APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Rolê

Biblioteca comunitária funciona dentro de cemitério em Parelheiros, na zona sul de SP

Espaço criado em 2010 reúne mais de 4.500 livros e funciona na antiga casa do coveiro; cemitério protestante é um dos mais antigos da capital

Image

Anderson Meneses/Agência Mural

Por: Luana Nunes

Notícia

Publicado em 30.09.2019 | 17:34 | Alterado em 30.09.2019 | 17:37

RESUMO

Espaço criado no extremo sul de São Paulo reúne mais de 4.500 livros e funciona na antiga casa do coveiro

Tempo de leitura: 4 min(s)

Para frequentar a biblioteca comunitária Caminhos da Leitura, os visitantes precisam entrar em um lugar diferente. É atrás da capela do cemitério Colônia, um dos mais antigos da capital, que fica um acervo de 4.500 livros e muitas histórias dos moradores de Parelheiros, no extremo sul de São Paulo. 

Fundada em 2009, a biblioteca é mantida por jovens “escritureiros”, nome pensado a partir da junção de três palavras: escrita, aventureiros e Parelheiros. Eles tinham como objetivo fomentar a leitura e a literatura nos bairros periféricos da região.

Com o apoio do IBEAC (Instituto Brasileiro de Estudo e Apoio Comunitário), a biblioteca comunitária deu os primeiros passos em 2008.

Ainda sem muitos recursos e alocados em uma sala da UBS (Unidade Básica de Saúde da região) Colônia, esses jovens iniciaram um projeto com o intuito de estudar os 60 anos da Declaração Universal de Direitos Humanos.

Depois de dois anos de parceria com a UBS, a biblioteca precisou ceder o espaço pois a sala seria usada para a instalação de um consultório odontológico na unidade. Não demorou para que achassem um lugar público onde os trabalhos pudessem continuar: a antiga casa do coveiro.

“Quando a gente chegou aqui, a casa não tinha uma aparência muito boa, parecia uma casa abandonada”, relata Sidnéia Chagas, 28, fundadora e mediadora da biblioteca Caminhos da Leitura. “Nós ressignificamos esse lugar, com a ajuda da comunidade e dos jovens que ainda atuam no projeto”.

Para a mediadora, o endereço atual além de ser diferente e chamar atenção, também é uma forma de quebrar estereótipos e preconceitos sobre cemitérios.

Image

Biblioteca comunitária recebe alunos no cemitério Colônia @Anderson Meneses/Agência Mural

NO CEMITÉRIO

Instalada no cemitério há 9 anos, a biblioteca já foi alvo de críticas e sustos. Alguns questionavam o ambiente para manter os livros e o respeito aos familiares dos mortos. Com o tempo, porém, o espaço foi sendo entendido pelos frequentadores. 

Em visita à biblioteca, estudantes de uma escola próxima puderam fazer um tour pelo cemitério, acompanhado pelos mediadores que explicaram a história do lugar.

Para a estudante Emilly Diane, 14, o preconceito das pessoas as impedem de conhecer coisas novas. “É um lugar diferente, mas é incrível e muito importante o trabalho que eles fazem”, diz. 

A estudante se diz apaixonada pela leitura e querer trabalhar na biblioteca um dia. Estar perto das lápides não seria um problema, afirma.

Image

Emily diz que não teria problema em trabalhar na biblioteca, mesmo ao lado do cemitério @Luana Nunes/Agência Mural

O estudante do 9◦ ano, Leandro Felix, 14, ficou impressionado com a organização e a quantidade de livros do lugar. “Deve ter uns mil livros aqui, e é tudo arrumadinho, né? Pode levar livro para casa?”, questiona, empolgado.

Ter um espaço de leitura perto de sepulturas leva a histórias engraçadas, conta Rafael Simões, 26, um dos jovens que atua na biblioteca desde a fundação.

“Estávamos reunidos conversando sobre coisas sobrenaturais e do nada escutamos coisas caindo na cozinha e a luz piscando. Foi assustador, mas depois nos demos conta de que era por causa da forte chuva e da ventania que acontecia na hora”.

Segundo Sidnéia Chagas, as pessoas já têm medo só pelo fato de estarem na extensão de um cemitério. Mas que por outro lado, o efeito psicológico até aumenta a atenção do que é discutido no local.

“Muitas pessoas deixaram de frequentar a biblioteca por causa dessa cultura que se criou sobre o medo de passar em um cemitério e não só por isso, mas também pela religião, e a gente entende”, fala a fundadora.

Image

Sidnéia Chagas é uma das criadoras da biblioteca @Luana Nunes/Agência Mural

“A gente aproveita esse contexto de estarmos num lugar diferente para falar sobre a vida, para falar sobre a morte, sobre resistências e principalmente sobre a juventude e nossas lutas diárias”, conclui.

Fundado em 1829 pelos alemães, é o mais antigo cemitério particular da capital e está localizado no bairro Colônia, onde uma comunidade de imigrantes alemães começou a ser formada ainda no século 19. Foram eles que criaram o cemitério protestante. 

Quem visita a biblioteca se impressiona pela quantidade de livros e pelas cores vivas que decoram o ambiente. As obras são separadas por faixa etária e temas. As salas foram pensadas e planejadas para receber tanto o público adulto quanto o infantil. “Fizemos a seção infantil com prateleiras baixas, para que as crianças se sintam independentes na hora de escolher o que querem ver e ler”.

Image

Leandro Felix visitou a biblioteca pela primeira vez @Luana Nunes/Agência Mural

Alguns desses livros já não cabem mais no mesmo lugar e precisam ficar guardados em caixas, mas nem sempre foi assim. Além das doações dos próprios escritores e da comunidade, muitos foram comprados pelos jovens que atuam no projeto, com recursos conquistados por meio de editais.

Além de trabalhar diariamente nas instalações do cemitério, o grupo exerce outras funções e encabeça projetos ligados à leitura. Um deles é dar aulas para professores serem novos mediadores.

“Separamos um curso por módulo e tema, voltados para a mediação, para que professores e educadores possam ser leitores e lerem para outras pessoas”, conta a mediadora.

Eles também organizam eventos como saraus e a comemoração do aniversário do projeto em julho. Neste ano, planejam realizar a primeira FeLiPa (Feira de Literatura de Parelheiros) no dia 11 de novembro. 

receba o melhor da mural no seu e-mail

Luana Nunes

Moradora de um lugar tão tão distante, que carinhosamente chama de Paris. Colaborou na HQ “Minas da Várzea”. É apaixonada por música, futebol, fotografia, shows e viagens. Atualmente é repórter de tecnologia no Gizmodo Brasil. Correspondente de Parelheiros desde 2018.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE