APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias

Governo de SP/Divulgação

Por: Jacqueline Maria da Silva

Notícia

Publicado em 26.10.2023 | 15:35 | Alterado em 27.02.2024 | 17:44

Tempo de leitura: 2 min(s)

Que a vacinação é uma forma eficiente e segura de prevenir doenças, isso muita gente já sabe. O que às vezes causa dúvida é saber qual vacina tomar e quando?

Isso porque a maioria dos imunizantes é direcionado para para crianças e adolescentes, mas alguns são próprios da fase adulta. Você tem sua carteirinha em mãos e sabe se tomou todas as vacinas que deveria?

A Agência Mural lança essa pergunta porque, mesmo sendo tão importante, a cobertura vacinal no Brasil teve uma queda nos últimos anos considerada “alarmante” pela Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz).

Para se ter uma ideia, em 2021 menos de 59% dos cidadãos estavam imunizados. Em 2020, o índice era de 67% e em 2019, de 73%, segundo dados do Ministério da Saúde. O patamar que a instituição considera ideal é de 95%.

Manter a carteira de vacinação atualizada é fundamental para a saúde, inclusive na fase adulta @Divulgação

Esse cenário é resultado da desinformação e da divulgação massiva de conteúdos falsos nas redes sociais, que levaram muita gente a duvidar da eficácia e da segurança das vacinas. Isso aumenta o risco que doenças já controladas no país voltem a causar surtos na população.

A fim de evitar a proliferação de doenças, o SUS (Sistema Único de Saúde) promove periodicamente campanhas de imunização. A mais recente e de caráter nacional é a Campanha de Multivacinação, para estimular a atualização das cadernetas dos adolescentes do país.

Mas quais vacinas são obrigatórias até a idade adulta? Confira na tabela abaixo com a lista de imunizantes oferecidos pelo SUS, organizadas com ajuda da auxiliar de enfermagem Patricia Gonçalves, que atua na sala de vacina de uma Unidade Básica de Saúde da zona sul de São Paulo.

De que doenças as vacinas protegem?

Algumas vacinas têm nomes baseados em informações científicas, que causam dúvidas sobre suas indicações. Confira na tabela abaixo como agem algumas das vacinas consideradas obrigatórias pelo Ministério da Saúde.

Vacina De que doenças protege?
BCG Tuberculose
Pneumocócica 10 Pneumonias
Pentavalente DTP, Influenza tipo B e Hepatite B
Meningocócica C Meningite tipo C
Tríplice Viral Sarampo, caxumba e rubéola
Varicela Catapora
DTP Difteria, coqueluche e tétano
ACWY Meningite tipo A, C,W e Y
DT Difteria e tétano

FAQ da Vacina

Deixei de tomar a vacina na idade certa. E agora?

É possível atualizar algumas vacinas após a idade ideal. No entanto, é preciso que um profissional da saúde faça essa avaliação, caso a caso. procure sua UBS de referência para que um profissional analise sua carteirinha e te oriente.

Alguma questão de saúde pode me impedir de tomar vacina?

Sim. É importante que um profissional de saúde avalie caso a caso. Via de regra, quem está com febre não pode tomar vacina. Nesse caso, é preciso aguardar três dias após o fim do sintoma para receber o imunizante.

Não tomei a vacina da Covid- 19, ainda dá tempo?

Com certeza. Embora a covid-19 não seja mais considerada pandemia desde 2022, a doença continua circulando. Para evitar novas mutações do vírus e o aumento da contaminação é importante tomar todas as doses. Crianças a partir de 6 meses devem receber a vacina.

Existem vacinas específicas para gestantes no SUS?

Sim. Se quem está até a 20º semana de gestação, deve tomar a DTPA Específica, além de atualizar o cronograma vacinal, caso alguma vacina da infância não tenha sido aplicada na idade ideal.

Perdi minha carteirinha de vacinação. E agora?

Vá ao posto de saúde para fazer uma nova via. Este documento é extremamente importante em todas as fases da vida, necessário inclusive para fazer viagens.

*Texto com apoio de Patricia Gonçalves, auxiliar de enfermagem da sala de vacina de uma Unidade Básica de Saúde da zona sul de São Paulo

report_for_the_world

Esta reportagem foi produzida com apoio da Report For The World

receba o melhor da mural no seu e-mail

Jacqueline Maria da Silva

Jornalista formada pela Uninove. Capricorniana raiz. Poetisa. Ama natureza e as pessoas. Adora passear. Quer mudar o mundo e tornar o planeta um lugar melhor por meio da comunicação. Correspondente de Cidade Ademar desde 2021. Em agosto de 2023, passou a fazer parte da Report For The World, programa desenvolvido pela The GroundTruth Project.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE