APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

DOE MENSALMENTE PELO CATARSE

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

30.200.721/0001-06

Agência de Jornalismo das periferias
Acontece Mural

Correspondentes participam do CODA 2018

Image

Por: Cíntia Gomes

Publicado em 13.11.2018 | 14:03 | Alterado em 22.11.2021 | 16:42

Tempo de leitura: 3 minutos

Pelo terceiro ano consecutivo, correspondentes da Agência Mural participam da Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais (Coda.Br).

Este ano a conferência aconteceu nos dias 10 e 11 de novembro na ESPM, em São Paulo. Durante o encontro aconteceram atividades voltadas para jornalistas de diversos veículos, professores e pesquisadores de humanidades digitais, além de estudantes, comunicadores populares e ativistas.

Image

Divulgação

A terceira edição contou com mais de 300 participantes e a presença de especialistas renomados na área que abordaram temas como investigações jornalísticas com Open Source Intelligence, técnicas para trabalhar com dados econômicos, visualização de dados, ausência de dados durante as investigações jornalísticas e eleições. Este ano teve sessões “Meu problema com”, onde diversos mentores voluntários se dispuseram a conversar e tirar dúvidas reais dos participantes sobre pedidos de Lei de Acesso à Informação, R, Python e Dados Geográficos e SQL.

Da Agência Mural, estiveram presentes o correspondentes da Cidade Dutra e Taboão da Serra, Rodrigo Emannuel e Julia Reis, e os editores Paulo Talarico e Priscila Pacheco.

A muralista Júlia Reis, conta que é a segunda edição que participa. “É um ótimo lugar para aprender técnicas e aplicativos funcionais que somam na vida do jornalista. Sai de lá ano passado com uma bagagem enorme, e este ano achei que aprenderia em um nível menor. Mas pelo contrário. Novamente fui embora com um leque de aplicativos e opções para aplicar no jornalismo, além do networking que é algo valioso nesse espaço”, afirma.

Image

Julia Reis durante oficina no CODA 2018 (divulgação)

Este ano, o evento foi palco para o anúncio do Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, que vai reconhecer a qualidade dos trabalhos nesta área publicados no Brasil, e tem o apoio da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), em quatro categorias: investigação guiada por dados, visualização, dados abertos e inovação.

O Coda.Br é realizado pela Escola de Dados, programa da Open Knowledge Brasil, em parceria com o Google News Initiative. A conferência contou com o apoio do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, da agência Volt Data, do Instituto Serrapilheira, da Python Foundation e do Nic.Br.

As apresentações dos dois dias podem ser conferidas aqui.

Cíntia Gomes

Diretora institucional e cofundadora da Agência Mural, correspondente do Jardim Ângela desde 2010. Como boa escorpiana, é desconfiada, decidida e curiosa. Ama o mar, livros, dançar, ver filmes, comer doces e pipoca.

Republique

Faça com que essa história chegue para mais pessoas.

Republique o nosso conteúdo gratuitamente.

Regras:

Os títulos podem ser modificados desde que não mude o contexto;

Os textos devem ser publicados como estão na versão original, sem edição ou cortes;

Todas as republicações devem dar crédito para a Agência Mural e também os créditos dos profissionais envolvidos em sua produção, conforme aparece na publicação original;

As fotografias e outras imagens/artes podem ser republicadas com os devidos créditos;

Os vídeos republicados não devem passar por nenhum tipo de edição, devem conter os créditos da Agência Mural; para transmissão na TV, é preciso enviar um pedido para contato@agenciamural.org.br.

Reportagens publicadas no site www.agenciamural.org.br não podem ser revendidas.

Se possível, os materiais republicados devem mencionar o perfil da Mural nas redes sociais.

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.