APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
32xSP

Subprefeituras intensificam ações de higienização em vias públicas

Equipes de limpeza passaram a dedetizar diariamente endereços próximos a hospitais, pontos de ônibus e vias com grande circulação de pessoas

Image

Por: Redação

Publicado em 17.04.2020 | 17:58 | Alterado em 17.04.2020 | 17:58

Tempo de leitura: 2 min(s)
Image

(Reprodução: Secretaria Municipal das Subprefeituras)

Para evitar a proliferação do novo coronavírus (Covid-19) em vias públicas, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), ampliou o serviço de lavagem na cidade. Nos arredores de hospitais e em vias com grande circulação de pessoas, agentes das subprefeituras locais realizam diariamente a higienização com desinfetante bactericida, pulverização de água de reúso, sabão e cloro.

De acordo com a Prefeitura, a operação de limpeza conta com 56 equipes, 880 agentes e 136 veículos de lavagem distribuídos por diversos pontos da cidade. Ao todo são 673 endereços: 170 nas proximidades de hospitais, 362 vias com grande circulação de pessoas e pontos de ônibus, 54 estações de metrô, 47 estações de trem e 40 terminais de ônibus.

ZONA NORTE

Diariamente, a Subprefeitura Vila Maria/Vila Guilherme realiza a lavagem no entorno de cinco unidades hospitalares – entre eles, os hospitais municipais Vila Maria e Vereador José Storopolli (Vermelhinho). A atividade é executada no período da manhã ou ao final da tarde.

Em Perus/Anhanguera, a subprefeitura local informa que as equipes de limpeza atuam no entorno de hospitais, pontos de ônibus e bancos. No vídeo publicado nas redes sociais da Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), uma equipe de limpeza realiza a lavagem na região central do distrito de Perus:

ZONA SUL

Na Subprefeitura Campo Limpo, três das principais vias da comunidade de Paraisópolis (bairro do distrito da Vila Andrade) recebem o serviço de lavagem. A limpeza ocorre quatro vezes por semana, no período diurno, nas ruas Manoel Antônio Pinto, Herbert Spencer e Major José Marioto Ferreira.

Nas redes sociais, a Subprefeitura Cidade Ademar também mostrou ações de lavagem na praça Jardim Miriam nesta semana:

Image

(Reprodução: Subprefeitura Cidade Ademar)

ZONA LESTE

Na Subprefeitura Itaquera, desde o mês de março, são realizadas ações de higienização próximas aos hospitais Planalto, Itaquera e Santa Marcelina, ao Complexo Hospitalar Santo Expedito, e em bairros como Vila Carmosina, Artur Alvim, Jardim Bonifácio e Colônia. Os registros são publicados na página da subprefeitura no Facebook.

ZONA OESTE

Na Subprefeitura Lapa, entre os endereços incluídos nos serviços de lavagem estão: Hospital Albert Einstein (unidades Sumaré e Lapa), Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Hospital São Camilo (unidade Lapa), estações Lapa e Água Branca da CPTM, e o Mercado Municipal da Lapa.

CENTRO

Image

(Reprodução: Subprefeitura Sé)

Além das ações de limpeza nas vias e superfícies, a Prefeitura de São Paulo também priorizou a vacinação para pessoas em situação de rua com mais de 60 anos (que estão no grupo de risco e são mais vulneráveis à covid-19).

De acordo com o censo da população em situação de rua, de 2019, são 24.344 pessoas nesta condição na cidade de São Paulo. A maior concentração e circulação fica na região central, sob responsabilidade da Subprefeitura Sé.

Nesta região (onde vivem e circulam 11.048 pessoas em situação de rua), a Secretaria Municipal das Subprefeituras instalou bebedouros públicos, banheiros masculinos e femininos, e 11 pias com água potável para que as pessoas possam fazer a higienização das mãos.

As pias, bebedouros e banheiros estão na Praça da Sé, Praça Ouvidor Pacheco e Silva, Largo São Francisco, Largo Paissandu, Pateo do Colégio, Praça da República, Largo do Arouche, Parque Dom Pedro, Largo General Osório e Praça da Liberdade e Praça Princesa Isabel.

***

3 subprefeituras da zona leste estão entre as regiões com mais mortes por covid-19

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE