• Informações apuradas pela Agência Mural por meio de dados e entrevistas, buscando ouvir todos os lados envolvidos e seguindo nossa linha editorial.
    Notícia

Conheça um produtor de podcasts de Surubim, Pernambuco; ouça o podcast

Daniel Nascimento mora em um bairro periférico de Pernambuco, estuda comunicação social e produz podcasts sobre a região

Desta vez o “Em Quarentena” viajou virtualmente até Surubim, em Pernambuco para conhecer mais sobre a cidade e o trabalho do universitário Daniel Nascimento, 28, que produz podcasts narrativos sobre a região.

No início deste episódio foi possível ouvir a abertura, em duas versões, do podcast produzido pela Rádio Cordel, feito por estudantes de design e comunicação da Universidade Federal de Pernambuco, Campus Agreste que fica em Caruaru.

“Olá, sejam bem-vindos à edição especial da Rádio Cordel UFPE, na frequência do Agreste”. (ouça a partir de 00:01)

Daniel é um dos estudantes envolvidos na produção da Rádio, que continua acontecendo durante a pandemia do coronavírus. Ele estuda comunicação social e mora com a mãe e as irmãs em Surubim, a cerca de 120 quilômetros da capital do estado, Recife. 

A cidade é conhecida por ser a capital da Vaquejada no Brasil e tem um comércio local bem forte. O estudante compartilhou ainda que por lá não circulam ônibus.

“A gente usa um tipo de carro que chama-se Toyota Bandeirante, que na verdade é um tipo de jipe adaptado e é usado como se fosse transporte público dentro da cidade. Ele vai de um bairro até o centro. Também tem os mototáxis que é bem comum”. (a partir de 01:15)

Morador de um bairro periférico, ele também contou como é sua vizinhança e os desafios que enfrenta por lá.

“O bairro em que eu moro é um bairro novo, infelizmente não tem calçamento. A rua que eu moro é toda de terra, quando chove é aquele lameiro que a lama vira parte da nossa rotina, principalmente no tempo de inverno”. (ouça em 01:50)

Além de se dedicar ao podcast da Rádio Cordel, Daniel compartilhou que produz também o Comunicast, que é um trabalho de extensão da Universidade Federal de Mato Grosso. 

“Até essa pandemia a gente produzia conteúdos jornalísticos sobre o que acontecia dentro do campus e também sobre Caruaru. Mas diante a pandemia a gente sentiu a necessidade de contar histórias de pessoas, de como elas estavam vivendo este momento de isolamento físico”. (em 02:27)

O jovem produtor dos podcasts reforçou que eles já abordaram diferentes temas nos episódios como saúde mental e arte na pandemia, e também falaram sobre o isolamento social e até sobre o São João de Caruaru em épocas de Covid. 

Pra conferir esse trabalho é só buscar no instagram @radiocordel, tudo junto. E para conhecer o trabalho do Comunicast é só procurar por @comunicastufmt.

E para conhecer outras histórias como esta é só ficar atento ao site da Agência Mural

Ouça este bate papo completo no Em Quarentena #28 – Segunda Temporada: Conheça um produtor de podcasts de Surubim, Pernambuco.

Podcast Em Quarentena

Viver em meio ao coronavírus não deve estar sendo fácil para ninguém. Imagina então para quem vive nas periferias. 

O “Em Quarentena” é o podcast especial que a Agência Mural de Jornalismo das Periferias criou neste momento da pandemia. Queremos informar, com notícias do dia a dia, quem mais precisa se virar meio a esse caos.

Você pode receber o podcast diretamente no seu Whatsapp, enviando um “Oi” para +55 11 9 7591 5260. Ouça também no Instagram, Youtube, Spotify, Deezer, Apple e Google Podcast.

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Grande São Paulo

Comentários