APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

30.200.721/0001-06

Agência de Jornalismo das periferias
Papo Reto No Zap

Vídeo antigo sobre Medida Provisória desinforma ao ser compartilhado como se fosse atual

Material dá a entender que uma “minirreforma trabalhista” será votada, mas MP foi derrubada pelo Senado há mais de um ano

Image

Por: Renan Cavalcante

Verificação

Publicado em 26.10.2022 | 11:41 | Alterado em 26.10.2022 | 11:46

Tempo de leitura: 1 min(s)
Esta verificação foi produzida em parceria com a Lupa e com apoio do WhatsApp WhatsApp_Logo_1

Circula em grupos de WhatsApp de Jardim Fontalis, zona Norte de São Paulo, um vídeo do advogado trabalhista Alexandre Ferreira sobre uma “minirreforma trabalhista” que estaria para ser votada no Senado e que tiraria direitos trabalhistas, criando categorias de trabalho com menor remuneração e sem estabilidade.

No vídeo, uma parte da legenda diz que “trabalhador que vota no Bolsonaro não tem amor próprio”, enquanto o advogado diz que a Medida Provisória que trata da minirreforma é um dos “temas mais polêmicos da atualidade”.

Confira a verificação:

O vídeo é antigo. A Medida Provisória 1.045/2021 foi derrubada pelo Senado há mais de um ano, em 1 de setembro de 2021. Logo, o conteúdo é falso.

O material foi publicado originalmente na conta do advogado Alexandre Ferreira no Tik Tok no dia 18 de agosto de 2021 e republicado em seu canal no YouTube no dia seguinte.

A MP 1.045/2021 foi criada originalmente para reduzir carga horária e salários durante o período da pandemia de Covid-19.

A versão que voltou a circular nas redes, com legendas que não existiam no vídeo original, foi publicada no dia 14 de outubro de 2022, ou seja, mais de um ano após a votação da MP no Senado. Os congressistas votaram contra a medida: foram 47 votos contrários, 27 a favor e uma abstenção.

Antes de chegar ao Senado, a MP havia passado pela Câmara dos Deputados e recebeu quase 70 artigos novos.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Renan Cavalcante

Jornalista. Atualmente pós-graduando em Jornalismo de Dados, Automação e Data Storytelling. Correspondente do Jaraguá desde 2018.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.