• Informações apuradas pela Agência Mural por meio de dados e entrevistas, buscando ouvir todos os lados envolvidos e seguindo nossa linha editorial.
    Notícia

Coronavírus: a vida sem álcool gel e água nas periferias de SP; ouça o podcast

Correspondentes da Agência Mural visitaram mais de 80 farmácias para verificar onde havia álcool gel disponível e qual o preço

A chegada do novo coronavírus afetou a vida de todo mundo de diferentes formas. Já nos primeiros dias de isolamento social, a Agência Mural criou o podcast “Em Quarentena” para informar diariamente quem precisa se virar em meio a esse caos. 

A estreia do podcast tratou sobre a falta de água e a dificuldade de encontrar álcool gel nas periferias. A conversa foi com moradores de diferentes regiões e com correspondentes da Agência Mural que visitaram mais de 80 farmácias para verificar onde havia álcool gel disponível e qual o preço. 

Dona Neuci, moradora de Paraisópolis, falou sobre a falta de água na região. “A gente tem que se precaver de água sempre. Minhas filhas são prematuras e está insuportável essa situação porque eu não tenho caixa d’água, não tenho como comprar e tem o vírus. […] Falta água todo dia no mesmo horário”. (ouça a partir de 00:34)

Aline Kátia, correspondente da Jova Rural, extremo da zona norte de São Paulo, comentou sobre os preços do álcool gel. “Com alguns dias de diferença reparei que o valor que se pagava em uma embalagem de 500ml ou de 1 litro [de álcool gel] passou a ser um valor cobrado para uma embalagem de 45 gramas”. (a partir de 01:08)

Rubens Rodrigues, correspondente de Embu-Guaçu, cidade da Grande São Paulo, falou sobre a busca por álcool em gel na região. “Eu cheguei a ir em catorze estabelecimentos, mas só encontrei álcool gel em uma loja de produtos de limpeza, que fica na região central da cidade. Nessa loja eu paguei 10 reais por 300ml. Antes da pandemia da Covid-19 a loja vendia [a mesma embalagem] a 5 reais”. (em 01:23)

No total, Aline e Rubens, juntos com outros muralistas visitaram 88 farmácias e supermercados e só encontraram o produto em apenas 13 locais.

O senhor José Aparecido, de Perus, zona noroeste, encerrou o programa com um recado para todos os idosos. “Estou aqui falando em nome de todos os aniversariantes de hoje, porque estou completando 68 anos, para [pedir] que todos vocês não saiam de casa. O que tiver que ser feito, que seja feito por seus filhos e pelos seus netos. E nós, mais idosos, devemos ficar em casa para não espalhar o vírus, mais do que já espalhou”. (em 02:51)

Ouça este bate papo completo no Em Quarentena #01: Coronavírus nas Periferias: a vida sem álcool gel e água.

Podcast Em Quarentena

Viver em meio ao coronavírus não deve estar sendo fácil para ninguém. Imagina então para quem vive nas periferias. 

O “Em Quarentena” é o podcast especial que a Agência Mural de Jornalismo das Periferias criou neste momento da pandemia. Queremos informar, com notícias do dia a dia, quem mais precisa se virar meio a esse caos.

Você pode receber o podcast diretamente no seu Whatsapp, enviando um “Oi” para +55 11 9 7591 5260. Ouça também no Instagram, Youtube, Spotify, Deezer, Apple e Google Podcast

Ira Romão

Jornalista e fotógrafa, correspondente de Perus desde 2018. Atuou quase 10 anos em comunicação corporativa, dedicando-se à responsabilidade social e jornalismo corporativo. Apaixonada por contar histórias e registrar pessoas e momentos por meio da fotografia.

Perus, São Paulo

Comentários