APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Image

Depois da chuva: moradores temem futuro após alagamentos em Itapevi

Léu Britto/Agência Mural

Enchente atingiu bairros Jardim Portela e São Carlos, e mais de 40 famílias sofrem com o risco de desapropriação

Por: Carol Lima

Notícia

Publicado em 17.02.2024 | 15:44 | Alterado em 17.02.2024 | 15:44

Tempo de leitura: 3 min(s)

Moradora do Jardim Portela, na avenida Leda Pantalena, Andreia Patrícia Ruy, 52, tem um comércio em um dos pontos que ficaram alagados na última quarta-feira (14), em Itapevi, na Grande São Paulo. Vendedora de bolos, pães, doces e salgados, a comerciante perdeu todo o material de trabalho na enchente.

“Choveu muito, entrou água no estabelecimento e tudo que a gente tinha foi jogado fora, com bolos, pão de queijo. A gente não tem dinheiro para repor o prejuízo”, comenta Andreia.

Cama improvisada com bloco para ficar acima das águas em dias de chuva @Léu Britto/Agência Mural

Do outro lado do córrego na parte do São Carlos, Thaís Lene Aparecida de Souza, 24, mora com a filha de 7 anos e o irmão, e teme pela casa desmoronar após as fortes chuvas.

“Perdi tudo. Todo ano é a mesma coisa”, afirma Thaís. “Tive que dormir na casa dos vizinhos, a enchente veio e destruiu meu colchão e a casa, todo ano é a mesma coisa, e cada vez mais a enchente vem pior”, ressalta.

Danos causados após enchente em Itapevi @Léu Britto/Agência Mural

Os alagamentos vividos nos últimos dias têm se repetido, segundo moradores. Os bairros Jardim Portela e São Carlos, cortados pelo córrego São João, foram os mais afetados.

A Agência Mural esteve presente após o ocorrido para mostrar a realidade dos moradores da região afetada. Eles relatam receio de novos problemas, enquanto obras no local ainda não foram feitas. Uma delas é a canalização de um córrego. No entanto, eles temem ser desapropriados e não ter um novo lugar para morar.

A casa de Thaís é uma das que pode ser comprometida com a canalização do córrego São João.

‘Eles falaram que iam derrubar essas residências para canalizar o rio, mas quem garante que eles vão dar uma casa para gente’ 

Thaís, moradora de Itapevi

Já o mecânico Carlos Alberto da Silva, 58, morador do Jardim Portela, relata que o problema tem ocorrido há muito tempo, e aponta a falta de limpeza da tubulação como um dos causadores das enchentes. “A água não tem para onde ir, falta um piscinão”, opina o morador, que também é crítico da retirada dos moradores.

“A gente trabalha a vida todinha, constrói para chegar agora e querem tirar todo mundo, são cerca de 150 famílias que eles querem tirar daqui”, aponta Silva.

O mecânico Carlos Alberto aponta que problemas são antigos no bairro @Léu Britto/Agência Mural

Em nota, a Prefeitura de Itapevi afirma que o projeto de canalização do córrego São João já está cadastrado no PAC (Programa de Aceleração e Crescimento), do Governo Federal, e está em análise pelo órgão. A gestão diz que na próxima semana será feita uma reunião com o Ministério das Cidades para tratar do assunto.

A gestão diz ter apoiado os moradores após o ocorrido e que cerca de 30 famílias foram atendidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social durante o alagamento da quarta-feira (14). 

Várias famílias foram afetadas pelo transbordamento do córrego @Léu Britto/Agência Mural

Problema persiste há anos, segundo moradores

Comerciantes perderam tudo após chuvas @Léu Britto/Agência Mural

Córrego corta dois bairros em Itapevi e ambos sofreram com os alagamentos @Léu Britto/Agência Mural

Prefeitura diz ter projeto para canalizar @Léu Britto/Agência Mural

Moradores temem perder moradia com obra @Léu Britto/Agência Mural

Em relação a canalização, a prefeitura relata que se inscreveu em um projeto de obra de micro e macrodrenagem do Ribeirão São João e uma extensão de 3.235 metros do trecho entre a Estrada da Servidão e a Praça do Nordestino.

O projeto prevê a canalização com aduelas de 8 metros e irá beneficiar bairros adjacentes com Jardim Portela, Santa Rita e São Carlos. A estimativa é que atenda cerca de 12 mil habitantes, além da população que transita pela região.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Carol Lima

Jornalista e digital influencer, amo contar histórias. Mãe de dois meninos, atualmente produzo conteúdo sobre maternidade e lifestyle nas redes sociais

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE