APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Rolê

Times da zona leste mostram força e levam a maioria das taças da várzea de São Paulo em 2022

Confira os campeões do ano nas principais competições das periferias da capital e Grande São Paulo

Image

Por: André Santos

Notícia

Publicado em 21.12.2022 | 22:17 | Alterado em 22.12.2022 | 13:00

Tempo de leitura: 3 min(s)

PUBLICIDADE

A temporada 2022 do futebol de várzea terminou em São Paulo em um ano marcado pelo domínio das equipes da zona leste da capital. Entre os principais campeonatos ocorridos ao longo da temporada, a zona leste levou cinco canecos para casa.

Dentre eles estão os dois considerados principais torneios da várzea, a Copa Pioneer e a Martins Neto. Por outro lado, times da zona sul levaram a melhor na Taça das Favelas, tanto no feminino quanto no masculino. Confira o levantamento da Agência Mural sobre os vencedores de 2022,

Copa Pioneer

Apelidada de “Champions League” da Várzea, a Copa Pioneer é atualmente o campeonato mais cobiçado pelos boleiros de norte a sul, de leste a oeste, com premiações que superam os R$ 100 mil.

Neste ano, o Napoli foi o campeão do torneio. A equipe da Vila Industrial, no distrito de São Lucas, na zona leste de São Paulo, conquistou a taça após vitória nos pênaltis contra Heliópolis por 4 a 3 – no tempo normal, as equipes ficaram no 1 a 1.

A decisão foi disputada no estádio Distrital de Inamar, em Diadema, na Grande São Paulo. No próximo ano, os organizadores anunciaram um novo palco. A final será no Allianz Parque, estádio do Palmeiras,

Martins Neto

Com equipes de todas as regiões de São Paulo, a Copa Martins Neto ficou conhecida como a “Premier League” dos torneios varzeanos. O torneio foi mais um que teve a zona leste como destino do troféu. O M.E.C, de Cidade Tiradentes. A equipe goleou na decisão o time do Chaparrau, de Guarulhos, por 5 a 0.

Copa da Paz

Conhecida como “A Mais Charmosa”, a Copa da Paz é disputada na zona sul da cidade, em Paraisópolis, e o vencedor foi o Jardim Verônia Esporte Clube, do Distrito de Ermelino Matarazzo, na zona leste. A tradicional equipe de futebol existe desde 1962 e venceu a final contra o Vic-Vic, da Vila Prudente, zona leste.

Copa Negritude

Quem também levantou a “Jóia de Madiba”, nome dado ao troféu ofertado pelo Copa Negritude, foi um time da zona leste: o Batti Fácil, da Vila Nhocune, distrito de Artur Alvim, que venceu na decisão os Pampas de Guarulhos. O torneio teve início em 2021 e a final foi disputada em maio de 2022.

Copa do Busão

Torneio que entrega um ônibus para a equipe vencedora como premiação, a Copa do Busão teve uma equipe da região metropolitana de São Paulo como campeão: o Juventus Ariston F.C. de Carapicuíba. A equipe venceu o Santa Rita F.C (Arthur Alvin) na decisão disputada em Osasco e agora conta com transporte garantido para chegar as próximas disputas.

Copa 9 de Julho

Fundado em 1994, o Asa da Vila Prudente conquistou a primeira Copa 9 de Julho após o retorno depois da pandemia de Covid-19. O vice-campeonato ficou com o Só Cachaça (Casa Verde), depois de empate em 1 a 1. Nos pênaltis, o Asa venceu por 4 a 3.

Copa Doroteia

Tradicional torneio da zona sul, a Copa Doroteia ficou “em casa”, premiou um time também da zona sul, o Leões de Judá, do distrito de Pedreira, que venceu o Malhadão FC (Paraque Doroteia).

Copa Cecap

A Copa Cecap também premiou alguém “de casa”. Disputada em Guarulhos, região metropolitana de São Paulo, teve um campeão guarulhense, o Vem Ki Tem, do bairro de Cumbica, que teve como vice-campeão o Psico F.C. do Jardim Brasil, zona norte.

Taça das Favelas

Disputada pela segunda vez, a Taça das Favelas reuniu equipes formadas por jogadores das favelas de São Paulo – cada comunidade teve uma equipe composta por jogadores que passaram por seletivas nas regiões. Neste ano, a competição ficou na zona sul, tanto no masculino quanto no feminino.

O Jardim Ibirapuera venceu a disputa masculina contra o São Bernardo nos pênaltis, após um empate de 1 a 1 no tempo normal. No jogo entre as meninas, o time de Paraisópolis ficou com a taça do feminino vencendo o Campanário, de Diadema, por 1 a 0.

PUBLICIDADE

receba o melhor da mural no seu e-mail

André Santos

Jornalista, entusiasta do carnaval, do futebol de várzea, de bares e cultivador assíduo da sua baianidade nagô! Correspondente do Jardim Fontalis desde 2017.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE