• Informações apuradas pela Agência Mural por meio de dados e entrevistas, buscando ouvir todos os lados envolvidos e seguindo nossa linha editorial.
    Notícia

Como funcionam os conselhos participativos durante a pandemia; ouça o podcast

Os conselheiros municipais têm mandato de dois anos e não recebem salário para exercer a função

Os conselhos participativos municipais existem desde 2013 e são como olhos da população dentro das subprefeituras, a ponte entre os moradores e a gestão municipal.

Durante a pandemia do coronavírus, as reuniões desses grupos, que eram realizadas na sede de cada uma das 32 subprefeituras, passou a ser virtual. As mudanças ocorridas neste período de distanciamento social têm gerado alguns problemas em regiões como Parelheiros, no extremo sul de São Paulo.

Jardel Pereira é conselheiro participativo de Parelheiros e abriu este episódio do “Em Quarentena” apontando alguns problemas que o grupo eleito para o atual mandato enfrenta em sua região. 

“O conselho, infelizmente, não tem tido uma atenção, tanto da subprefeitura como da secretaria. Estamos indo para oito meses de mandato e até hoje não recebemos os crachás de identificação. Já foi dado três tipos de desculpa pela Secretaria e pela subprefeitura”. (ouça a partir de 00:01)

É importante reforçar que o Conselho Participativo é formado por moradores de uma mesma região, eleitos por voto popular. Eles se reúnem uma vez por mês e fiscalizam políticas e metas da prefeitura. 

O grupo também repassa as principais queixas e demandas dos moradores aos órgãos competentes. E qualquer pessoa pode comparecer às reuniões que discutem problemas do bairro.

Jardel compartilhou outro problema que também tem dificultado a atuação do conselho. “Outras demandas que foram enviadas via ofício também, a única resposta que a gente teve foi que foram encaminhadas aos setores. Mas nenhuma das demandas encaminhadas pelo conselho foram atendidas”. (a partir de 01:45)

Para saber mais sobre os conselhos participativos acesse o site do 32xSP: www.32xsp.org.br

Ouça este bate papo completo no Em Quarentena #08 – Segunda Temporada: Como funcionam os conselhos participativos durante a pandemia.

Podcast Em Quarentena

Viver em meio ao coronavírus não deve estar sendo fácil para ninguém. Imagina então para quem vive nas periferias. 

O “Em Quarentena” é o podcast especial que a Agência Mural de Jornalismo das Periferias criou neste momento da pandemia. Queremos informar, com notícias do dia a dia, quem mais precisa se virar meio a esse caos.

Você pode receber o podcast diretamente no seu Whatsapp, enviando um “Oi” para +55 11 9 7591 5260. Ouça também no Instagram, Youtube, Spotify, Deezer, Apple e Google Podcast.

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Grande São Paulo

Comentários