• Informações apuradas pela Agência Mural por meio de dados e entrevistas, buscando ouvir todos os lados envolvidos e seguindo nossa linha editorial.
    Notícia

Conheça Cidade Ademar; ouça o podcast

A correspondente da Agência Mural, Carolina Figueiredo e o rapper Cayman nos guiam no passeio deste distrito da zona sul, divisa com Diadema

Neste episódio o “Em Quarentena” foi até o distrito de Cidade Ademar, na zona sul de São Paulo, saber como é viver por lá. Moradora da região, a correspondente da Agência Mural, Carolina Figueiredo e o rapper Cayman apresentaram o distrito que fica na divisa com Diadema. 

Carolina abriu o programa relatando que por lá as pessoas todas se conhecem.  “É um bairro muito antigo, que começou a se formar ali na década de 60 e que tem moradores que moram aqui há muito tempo. A minha família mora há mais de 40 anos e muitas outras famílias do bairro também e por isso você cria esse senso de coletivo que é maior, você tem as pessoas morando no lugar há muito tempo”. (ouça a partir de 00:01)

O distrito de Cidade Ademar fica na subprefeitura de mesmo nome, que também conta com o distrito de Pedreira. Até 1996, a região fazia parte de Santo Amaro, sendo uma parte mais periférica do centro urbano de lá. 

De acordo com a Prefeitura de São Paulo, só em Cidade Ademar vivem cerca de 266 mil pessoas. Dessas, 50% são negras. 

Distante do centro, a região apresenta alguns desafios. A correspondente da Agência relatou que a saúde, é um deles. E que, inclusive, é um dos problemas que ficou ainda mais evidente com a chegada do coronavírus devido a falta de hospitais na região.

“As unidades mais próximas ficam em outros distritos, em Pedreira, que é o distrito colado à Cidade Ademar, tem o Hospital Geral de Pedreira e no Jabaquara tem o Hospital Geral Saboia, que é pronto socorro. Mas em Cidade Ademar, no distrito, você não tem nenhum hospital”. (a partir de 01:26)

Ela falou também sobre a falta de leitos de UTI na Cidade Ademar durante a pandemia, com a necessidade do uso de leitos de UTIs para o tratamento de Covid. “Então todos os moradores que tiveram Covid, que precisaram de leito de UTI tiveram que ser internados em outros distritos”. (ouça em 02:07)

De acordo com dados da secretaria municipal de saúde, atualizados em 29 de outubro, 279 pessoas morreram de Covid-19 no distrito e 124 estavam com suspeita da doença.

Outro problema da Cidade Ademar é a falta de equipamentos públicos de cultura. De acordo com o Mapa da Desigualdade, da Rede Nossa São Paulo, não há nenhum no distrito. Também faltam centros culturais, museus, salas de show e teatros. 

Figueiredo comentou que muitos jovens buscam os bailes funks para se divertir, o que acaba virando um motivo de conflito entre os moradores e que, inclusive, já gerou até problema de violência. 

“Já teve várias questões porque os jovens, a galera que curte o funk quer fazer o baile na rua, com música alta e os moradores que são mais velhos, enfim, que vão acordar mais cedo no outro dia ficam incomodados e gera esse impasse entre os moradores”. (em 02:54)

Além dos desafios, o podcast da Agência Mural mostrou também que essa subprefeitura é cheia de coletivos bem bacanas.  

E quem falou sobre isso foi Cayman, rapper e produtor musical da região. Atualmente, ele é um dos organizadores da batalha da feira livre, uma batalha de rap que acontece há 5 anos em Cidade Ademar e reúne diversos jovens da região.

“A criança, o jovem, o adolescente, o adulto todo mundo tem o que dizer, às vezes. só não sabem como. Esses jovens chegam lá e sabem dizer isso em rimas e isso é fascinante. A melhor parte de tudo isso é poder fazer de forma musical. Ali eles conseguem extravasar isso e voltar para casa felizes de ter ganhado algo, de ter sido melhor em algo, de não ser tratado como lixo sempre”. (em 03:53)

Por causa do coronavírus, a batalha da feira livre está suspensa. Mas se você quiser conhecer depois da pandemia, ela é realizada todas as quintas-feiras às 19h30, na Praça da Feira Livre, antiga Praça Ligia Maria S. Nóbrega, na altura do número 3.300 da Av. Cupecê. Outra opção é buscar por “batalha da feira livre” no Youtube.

Para saber mais sobre Cidade Ademar e outros subprefeituras de São Paulo, acesse o site 32xsp.org.br

Ouça este bate papo completo no Em Quarentena #60 – Segunda Temporada –   Conheça Cidade Ademar.

Podcast Em Quarentena

Viver em meio ao coronavírus não deve estar sendo fácil para ninguém. Imagina então para quem vive nas periferias. 

O “Em Quarentena” é o podcast especial que a Agência Mural de Jornalismo das Periferias criou neste momento da pandemia. Queremos informar, com notícias do dia a dia, quem mais precisa se virar meio a esse caos.

Você pode receber o podcast diretamente no seu Whatsapp, enviando um “Oi” para +55 11 9 7591 5260. Ouça também no Instagram, Youtube, Spotify, Deezer, Apple e Google Podcast

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Grande São Paulo

Comentários