APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Democratize-se!

Tarcísio é eleito governador, mas tem menos votos nas periferias de São Paulo

Candidato do Republicanos venceu em apenas oito zonas eleitorais de regiões periféricas da capital paulista

Image

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Por: Cleberson Santos

Notícia

Publicado em 30.10.2022 | 19:36 | Alterado em 27.02.2024 | 17:30

Tempo de leitura: 2 min(s)

Com mais de 93% das urnas apuradas, o candidato Tarcísio de Freitas (Republicanos) é o novo governador de São Paulo com 55,34% dos votos e apoio massivo do interior do Estado. Na capital paulista, foi o ex-prefeito Fernando Haddad (PT) quem venceu a disputa, com 54,42% e votação expressiva nas periferias da cidade.

Assim como ocorreu no primeiro turno, Haddad foi o vencedor nas zonas eleitorais das regiões periféricas e mais pobres da capital. O destaque vai para Piraporinha, que engloba os bairros do Jardim Ângela, onde o petista venceu com 68,01%.

A melhor votação da Tarcísio foi na região central da capital, mas também em bairros e distritos mais afastados da zona norte. Ele venceu em zonas eleitorais como Tucuruvi, Jaçanã, Vila Sabrina, Santana e Vila Maria.

A maior votação para Tarcísio de Freitas foi na zona eleitoral de Indianópolis, na zona sul. Por lá, ele teve 59,52% dos votos.

Na capital, o número de abstenções ficou um pouco abaixo do contabilizado no primeiro turno (que foi de 21,06%). Desta vez, 20,93% dos eleitores não compareceram às urnas, mesmo com a gratuidade no transporte público neste domingo (30).

Apadrinhado de Jair Bolsonaro (PL), Tarcísio foi escolhido pelo atual presidente para disputar o Palácio dos Bandeirantes e mudou a zona eleitoral para o estado neste ano. Nascido no Rio de Janeiro, o governador eleito foi criticado pelo adversário durante a campanha por não conhecer São Paulo.

No último debate antes do segundo turno, realizado pela TV Globo, Tarcísio foi questionado, por exemplo, sobre o tamanho da avenida Sapopemba, maior via da capital paulista, e não soube responder.

Entre as promessas de Tarcísio para o estado, estão a retirada das câmeras dos uniformes de policiais e a revogação da obrigatoriedade da vacinação para servidores públicos. O futuro governador também disse que quer estudar a privatização da Sabesp, companhia de água responsável pelo saneamento na capital paulista, e prometeu expandir o Metrô para a região metropolitana.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Cleberson Santos

Correspondente do Capão Redondo desde 2019. Do jornalismo esportivo, apesar de não saber chutar uma bola. Ama playlists aleatórias e tenta ser nerd, apesar das visitas aos streamings e livros estarem cada vez mais raras.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE