APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
32xSP

Distrito de Sapopemba tem projeto de parque que não sai do papel desde 2017

Durante audiência pública, uma das cobranças dos moradores foi a criação do Parque Municipal Fazenda da Juta, previsto em lei sancionada há quatro anos

Image

Por: Redação

Publicado em 13.05.2021 | 22:18 | Alterado em 13.05.2021 | 22:18

Tempo de leitura: 3 min(s)

A audiência pública do Programa de Metas 2021-2024 da Subprefeitura de Sapopemba, realizada em 29 de abril, reuniu cerca de 90 participantes. As demandas mais frequentes dos moradores que participaram envolviam a implantação e/ou manutenção de equipamentos de cultura, lazer, saúde e esporte. 

O evento também foi transmitido ao vivo pela página da Secretaria Executiva de Gestão no YouTube e por meio da plataforma Microsoft Teams. 

Uma das cobranças da população é a implantação do Parque Municipal Fazenda da Juta. A criação do parque está prevista na lei 00431/2016, sancionada em 2017, mas até o momento não saiu do papel. 

Image

Sapopemba é o distrito mais populoso da zona leste de São Paulo (Ira Romão/32xSP)

Em dezembro de 2019, uma reportagem do 32xSP apontou que Sapopemba, ao lado do Itaim Paulista, também na zona leste, é uma das subprefeituras com menor número de área verde por habitante em São Paulo. 

“Saúde a gente não pensa só como doença, mas sim como qualidade de vida. Ter esses espaços [Parque Municipal Fazenda da Juta] é muito importante”, disse Francisca Pereira da Silva, integrante do Movimento Popular de Saúde da Brigada pela Vida. 

SAÚDE E APOIO ÀS MULHERES

Em sua fala, a moradora reiterou alguns dos pedidos feitos ao longo da audiência relacionados à área de saúde, como a construção da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Sapopemba, construção das UBS (Unidades Básicas de Saúde) nos bairros de Vila Primavera, Parque Santa Madalena e Vila Tolstoi, e de uma unidade especializada em saúde da pessoa idosa. 

A questão da saúde na região tem sido alertada também por conta da pandemia. Sapopemba é a região com mais mortes por Covid-19 na cidade. Foram 831 óbitos registrados pela doença, de acordo com panorama da capital e Grande São Paulo atualizado semanalmente pela Agência Mural.

LEIA MAIS:
Sapopemba, na zona leste, lidera número de mortes por covid-19 em SP
Surgida da luta por moradia, Sapopemba ainda é desigual às demais subprefeituras

Os participantes pediram também a construção de um Centro de Defesa e Referência da Mulher. 

A cidade de São Paulo conta com 15 unidades de centros que oferecem proteção e apoio às mulheres em situação de violência doméstica e familiar. A zona leste é a região que concentra o maior número deles, com sete unidades. Nenhum fica em Sapopemba. 

CULTURA E ESPORTE

Willian Sartorio, professor da rede municipal de ensino, usou seu tempo de fala para reivindicar mais investimentos em eventos e atividades culturais e esportivas voltadas ao público infantojuvenil.

“O jovem precisa ter mais opções de acesso à cultura e ao esporte”, afirmou o professor, que possui um projeto de hip hop com alunos da rede pública.

Image

Academia pública na Av. Arquiteto Vilanova Artigas, no distrito de Sapopemba (Ira Romão/32xSP)

Os participantes solicitaram com frequência reformas e construções de espaços públicos com oferta de atividades às crianças e adolescentes da região. 

Um exemplo é a construção de uma área de basquete em frente ao Terminal Sapopemba, além da reforma e ampliação da pista de skate e a transformação do campo do Jardim Dona Sinhá em um CDC (Clube da Comunidade). 

CONFIRA:
“As pessoas acham que quarentena é jogo político”, diz moradora de Sapopemba

A audiência foi conduzida pelo secretário executivo da Prefeitura de São Paulo, Fábio Lepique, que apresentou a versão inicial do Programa de Metas.

Participaram da reunião o subprefeito de Sapopemba, Marlon Sales, e o secretário adjunto de governo da prefeitura, Flavio Barbarulo Borgheresi. 

Também estiveram presentes, de forma virtual, as vereadoras Edir Sales (PSD) e Juliana Cardoso (PT), a covereadora Débora Dias do Mandato Coletivo Quilombo Periférico (PSOL), o vereador Gilson Barreto (PSDB) e o deputado estadual Dr. Jorge do Carmo (PT).

 Excluindo as inscrições duplicadas, 48 moradores se cadastraram previamente para falar durante a reunião. Foi realizado um sorteio ao vivo e 20 participantes foram selecionados. 

Image

SUBPREFEITURA DE SAPOPEMBA

Localizada na zona leste de São Paulo, a Subprefeitura de Sapopemba é a mais jovem da cidade. Em maio deste ano completará oito anos. Possui um único distrito, assim como as subprefeituras de Cidade Tiradentes, na zona leste, e de Jabaquara, na zona sul. O distrito de Sapopemba é composto por 50 bairros no qual residem quase 300 mil moradores numa área de 13,50km².

↳ Veja mais conteúdos do 32xSP sobre o Programa de Metas em São Paulo

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE