Por: Jacqueline Maria da Silva
Notícia
Publicado em 24.04.2024 | 16:06 | Alterado em 24.04.2024 | 16:06
As eleições municipais de 2024 já estão dando o que falar e mais uma vez o assunto “segurança das urnas” volta para a pauta. Desde o pleito presidencial de 2018 uma onda de informações falsas sobre os equipamentos vêm ganhando espaço nas redes sociais. Mas o que é verdade e o que é mentira sobre as urnas brasileiras?
A Agência Mural já produziu diversos conteúdos sobre a segurança do processo eleitoral, em vídeos e no programa Papo Reto no Zap. Mas ano novo, eleições novas e dúvida continua: por que confiar nas urnas?
O coordenador de tecnologia eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral, Rafael Azevedo, ajuda a responder a pergunta, junto com diversos artigos do órgão. Que tal testar seus conhecimentos? Não deixe de conferir sua pontuação:
Se você acertou entre 10 e 12 questões: Arrasou!! Você sabe tudo sobre urnas eletrônicas e não vai cair em fake news
De 6 a 9 questões: Parabéns, está caminhando para explicar para o coleguinha porque o voto eletrônico é um meio confiável para a democracia.
Abaixo de 5 acertos: Não desanime! Depois das explicações, refaça o teste e vamos ver como se sai. O importante é sempre se basear em informações confiáveis.
*Com informações de entrevista com Rafael Azevedo, coordenador de tecnologia eleitoral, do site do Tribunal Regional Eleitoral, do TSE e Justiça Eleitoral.
Esta reportagem foi produzida com apoio daReport For The World
Jornalista formada pela Uninove. Capricorniana raiz. Poetisa. Ama natureza e as pessoas. Adora passear. Quer mudar o mundo e tornar o planeta um lugar melhor por meio da comunicação. Correspondente de Cidade Ademar desde 2021. Em agosto de 2023, passou a fazer parte da Report For The World, programa desenvolvido pela The GroundTruth Project.
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para [email protected]