APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
32xSP

Zona norte desaprova centros para pessoas em situação de rua

Pesquisa sobre assistência social na cidade mostra que a política pública de acolhimento não é bem aceita pela população da região

Image

Por: Sidney Pereira

Notícia

Publicado em 20.07.2018 | 13:55 | Alterado em 15.03.2023 | 17:41

Tempo de leitura: 3 min(s)
Image

Pessoas em situação de rua na avenida Cruzeiro do Sul, em Santana (Sidney Pereira/32xSP)

Os paulistanos da zona norte são os mais críticos da cidade em relação à abertura de centros de acolhida para as pessoas em situação de rua. É o que revela a pesquisa “Viver em São Paulo: Assistência Social”,promovida pela Rede Nossa São Paulo e Ibope Inteligência.

O estudo pretende indicar como deve ser a atuação da prefeitura na melhoria das condições de vida dessa população.

Em Santana, a região da avenida Zaki Narchi tem cinco centros de acolhida, vizinhos a um conjunto habitacional com 700 famílias, a um hotel, shopping center e espaço para feiras e exposições.

Três centros ficam em um mesmo complexo e foram inaugurados em 2014, na gestão Haddad, enquanto o último foi aberto em dezembro de 2017, na gestão Doria.

A coordenadora Lígia Oliveira, 44, moradora do local, tem o perfil padrão apontado pela pesquisa na zona norte, e se manifesta contrária à criação de novos centros. Ela argumenta que, desde o início, os moradores tiveram “experiências horríveis, com casos de xingamentos, assédio e furtos”.

LEIA MAIS
O que é melhor para a população em situação de rua?

“A gente se acostumou com a convivência, mas eles incomodam muito. Os piores horários são entre 17h e 18h, na entrada, e às cinco da manhã, na saída”, afirma. Na região norte, apenas 36% apoiam a medida, enquanto no centro da cidade a taxa atinge 45%.

No Parque Novo Mundo, o comerciante Givaldo Silva, 57,mantém um restaurante bem próximo aonovo Centro Temporário de Acolhimento (CTA). Ele tambémnão considera que a abertura de mais locais para abrigo seja a melhor alternativa.

“Por que não investir esse dinheiro em creches, postos de saúde, escolas?”, pergunta.Ele afirma que, desde a inauguração do espaço, há sete meses, o clima de insegurança aumentou na região.

CONFIRA
Morador da zona norte é crítico e avesso à política, revela pesquisa

“A vida piorou muito pra nós. Os funcionários que residem no bairro sempre comentam sobre roubos de celular. Também aumentou o número de pedintes na rua”, reconhece.

Em frente ao CTA, um ponto de ônibus tem sido evitado pelos moradores e trabalhadores da região.

Image

No Parque Novo Mundo, ponto em frente ao CTA tem poucos passageiros (Sidney Pereira/32xSP)

“Principalmente as mulheres não usam esse ponto. Pra sair do trabalho, à noite, é sempre em grupo de três ou quatro”, conta.

Da mesma forma que 38% dos moradores da zona norte [o índice mais alto da cidade], o comerciante e a coordenadora se dizem favoráveis a oferecer cursos de capacitação profissional a essa população.

“Educação é o caminho.A maioria aqui é de jovens, rejeitados pela sociedade e que deveriam estar aprendendo uma profissão”, opina Silva.

Image

O comerciante Givaldo Silva vê clima de insegurança, após a chegada do centro de acolhida (Sidney Pereira/32xSP)

Outra proposta levantada pela pesquisa diz respeitoao financiamento dos custos de viagem, para pessoas em situação de rua que queiram voltar às cidades de origem. 28% dos entrevistados na zona norte aprovaram a ideia, o maior percentual entre todas as regiões [a média da cidade foi de 23%].

VEJA TAMBÉM
Mar de esgoto e escuridão prejudicam comunidade da zona norte de SP

A coordenadora Lígia Oliveiraconcorda, mas acrescenta que a medida “deveria ter uma regra: a pessoa assinaria um documento se comprometendo a não retornar a São Paulo”.

Para a pergunta se a prefeitura “não deve permitir pessoas morando nas ruas, obrigando que todos encontrem um local para morar”, a pesquisa indicou a zona norte como a campeã de aprovação. Foram 18% dos moradores favoráveis a essa opção, acima da média de 15% das demais regiões.

Image

A coordenadora Lígia de Oliveira relata “experiências horríveis” dos vizinhos dos centros de acolhida (Sidney Pereira/32xSP)

Os dois entrevistados pela reportagem do32xSPnão concordaram com essa proposta. Para a moradora da avenida Zaki Narchi, a medida “não tem lógica. Se não deixar na rua, tem que ir pro centro de acolhida”. Já o comerciante Silva afirma que “quem está na rua não tem outra opção para morar”.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Sidney Pereira

Formado em Comunicação Social pela FAAP. Seu hobby preferido é acompanhar competições esportivas, como mundiais, durante o período de férias. Correspondente da Vila Maria desde 2014.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE