APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

DOE MENSALMENTE PELO CATARSE

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

30.200.721/0001-06

Agência de Jornalismo das periferias
Rolê

Exposição sobre a Brasilândia e MPB de Gustrago

Toda sexta-feira a Agência Mural traz indicações de eventos que rolam nas periferias de São Paulo e produções de artistas locais

Image

Notícia

Publicado em 19.11.2021 | 14:21 | Alterado em 23.11.2021

Tempo de leitura: 3 minutos

Nas dicas de hoje temos algumas atrações vinculadas ao Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro. Dessa vez não temos o famoso Reels no Instagram (segue a gente lá!) por um motivo muito especial, mas seguimos com as indicações do melhor do fim de semana, incluindo atividades presenciais e online.

Bora conferir? E se você decidir sair de casa, não esqueça a máscara e a carteirinha de vacinação.

ASTRONAUTA DA SAUDADE

Gustavo Mello, o Gustrago, de Guarulhos, na Grande São Paulo, acaba de lançar a canção “Astronauta da Saudade”, após um ano de hiato desde o último lançamento, o single “Miojo.Mixtape”.

A canção, acompanhada de um videoclipe, disserta sobre prazeres da vida que não são pautados pelo ritmo frenético do cotidiano. Flertando com o MPB, é descrita como uma música “para dançar e apreciar sem pressa”.

O artista é conhecido por participar de batalhas de poesia e ter vencido o Slam Resistência, tradicional competição na Praça Roosevelt, na região central.

O lançamento está disponível nas plataformas digitais e o videoclipe pode ser assistido no YouTube:

CÂNTICOS QUE ENCANTAM

No sábado (20), às 16h, o Sesc Itaquera, na zona leste, recebe o espetáculo “Batakerê em Cânticos que encantam”, que faz parte da Virada da Consciência, promovida durante o mês de novembro. Confira a programação completa neste link.

O projeto é uma proposta de três encontros com muita música, voz, percussão, dança e brincadeiras com o intuito de disseminar ritmos da cultura afro.

Grupo Batakere se apresenta na zona leste @Reprodução/Instagram

A ação será híbrida (presencial e online). Para assistir online, é só conectar nas redes sociais do *Sesc Itaquera como YouTube e Facebook. No presencial, o local terá capacidade limitada, por isso é indicado chegar ao menos 1h antes do evento. O uso de máscaras é obrigatório.

Endereço: Av. Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000 – Itaquera

*Embora a programação oficial apresente o Sesc Itaquera como local do evento, no Instagram do grupo foi postado que o espetáculo será na Casa de Cultura São Miguel, também na zona leste, no mesmo dia e horário.

SARAU DO LUA NO GRAJAÚ

No domingo (21), o Sarau do Lua, no Centro Cultural Grajaú, na zona sul, recebe artistas como escritores, músicos e compositores para o evento que ocorrerá a partir das 15h.

Além das apresentações e declamações de poesias, haverá um sorteio e feira de livros, com preços promocionais. Você que é artista ou escritor, também pode colar para mostrar seu trabalho! O evento é presencial, no calçadão do Centro Cultural Grajaú.

Artistas como o músico Irineu Albuquerque e o escritor Thiago Soares estarão presentes, além de poetas e outros artistas. Confira a programação completa nas redes sociais do local.

Endereço: Rua Professor Oscar Barreto Filho, nº 252 – Grajaú

MEMÓRIAS DA BRASILÂNDIA

Uma série de 30 obras compõem a sala da exposição “Vívidas”, no Centro Cultural da Juventude, na Vila Nova Cachoeirinha, zona norte. Fica em cartaz até dia 17 de dezembro.

Ao longo de 12 meses, o artista Jardélio Santos Alves, mineiro que vive na Brasilândia, e toda equipe de produção se debruçaram sobre a zona norte, becos e vielas, além de memórias que abriram o imaginário da quebrada. O resultado disso é visto nos materiais da exposição, com fotos, um documentário e um espaço educativo.

Esta é a primeira exposição individual do artista que permeia entre as raízes do norte de Minas Gerais e sertanejas, com a cultura urbana, grafite e hip-hop da capital paulista.

A experiência como artista educador e artivista da periferia de São Paulo também são influências em seu trabalho, seja ao retratar as brincadeiras na Viela 4 (projeto que é idealizador desde 2016) ou das oficinas na Fábrica de Cultura e nos diferentes espaços que já atuou.

A exposição é um convite para conhecer a Brasilândia, seus espaços culturais e a veia artística que a zona norte pode oferecer aos seus moradores.

Endereço: Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 – Vila dos Andrades

SLAM OZ

O Coletivo Literário Slam Oz está de volta e retorna com uma competição na próxima quarta-feira (24). O slam será na estação Osasco da CPTM, saindo pelo calçadão, às 19h. É só chegar!

Somente pessoas vacinadas são aceitas na batalha de poesias. O uso de máscara é obrigatório. Confira mais informações no site do evento.

Curtiu? Se tiver sugestões de rolês, mande pra gente no WhatsApp! O número é (11) 93349-1709. 😉

Pietra Alcântara

Formada em Jornalismo e quase pós graduada em Styling e Direção de Arte. Amante de brechós e moda 0800. Social media que não faz dancinhas (mas se pedir com jeitinho, faz), gosta de gravar stories loucos e assistir vídeos no YouTube. Correspondente da Vila Medeiros desde 2019.

Republique

Faça com que essa história chegue para mais pessoas.

Republique o nosso conteúdo gratuitamente.

Regras:

Os títulos podem ser modificados desde que não mude o contexto;

Os textos devem ser publicados como estão na versão original, sem edição ou cortes;

Todas as republicações devem dar crédito para a Agência Mural e também os créditos dos profissionais envolvidos em sua produção, conforme aparece na publicação original;

As fotografias e outras imagens/artes podem ser republicadas com os devidos créditos;

Os vídeos republicados não devem passar por nenhum tipo de edição, devem conter os créditos da Agência Mural; para transmissão na TV, é preciso enviar um pedido para contato@agenciamural.org.br.

Reportagens publicadas no site www.agenciamural.org.br não podem ser revendidas.

Se possível, os materiais republicados devem mencionar o perfil da Mural nas redes sociais.

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.