APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

30.200.721/0001-06

Agência de Jornalismo das periferias
32xSP

Veja onde tem banheiros nos trens e metrô

O 32xSP fez um levantamento de quais estações do Metrô e da CPTM têm banheiros e onde elas estão localizadas; confira

Image

Por: Redação

Publicado em 10.01.2018 | 14:36 | Alterado em 10.01.2018 | 14:36

Tempo de leitura: 3 min(s)

Pensando em te ajudar a não passar aperto, o 32xSP fez um levantamento de quais estações têm banheiros e onde elas estão localizadas.

A rede metroviária de São Paulo é composta por 96 km de extensão, isso sem contar os 273 km da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que liga também as cidades da Grande São Paulo. 

LEIA MAIS:
Como está a limpeza nos banheiros dos trens e metrô

Com distâncias tão longas, fica difícil não dar aquela vontade de ir ao banheiro durante o trajeto, ainda mais em épocas de festas, como o carnaval, não é mesmo?

Dica de ouro: De acordo com a CPTM, se der vontade de usar o banheiro quando ele já estiver fechado, você pode solicitar o uso a um funcionário da estação. 

Image

Estação Cidade Universitária, da linha 9-Esmeralda, possui banheiro (Léu Britto/32xSP)

CONFIRA A LISTA COMPLETA

Metrô 

Linha 1-Azul 

Na linha que vai do Tucuruvi até Jabaquara, apenas nove possuem banheiros. Somente os da Portuguesa-Tietê funcionam 24 horas por dia, pois ficam dentro do terminal rodoviário.

As demais estações possuem horários de funcionamento diferentes, mas a maioria fica aberta até às 00h. Elas são: Jabaquara, Conceição, Vila Mariana, Ana Rosa, São Bento, Armênia, Santana e Tucuruvi.

Linha 2-Verde

Cinco estações da linha 2-Verde possuem banheiros. Exceto a do Paraíso, todas funcionam diariamente até à 00h.

São elas: Vila Madalena, Sacomã, Tamanduateí e Vila Prudente.

Linha 3-Vermelha

Esta linha, que começa em Palmeiras-Barra Funda e vai até Corinthians-Itaquera, conta com o maior número de banheiros da via: são 14, a maioria localizada nos terminais de ônibus.

Anota aí: Corinthians-itaquera, Artur Alvim, Patriarca-Vila Ré, Guilhermina-Esperança, Vila Matilde, Penha, Carrão, Tatuapé, Belém, Brás, Pedro II, Sé, República e Barra Funda.

Linha 15-Prata

O monotrilho que sai da Vila Prudente possui banheiros em todas as estações já inauguradas: Vila Prudente, Oratório, São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói,Vila União, Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus. Todos ficam na área paga das estações. 

Para conferir todos os horários dos banheiros administrados pelo Metrô, clique aqui.  

ViaQuatro – Linha Amarela

A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da linha 4-Amarela de Metrô.

Nesta linha todos os banheiros disponíveis funcionam no horário das estações, de domingo a sexta-feira, das 4h40 à 00h, e aos sábados, das 4h40 até 1h da manhã. 

As estações com sanitários são: São Paulo-Morumbi, Butantã, Pinheiros, Faria Lima, Fradique Coutinho, Oscar Freire, Paulista, Higienópolis-Mackenzie, República e Luz

Atenção foliões: durante os dias de carnaval de rua, a ViaQuatro fecha os sanitários das estações onde há grande fluxo. De acordo com a concessionária, o motivo é garantir a segurança dos passageiros.

ViaMobilidade – Linha 5-Lilás

A linha 5-Lilás, que liga a estação Capão Redondo à Chácara Klabin, é administrada pela ViaMobilidade.

Assim como na linha amarela, os banheiros funcionam de domingo a sexta-feira, das 4h40 à meia noite, e aos sábados, das 4h40 até 1h da manhã.

As estações com banheiros são: Capão Redondo, Campo Limpo, Vila das Belezas, Giovanni Gronchi, Santo Amaro, Largo Treze, Adolfo Pinheiro, Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Eucaliptos, Campo Belo, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin.

CPTM 

A CPTM possui banheiros em 91 das 94 estações existentes. As três que não têm são: Imperatriz Leopoldina e General Miguel Costa (da linha 8-Diamante) e Braz Cubas(da linha 11-Coral). Porém, na Miguel Costa há banheiros públicos no terminal de ônibus que fica ao lado da estação.

Com exceção das estações Tatuapé, Corinthians-Itaquera e Tamanduateí, os sanitários da demais estações da CPTM ficam após as catracas. O horário de funcionamento, inclusive no período de carnaval, é das 6h às 22h.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.