• Informações apuradas pela Agência Mural por meio de dados e entrevistas, buscando ouvir todos os lados envolvidos e seguindo nossa linha editorial.
    Notícia

Filmes sobre resistência e podcast do Mano Brown são os destaque da semana

Semanalmente trazemos indicações online diversas ou produzidas nas periferias de São Paulo

Mais uma sexta-feira e mais um Rolê na Quebrada para te ajudar a escolher o que fazer no fim de semana. As opções são muitas e a gente teve que selecionar o que destacar. Bora?

Tem mostra de filmes, como sempre, lançamento de podcast e até dica de restaurante em Guaianases, na zona leste de São Paulo. E se você tiver alguma dica de rolê para as próximas semanas, já sabe: mande para a gente nos comentários ou nas nossas redes sociais!

FEIRA LITERÁRIA EM MOGI

Sim, é um rolê presencial. Então as recomendações de estar sempre de máscara, higienizar as mãos com frequência e evitar multidões são mais que importantes – se não, não tem rolê!

A Feira de Escambo Literário chega em sua segunda edição e será realizada nesta sexta-feira (27), das 8h às 17h, no Mercadão de Mogi das Cruzes, na Grande em São Paulo. 

A ideia é que o evento permita trocas de livros entre os participantes. Funciona assim: você traz um livro em bom estado e troca por outro de seu interesse. Massa, né?

Endereço: Rua Cel. Souza Franco, 440 – centro, Mogi das Cruzes

MOSTRA DE FILMES INSURREIÇÃO

Começando nesta sexta (27), a mostra de “Insurreição!” vai até dia 5 de setembro, com 13 longas e curtas.

Todos os filmes prestam homenagem a biografias de resistência de importantes figuras negras mundiais. A Nicho 54, que promove o evento virtual, atua na formação de profissionais negros do audiovisual.

Os conteúdos serão disponibilizados gratuitamente na plataforma do instituto. Cada filme ficará disponível por 47 horas, sempre entrando às 19h.

A curadoria de filmes possui três obras inéditas no Brasil: “Nationtime”, de William Greaves, documentário que foi encontrado perdido num galpão em 2018, mas foi produzido em 1972; “Pátria” (Zahlvaterschaft), do cineasta alemão Moritz Siebert; e “Panteras Negras: vanguarda da revolução” (The Black Panthers: Vanguard of the Revolution). Dá uma olhada no trailer deste último:

ENTREVISTAS COM MANO BROWN

O rapper Mano Brown, com mais de 30 anos de estrada divididos entre o grupo Racionais MC’s e carreira solo, já concedeu entrevistas ao longo de sua vida. Mas agora é diferente: é ele quem entrevista!

Ele lançou na última quinta-feira (26), seu próprio podcast produzido pelo Spotify, em que entrevista diferentes personalidades. No Mano a Mano, ele se propõe a explorar seu lado curioso e questionador entrevistando pessoas ao longo de 16 episódios, lançados semanalmente.

A entrevistada do episódio de estreia foi a também rapper e cantora Karol Conká, que participou do último reality show Big Brother Brasil, da TV Globo, e teve recorde de rejeição. O podcast receberá ainda figuras como o médico Drauzio Varella e o jogador de futebol Vanderlei Luxemburgo.

Karol Conká é entrevistada por Mano Brown | Divulgação

O Mano a Mano pode ser ouvido gratuitamente, clique aqui para conferir. O programa tem a assessoria jornalística de Semayat Oliveira, integrante do Nós, mulheres da periferia

CUSCUZ DIFERENTÃO

E para encerrar as dicas da vez, aqui vai uma dica de rolê gastronômico que reinventa o queridinho das mesas paulistanas: a Cuscuzeria Gourmet, na Vila Nova Curuçá, na zona leste de São Paulo.

Em seu perfil no Instagram, a cuscuzeria promete “1001 maneiras de preparar o maravilhoso cuscuz”. E olha, são muitas maneiras mesmo. Ttem cuscuz com queijo coalho e bacon, carne seca com queijo e catupiry, calabresa com vinagrete e muitos outros.

É possível pedir um delivery deles neste link ou ir até o local para comer. O endereço é: Rua Cap. Ribeiro de Camargo, 539 – Vila Nova Curuçá, São Paulo.

Curtiu? Acompanhe as dicas também pelo Instagram!
Se tiver sugestões, mande pra gente no WhatsApp! O número é (11) 93349-1709.

Pietra Alcântara

Jornalista, correspondente da Vila Medeiros desde 2019.

Vila Medeiros, São Paulo

Comentários