• Informações apuradas pela Agência Mural por meio de dados e entrevistas, buscando ouvir todos os lados envolvidos e seguindo nossa linha editorial.
    Notícia

Água morna mata o coronavírus? – Desmentindo fake news; ouça o podcast

O Brasil é o país que mais acredita em fake news no mundo; cerca de 100 milhões de brasileiros já acreditaram em notícias falsas sobre a Covid-19

De acordo com uma pesquisa feita em maio deste ano, o Brasil é o país que mais acredita em fake news. Cerca de 100 milhões de brasileiros confiaram em informações sobre a Covid-19 que não passavam de mentira. 

O “Em Quarentena” foi checar mais uma mensagem duvidosa que anda circulando nas redes sociais e que chegou pelo WhatsApp da Agência Mural

A mentira foi enviada por um ouvinte que preferiu não se identificar e o conteúdo é mais uma daquelas fake news que incentivam receitas caseiras que prometem milagrosamente combater e até curar a Covid-19. 

“Se a pessoa entrar em contato com alguém que tenha coronavírus e ela tomar água meio quente, menos de uma hora depois [do contato], a água mata o coronavírus?”. (ouça a partir de 00:46)

Essa mensagem foi desmentida em março pelo Ministério da Saúde. Mas ela segue circulando pelos grupos de aplicativos, pois chegou para a Agência em agosto.  

Embora todos queiram encontrar a cura do coronavírus, a água morna não previne, nem mata o vírus. E não importa se tomar menos de uma hora depois de ter contato com alguém infectado ou a qualquer momento do dia. Definitivamente não adianta. 

A temperatura do corpo humano é de, pelo menos, 36ºC. Então beber água morna não traz benefício nenhum em relação a eliminação da Covid-19. Além disso, infelizmente, ainda não existe nenhum medicamento, alimento ou bebida que previna a doença.

E não é apenas no Brasil que essa fake news da água morna como prevenção tem circulado. No México, o site “Animal Político” também desmentiu uma publicação muito parecida que tava rolando pelas redes sociais, em espanhol, também em março. Isso mostra como as notícias falsas viajam pelo mundo e pelo tempo, causando, no mínimo, a maior confusão. 

Se está com dúvida sobre alguma informação que recebeu, antes de repassar, verifique se é verdade ou não. Você também pode enviar para o “Em Quarentena” investigar. 

Ouça este bate papo completo no Em Quarentena #13 – Segunda Temporada: Água morna mata o coronavírus? – Desmentindo fake news.

Podcast Em Quarentena

Viver em meio ao coronavírus não deve estar sendo fácil para ninguém. Imagina então para quem vive nas periferias. 

O “Em Quarentena” é o podcast especial que a Agência Mural de Jornalismo das Periferias criou neste momento da pandemia. Queremos informar, com notícias do dia a dia, quem mais precisa se virar meio a esse caos.

Você pode receber o podcast diretamente no seu Whatsapp, enviando um “Oi” para +55 11 9 7591 5260. Ouça também no Instagram, Youtube, Spotify, Deezer, Apple e Google Podcast

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Grande São Paulo

Comentários