APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Rolê

27 grafites nas periferias de SP que você precisa apreciar

Image

Por Redação | 28.03.2016

Publicado em 28.03.2016 | 14:00 | Alterado em 31.01.2023 | 15:57

Tempo de leitura: 4 min(s)

Ontem, 27 de março, comemorou-se o Dia Nacional do Grafite. Para mostrar que as nossas quebradas têm muita arte no muro, reunimos uma série com 27 grafites que você precisa conhecer. Confira:

  1. Grafite da Caluz, nome artístico de Caroline Luz, na Avenida Jaçanã, zona norte de São Paulo. A artista traz a temática do feminino, construindo sua identidade estética inspirada nas mulheres da periferia e em seu cotidiano.
Foto: Aline Kátia Melo/Agência Mural

2. Flor de cores fortes também na ZN, em um muro localizado na Rua Um Treas, região distrital do Tremembé.

Foto: Karina Oliveira/Agência Mural

3. Nesta mesma rua, na região do Tremembé, os grafiteiros Kbelo e Magic deixaram sua arte e expressão.

Foto: Karina Oliveira/Agência Mural

4. Passarela da estação de trem em Guaianases, zona leste. Depois de ganhar novas cores, o número de moradores circulando por ali aumentou. A intervenção é assinada pelo artista Todyone. Há trabalhos também de Galvani Galo.

Foto: Lucas Veloso/Agência Mural

5. Ainda em Guaianases, Todyone desenhou um vagão aproveitando as janelas da entrada que dá acesso à estação.

Foto: Humberto do Lago Müller/Agência Mural

6. Galeria de arte a céu aberto, construída nos muros da Escola Municipal Jardim Britânia, no distrito Anhanguera, durante a 6ª edição do festival “Art in Home”.

Foto: Thaís Santana/Agência Mural

7. Mais dois grafites do festival “Art in Home”. O da esquerda é de autoria de Malaca — O.C.A, no Morro Doce, zona oeste da capital paulista.

Fotos: Thaís Santana/Agência Mural

8. Grafite de Enivo no Grajaú, lugar onde ele começou a grafitar. O mural no Parque Linear Cantinho do Céu simboliza a realidade das periferias. O rapaz retratado é Caio Caternum, outro artista do bairro. Já a frase “Ânimo… Pois somos feitos dos sonhos do tamanho que a gente quiser” é do Mano Money’s, cantor de rap também do Grajaú.

Foto: Priscila Pacheco/Agência Mural

9. No Lago Azul, na zona sul, também vemos espalhadas as Casinhas Amarelas de Mauro Neri. O artista compõe o grupo de grafiteiros que cresceram no Grajaú.

Foto: Priscila Pacheco/Agência Mural

10. Grafite do Caska (Jurandir Ramos) na Avenida Paulo Lincoln do Valle Pontin, no Jaçana, zona norte. A obra revela traços do cordel, arte tradicional do nordeste brasileiro.

Foto: Aline Kátia Melo/Agência Mural

11. Outras obras conhecidas de Caska são as vacas espalhadas pelos muros da Jova Rural, também na zona norte. Segue um exemplo na Rua Emília Machado de Figueiredo.

Foto: Aline Kátia Melo/Agência Mural

12. Uma das caricaturas do grafiteiro Sipros no Parque da Juventude, no Carandiru, zona norte.

Foto: Sidney Pereira/Agência Mural

13. Casa grafitada em uma esquina na Rua Paranabi, zona norte de São Paulo.

Foto: Priscila Gomes/Agência Mural

14. Grafite pintado próximo ao Centro Cultural da Juventude, na Rua dos Eucaliptos, em Vila Nova Cachoeirinha, zona norte. O artista é conhecido por Monster Ectoplasma.

Foto: Gabriela Monteiro

15. Muro da Escola Estadual Pedro de Moraes Victor, na Rua Boaventura Coleti, Jardim Ataliba Leonel, zona norte. Assinado pelos artistas Brown, Alfredo Márcia, entre outros.

Foto: Karina Oliveira/Agência Mural

16. As paredes desta mesma escola também receberam o desenho produzido por Kbelo.

Foto: Karina Oliveira/Agência Mural

17. Obras da artista Katia Suzue, moradora do Jardim Brasil, zona norte. Criada por seus avós maternos, que são filhos de imigrantes japoneses, seu trabalho é marcado pela forte referência oriental. Leia mais sobre a artista clicando aqui.

Fotos: Arquivo pessoal da artista

18. Grafite fotografado na Viela Manacapuru, Jardim Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo. Trabalhos de Cristiano Ignoto e Galvani Galo.

Foto: Tamires Tavares/Agência Mural

19. Neste mesmo local, mais obras que integram o “1º Encontro de Grafitti Atac”.

Foto: Tamires Tavares/Agência Mural

20. Outras duas obras que colorem os muros do Jardim Cumbica. Trabalhos de Eduardo Xyrok.

Fotos: Tamires Tavares/Agência Mural

21. Escola na Avenida Bartolomeu de Carlos, no Jardim Flor da Montanha, também na cidade de Guarulhos. Desenhos de crianças estão ao fundo do grafite.

Foto: Jéssica Souza/Agência Mural

22. Obra do artista JAE! Alves, localizado na Rua Maringá, Rancho Grande, em Itaquaquecetuba, Grande São Paulo.

Foto: Lucas Landin/Agência Mural

23. Um agradecimento aos grafiteiros em muro no Conjunto Habitacional Antonio Bovolenta, na cidade de Mogi das Cruzes, região metropolitana de São Paulo. “Quase sempre foi uma minoria criativa e dedicada que fez o mundo melhor”, diz a frase.

Foto: Martina Ceci/Agência Mural

24. Coruja pintada pelo artista poaense Jonh Naja. O grafite pode ser visto na Praça Aurélio Fuga, no bairro de Calmon Viana, em Poá, Grande São Paulo.

Foto: Tamiris Gomes/Agência Mural

25. Em Mairiporã, na Grande São Paulo, todos os anos acontece um encontro de grafiteiros, organizados pelo artista Carlinhos Rootsm.

Foto: Humberto do Lago Müller/Agência Mural

26. A foto acima, assim como esta, retrata os dois últimos encontros, em que foi revitalizada a principal escadaria do município.

Foto: Humberto do Lago Müller/Agência Mural

27. O ator Amácio Mazzaropi é um dos personagens que aparecem no muro da escada. Ele gravou alguns de seus filmes na cidade. Confira mais informações sobre a revitalização na escadaria aqui.

Foto: Humberto do Lago Müller/Agência Mural

Organização e edição: Tamiris Gomes, correspondente de Poá

[email protected]

Textos e pesquisas: Aline Kátia Melo, Eduardo Micheletto, Humberto do Lago Müller, Jéssica Souza, João Paulo Brito, Karina Oliveira, Lucas Landin, Lucas Veloso, Martina Ceci, Priscila Gomes, Priscila Pacheco, Sidney Pereira, Tamires Tavares, Tamiris Gomes e Thaís Santana

receba o melhor da mural no seu e-mail

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE