Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.
DOE MENSALMENTE PELO CATARSEOU
MANDE UM PIXEscaneie o qr code ou use a Chave pix:
30.200.721/0001-06
De norte a sul, a história de algumas periferias de São Paulo em episódios do podcast Próxima Parada
Por: Cleberson Santos
Notícia
Publicado em 24.01.2022 | 18:32 | Alterado em 24.01.2022 | 18:36
A cidade de São Paulo completa nesta terça-feira (25) 468 anos de existência. E essa trajetória é marcada pela história de várias periferias. Para comemorar essa data (e te ajudar a curtir esse feriado), a Agência Mural separou oito episódios do podcast Próxima Parada que contam a história de bairros das periferias da capital.
No ano passado, a correspondente Luana Nunes falou sobre o Parelheiros, na zona sul de São Paulo, e suas aldeias indígenas, cachoeiras, represas e mistérios. Você sabia que já caiu um meteoro lá? Tem história de lobisomem também!
Tem história curiosa também no Morro Doce, na região noroeste. A educadora Sarah Cazella contou a história de um grupo de mulheres que “sequestraram” um ônibus no bairro para fazer uma reivindicação.
Também na zona noroeste, temos Pirituba. A correspondente Lara Deus nos levou a um passeio não só pela história, mas também pelas opções de lazer disponíveis na região.
Aline Kátia Melo contou a história da Jova Rural, um pouco mais ao norte no mapa. Foi de lá que saiu o hit Baile de Favela, trilha sonora da medalha de prata da Rebeca Andrade nas Olimpíadas de Tóquio, lembra disso?
Falando em hit, também trocamos uma ideia com a Isabela Alves sobre o Grajaú, berço de rappers como Criolo e Rael.
Outro rolê que fizemos foi pelo Jardim Ângela. O correspondente Luiz Lucas nos acompanhou por um passeio em um castelo que tem na região.
2021 foi o ano do centenário de Paraisópolis, a segunda maior favela de São Paulo. Nosso diretor de jornalismo, Vagner de Alencar, trocou uma ideia sobre como é o cotidiano por lá.
Por fim, desembarcamos na zona oeste. Enquanto Paraisópolis já foi tema de novela das 7,as ruas do Jaguaré serviram de cenário para a série Sintonia e fecham essa lista.
Jornalista, não sabe chutar uma bola direito, mas se aventura no jornalismo esportivo há alguns anos, e também já escreveu sobre tecnologia e impacto social. Ama playlists aleatórias e tenta ser nerd, apesar das visitas ao Netflix estarem cada vez mais raras. Correspondente do Capão Redondo desde 2019.
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para [email protected]