APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Rolê

As faces do grafite nas periferias de São Paulo

Image

Por Priscila Pacheco | 27.03.2017

Publicado em 27.03.2017 | 13:59 | Alterado em 27.02.2024 | 16:43

RESUMO

Para comemorar o Dia Nacional do Grafite, conheça a história e a influência de alguns grafiteiros das quebradas

Tempo de leitura: 4 min(s)
Image

Grafite de Jerry Batista, grafiteiro do Grajaú, na zona sul. Arte traz elementos locais como água e natureza (Priscila Pacheco/Agência Mural)

Hoje, 27 de março, comemora-se o Dia Nacional do Grafite. A data foi criada em homenagem ao artista etíope radicado no Brasil Alex Vallauri, que morreu neste dia no ano 1987. Para celebrar essa arte, o Mural contará durante toda a semana a história de alguns grafiteiros das nossas quebradas.

O grafite é uma arte periférica e um dos ícones do hip hop. Diz a história que o seu berço foi construído nos guetos de Nova Iorque na década de 70. Todavia, há quem explique que as coisas não são bem assim. Se em Nova Iorque está o berço, o útero que o gerou é a Jamaica, país localizado no mar do Caribe.

Quem explica melhor esse surgimento é o artista e educador Wellington Neri, 32, conhecido como Tim. Ele conta que a história do grafite passa por Nova Iorque na época do surgimento do hip hop e lá toma forma. Mas a sua origem tem traços na Jamaica, local onde já existiam movimentos que tocavam um som como os que conhecemos atualmente. “Muita gente vê o grafite colado na linguagem hip hop nova iorquina e esquece desse pedaço que vem da Jamaica”, diz Tim.

Tim ainda conta que o grafite brasileiro carrega a influência de Nova Iorque e Jamaica, e, especificamente em São Paulo, é influenciado por artistas de vanguarda. Casos de Alex Vallauri, Carlos Matuck e Tupinãodá, um dos primeiros grupos de grafiteiros do Brasil. Alex Vallauri também é uma referência no grafite de cunho político. Protestou contra a Ditadura Militar nos muros. Já a pegada mais forte do hip hop vem com Binho Ribeiro e Tinho, artistas que apareceram nos anos 1980.

Assim, observando as transformações pelas quais o grafite passa de acordo com o lugar e contexto histórico, conversamos com alguns grafiteiros das periferias da capital e Grande São Paulo para saber um pouco sobre o que marca a arte que produzem e quem são suas referências.

“A nossa relação com o território impacta na nossa prática”, Tim, grafiteiro do Grajaú

O grafiteiro Carlos Alexandre Emílio, 34, o Carlinhos RooTSM (TSM de Todos São Manos), por exemplo, é admirador do Speto, Os Gêmeos, Shock e do carioca Marcelo Eco. Carlinhos relata que usa muitas cores por causa da maneira como enxerga a cidade onde vive, Mairiporã, Grande São Paulo. “Enxergo Mairiporã com essa natureza para todos os lados, o céu e a paisagem única que ela tem”. Além disso, destaca a questão da aldeia, pois Mairiporã é conhecida por muitos pelo apelido de “Aldeia Pitoresca”. “Trago essa origem e raízes nas minhas máscaras, sempre misturo algo afro e também indígena”.

A natureza também se reflete no trabalho produzido por Evandro Ribeiro, grafiteiro de Mauá, Grande São Paulo. Ribeiro conta que gosta de combinar verde com marrom para fazer alusão ao mato e a terra da cidade, mesclar biologia, astrologia e ufologia na arte que produz. Além disso, destaca o vegetarianismo e a luta pela igualdade racial em suas pinturas.

No Grajaú, zona sul da capital paulista, Tim conta que o destaque é da água pelo contato com a Billings, represa que cerca o distrito e é considerada um dos maiores mananciais em área urbana do mundo. Para o artista, a natureza interfere até no comportamento dos grafiteiros. “A gente tem uma postura mais fraterna, paciente, mais de diplomacia. A água e o verde trazem essa calmaria”, comenta. Além de ser elementos frequentes na produção artística de quem veio do Grajaú. “A nossa relação com o território impacta na nossa prática”, finaliza Tim.

Image

Grafite de Mauro Neri, irmão do nosso entrevistado, o Tim, no Grajaú (Priscila Pacheco/Agência Mural)

Já João Paulo de Alencar, o Todyone, que anda grafitando a história de imigrantes em Guaianases, zona leste, revela que a construção de sua arte tem marcas de professores do ensino médio e da mãe. “Minha mãe é costureira e sempre desenhou modelos de roupas e pessoas em pé aqui em casa”. Outra referência é Heitor dos Prazeres, carioca e compositor de samba, que também pintava. Todyone acredita que o sambista, morto em 1966, é um artista negro que não foi reconhecido por pintar o cotidiano das favelas do Rio de Janeiro e usar guache nas pinturas. “Então, tenho como carro chefe levar no meu trabalho a referência do povo negro, as questões étnicas e raciais”, argumenta.

Hoje, o grafite borbulha das periferias aos centros das cidades. Inclusive, grandes museus recebem exposições de trabalhos inspirados neste movimento artístico. Só em São Paulo podemos destacar a Pinacoteca, o Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC), o MASP e até a Bienal de Arte. Apesar da fama e expansão, o grafite não escapa de polêmicas junto com a pichação.

Quando o prefeito de São Paulo João Dória apagou grafites na avenida 23 de maio no início de 2017 e defendeu punição aos pichadores, a discussão sobre o espaço dessas duas manifestações voltou a ganhar força. Voltou, porque não é coisa nova. Entre tantos exemplo, é possível destacar 1988, época na qual o então prefeito Jânio Quadros declarou no Diário Oficial de São Paulo que queria punição severa para pichadores. E, 2008, quando a gestão do prefeito Gilberto Kassab apagou um mural também na avenida 23 de maio.

Agora, a nova da prefeitura de São Paulo é a criação do Museu de Arte de Rua (MAR). “Não estamos fazendo uma ação pontual, pois a grafitagem passa a ser uma política pública e consolidará São Paulo como a capital mundial do grafite”, afirma o secretário municipal de cultura André Sturm.

O edital do projeto já está disponível e expõe que os participantes devem firmar o compromisso de não veicular propaganda política partidária, religiosa ou de cunho ofensivo. Agora basta saber o que pode ou não pode ser considerado ofensivo. Alex Vallauri, o homenageado da data de hoje, poderia ter problemas com isso por sua arte política.

Priscila Pacheco, Lucas Veloso, Laiza Lopes, Humberto do Lago Müller
Correspondentes do Grajaú, Guaianases, Mauá e Mairiporã

Leia também: 27 grafites nas periferias de SP que você precisa apreciar

receba o melhor da mural no seu e-mail

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE