enviar um e-mail para [email protected] e vamos marcar um café virtual.
É em momentos como este que precisamos ainda mais de apoio para realizar nosso jornalismo.
Somos uma Associação Sem Fins Lucrativos. Nosso CNPJ é o 30.200.721/0001-06.