Ícone do site Agência Mural

Tire dúvidas sobre o Provão Paulista

Podem participar estudantes ou formados nas diversas áreas da comunicação e que residam em bairros periféricos de São Paulo

Por: Jacqueline Maria da Silva

Estudantes matriculados no terceiro ano do Ensino Médio já podem fazer a inscrição para o Provão Paulista, um processo seletivo para ingresso a cursos superiores em universidades públicas de São Paulo, lançado pelo governo do estado.

É um modelo semelhante ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas que vale apenas para instituições de ensino superior de São Paulo. Serão disponibilizadas 15 mil vagas.

Os alunos matriculados na rede pública de São Paulo poderão optar por 11 cursos superiores da USP (Universidade de São Paulo), Unesp (Universidade Estadual de São Paulo), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Fatecs (Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo) e Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo).

São oferecidas vagas em todas as áreas do saber, em cursos que vão de Medicina à Física, passando por diversas Engenharias, Astronomia, Jornalismo, Administração, Fisioterapia e Fonoaudiologia. 

Magno Borges/Agência Mural @Magno Borges/Agência Mural

Tire suas dúvidas sobre o Provão Paulista  

Os alunos matriculados nas redes estaduais e municipais de São Paulo devem acessar o Portal do Provão Paulista e inserir o nome e número do Registro do Aluno, chamado RA. Caso o aluno seja de outras redes, como das ETECs, deve fornecer nome e CPF.

Atenção: os alunos matriculados no 1º e 2º ano do Ensino Médio são obrigados a participar das provas deste ano, pois as notas serão consideradas quando estiverem cursando a 3ª série.

Para quem está na 3ª série do Ensino Médio, a data da prova será em 28 de novembro, das 8h às 12h, e 29 de novembro, das 8h às 13h.

Os alunos do 2º ano Ensino Médio farão as provas no dia 30 de novembro e 1º de dezembro, das 8h às 12h. Já os do 1º ano do Ensino Médio farão nos mesmos dias, porém à tarde, das 14h às 18h.

As inscrições começaram em 1º de novembro e vão até 8 de dezembro, depois da aplicação da prova, o que permite ao aluno mudar a opção do curso caso deseje.

Os estudantes do Ensino Médio matriculados em escolas estaduais, municipais ou Etecs farão as provas em suas próprias escolas, porém no contraturno das aulas. Como as provas só serão aplicadas nesses dois períodos, os alunos do noturno que trabalhem podem solicitar a comprovação da participação nas provas na secretaria da escola para justificar sua ausência no local de trabalho.

Alunos de escolas públicas de outros estados podem se inscrever pelo Portal do Provão Paulista com nome e CPF, porém farão as provas em São Paulo nos seguintes dias e locais:

1ª série: 30 de novembro e 1º de dezembro, das 14h às 18h, na Escola Estadual Caetano de Campos (rua João Guimarães Rosa, 111, Consolação, São Paulo-SP);

2ª série: 30 de novembro e 1º de dezembro, das 8h às 12h na Escola Estadual Caetano de Campos.

3ª série: 28 de novembro, das 8h às 12h, e 29 de novembro, das 8h às 13h. Neste caso os estudantes serão distribuídos em três escolas, por ordem alfabética: nomes iniciados de A a D farão o teste na Escola Estadual Padre Anchieta (rua Visconde de Abaeté, 154, no Brás); iniciais entre E e L na Escola Estadual Caetano de Campos (rua João Guimarães Rosa, 111, Consolação); iniciais M à Z na Escola Estadual Miss Browne (rua Padre Chico, 102, Perdizes).

Os alunos do 3º ano poderão escolher até 11 cursos, sendo até três para início já no primeiro semestre de 2024 na USP, Unesp ou Unicamp. Para exemplificar, é possível escolher dois na USP e um na Unesp, e vice -versa, ou dois na Unicamp e um na Unesp, segundo a preferência do aluno.

As outras opções de curso devem ser distribuídas da seguinte forma: até cinco opções nas Fatecs para o primeiro semestre de 2024; e até seis opções da Univesp para o segundo semestre de 2024. As opções ficarão gravadas no perfil do estudante

O resultado das provas será divulgado na primeira quinzena de janeiro no Portal do Provão Paulista. Serão feitas três chamadas unificadas, levando em conta a nota e as opções escolhidas pelo estudante. Os trâmites para matrícula ainda não foram divulgados.

Sim. O Provão é mais uma forma de ingresso de estudantes de escolas públicas, que não exclui as demais exames.

*Com informações da Secretaria da Educação do Governo de São Paulo 

Sair da versão mobile