• Informações apuradas pela Agência Mural por meio de dados e entrevistas, buscando ouvir todos os lados envolvidos e seguindo nossa linha editorial.
    Notícia

Barueri passa de 100 mortes por Covid-19, e Parque Imperial registra mais vítimas

Município chegou a 105 mortes por Covid-19 e quase mil casos; há 135 pacientes internados nas unidades de saúde da cidade
Crédito: Juliana Rodrigues de Oliveira/Arquivo PessoalBairro do Parque Imperial, em Barueri

Cidade com uma das maiores taxas de mortes por Covid-19 da Grande São Paulo, Barueri tem visto em bairros das periferias os locais com maior letalidade por causa do novo coronavírus. 

Nesta semana, o município ultrapassou 100 mortes de moradores infectados pelo novo coronavírus. São quase de mil casos no município de 274 mil habitantes. 

O Parque Imperial é a região com maior número de vítimas. Até o dia 22 de maio, foram 12 mortes. O bairro fica espremido entre o limite com a cidade de Osasco, o Rodoanel Mário Covas e o Residencial Tamboré.  

A região fica próxima do Jardim Mutinga, outro bairro com várias ocorrências. Com apenas 27 casos de Covid-19, o bairro teve oito óbitos de moradores nesse período. Uma letalidade maior de que em outros bairros da cidade.  

O Parque dos Camargos, por exemplo, também teve oito vítimas, mas foram 82 casos de Covid-19. No caso de  Alphaville e Alphaville industrial, são 98 doentes e duas mortes. Alphaville é a região mais rica da cidade, onde estão concentradas as empresas da região. 

ESPALHADO

Com 105 mortes até dia 26 de maio, Barueri tem o equivalente a 38 óbitos para cada 100 mil habitantes. Na região metropolitana, a cidade está atrás de Osasco, com 42 por 100 mil habitantes.

A Covid-19 se espalhou por toda a cidade. Há casos confirmados por mais de 80 bairros e vítimas em 35 deles.  

REGIÕES MAIS AFETADAS EM BARUERI (Até 22 de maio)

Bairros Casos Mortes
Alphaville e Alphaville Industrial e Empresarial 98 2
Parque dos Camargos 82 8
Imperial 62 12
Engenho Novo 40 4
Belval 36 0
Tupanci 33 2
Paulista 30 2
Mutinga 29 8
Parque Viana 27 4
Jardim Tupan 23 3

Sobre a situação dos bairros periféricos, a prefeitura de Barueri afirmou que tem feito “campanhas de conscientização, reportagens, vídeos” sobre a necessidade do isolamento social. 

“Também foram interditados brinquedos nas praças e pistas de caminhada, além do patrulhamento da Guarda inibindo aglomerações”, afirma a gestão. 

Nesta terça-feira (26), a cidade tinha mais de 139 pessoas internadas por conta da Covid-19 ou com suspeitas da doença. A gestão diz que tem feito obras na UBS Benedita Carlota, que poderá se tornar um hospital de campanha.

Moradora do Parque Imperial há 10 anos, a estagiária Débora do Nascimento Monção, 23, nota que nem todos estão respeitando o isolamento social.

“Acredito que a maioria dos moradores estejam respeitando, mas na frente da minha casa tem um bar e mesmo com ele fechado, as pessoas que frequentavam o local ainda estão indo lá para ficar conversando. Recentemente vi que até um vizinho tinha feito uma festa”, lamenta.

Nesta quinta-feira (27), o governo do estado anunciou medidas para a retomada da economia. A Grande São Paulo foi classificada com a cor vermelha, o que impede mudanças nas regras de isolamento por enquanto. Na capital, alguns estabelecimentos foram autorizados a reabrirem gradualmente. 

Paulo Talarico

Editor-chefe de jornalismo, cofundador e correspondente de Osasco desde 2011. Formado em jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu, tem pós-graduação em jornalismo esportivo e curso técnico de locução para rádio e TV. Atualmente, estuda História na Universidade de São Paulo. Gosta de café, Osasco, livros, futebol e cinema.

Osasco

Ana Beatriz Felicio

Jornalista e correspondente de Carapicuíba desde 2018. Curiosa, vive com a cabeça no mundo da lua. Gosta de conhecer pessoas e descobrir o que as motiva a acordar todos os dias. Apaixonada por novas aventuras, histórias, gostos e lugares. É daquelas que está sempre viajando, quando não fisicamente, com a ajuda de algum livro de fantasia ou de um bom filme.

Carapicuíba

Comentários