APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Democratize-se!

Em eleição fora de época, Cajamar elege Danilo Joan novo prefeito

Image

Divulgação

Por: Paulo Talarico

Publicado em 17.03.2019 | 21:13 | Alterado em 18.03.2019 | 13:24

RESUMO

Empresário recebeu 48% dos votos e terá menos de dois anos de mandato

Tempo de leitura: 2 min(s)

O empresário Danilo Joan (PSD) será o novo prefeito de Cajamar, na Grande São Paulo. Ele venceu neste domingo (17) a eleição suplementar com 48% dos votos válidos e ficou à frente do vereador Eurico Missé (DEM), 25%, e do ex-prefeito Messias (PSDB), com 13%.

O município não tem segundo turno por ter menos de 200 mil eleitores. Ao todo, 39 mil moradores foram às urnas e houve abstenção de 28% – 17 mil.

A votação fora de época foi convocada após a cidade ficar sem prefeito e por conta de uma crise política que levou o município a 13 trocas de prefeitos nos últimos seis anos. Danilo será o 14º e terá menos de dois anos de mandato.

O prefeito eleito foi o segundo colocado da eleição de 2016, quando foi superado por Paula Ribas (PSB). A prefeita e a vice foram cassadas no ano passado.

“Vocês acabaram de romper um ciclo da velha política que roubou o sonho do cidadão cajamarense”, discursou em cima de um trio elétrico após a apuração. Com a coligação “Por uma nova Cajamar”, Joan passou a campanha com o mote contra a “velha política”. “Vamos andar nessa cidade de cabeça erguida. Nunca ninguém vai falar que Danilo Joan se meteu em algum tipo de corrupção”.

Image

Danilo Joan em campanha pela cidade; pessedista recebeu 18 mil votos (Divulgação) @Divulgação

Joan é empresário do ramo de terraplenagem e resíduos da construção civil. Terá como desafio retomar a credibilidade do poder público na cidade e melhorar os serviços de saúde e de transporte, apontados como principais problemas por moradores.

Desde a saída da prefeita, a cidade tem sido governada interinamente pelo presidente da Câmara dos Vereadores. Em dezembro, Saulo Rodrigues (PSD) assumiu o posto, que antes foi ocupado por Eurico Missé.

RESULTADO ELEIÇÃO SUPLEMENTAR DE CAJAMAR

Danilo Joan (PSD): 18.911 votos (48,17%)
Eurico Missé (DEM): 9.924 votos (25,28%)
Messias (PSDB): 5.286 (13,46%)
Francisco Thainan (PSOL): 1.827 (4,65%)
Vaguinho Cajamar (PSL): 1.407 (3,58%)
Alexandre Lima (Patri): 985 (2,51%)
Shima Gás (PSC): 922 (2,35%)

Brancos: 1.766 (3,99%), Nulos: 3.252 (7,34%). Abstenção: 17.342.

Veja como apoiar o jornalismo das periferias

receba o melhor da mural no seu e-mail

Paulo Talarico

Diretor de Treinamento e Dados e cofundador, faz parte da Agência Mural desde 2011. É também formado em História pela USP, tem pós-graduação em jornalismo esportivo e curso técnico em locução para rádio e TV.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE