APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

DOE MENSALMENTE PELO CATARSE

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

30.200.721/0001-06

Agência de Jornalismo das periferias
Rolê

Fim de semana do Dia das Mulheres tem rap, poesia e shows pelas periferias de SP

Rolê na Quebrada traz as principais dicas de eventos para o fim de semana pelas quebradas de São Paulo

Image

Por: André Santos

Notícia

Publicado em 04.03.2020 | 17:44 | Alterado em 08.03.2020 | 11:50

RESUMO

Rolê na Quebrada traz as principais dicas de eventos para o fim de semana pelas quebradas de São Paulo e há muita música nas bordas da cidade

A Agência Mural preparou um Rolê na Quebrada especial para este fim de semana do Dia Internacional das Mulheres, no domingo (8). Pelas periferias, o protagonismo é sempre delas e para refletir a importância da data, há eventos em diversos bairros da cidade.

Tem samba na zona norte, rap e afrobeat na zona sul, poesia na zona leste e diversão por toda cidade. Cola com a gente:

ZONA NORTE

Samba de Raiz com Duda Ribeiro – Vila Carolina

Um bom samba de raíz com uma convidada especial, a cantora Duda Ribeiro, cantando os clássicos do samba numa tarde que promete ser imperdível. 

Quando: Sábado (7), às 17h
Onde: Samba Amigos da Vila Carolina, R.Suzana de Goes, 72
Quanto: 1kg de alimento perecível

Dia da Mulher com Obscênicas – Bairro do Limão

Há somente um ano, neste dia, em São Paulo, nasceram as Obscênicas, uma fanfarra debochada, feminina e feminista, que tem como objetivo mostrar que a música também é lugar de mulher e para fazer todo mundo dançar e cantar junto.

Quando: Domingo (8), às 14h
Onde: Cervejaria Tarantino, R. Miguel Nelson Bechara, 316
Quanto: R$10

Image

MC Soffia se apresenta na zona sul de SP @Divulgação

ZONA SUL

Mc Soffia – Grajaú 

Mc Soffia começou a carreira aos seis anos, logo após participar do projeto “O Futuro do Hip Hop”. Hoje, a artista prefere produzir sons contestadores sobre paradigmas sociais. Nascida e criada na periferia de São Paulo, ela usou o rap como forma de “força e resistência”, como mostra o sucesso “Menina Pretinha”.

Quando: Sábado (7), às 19h
Onde: Centro Cultural Grajaú, R. Oscar Barreto Filho, 252
Quanto: Gratuito

Funmilayo Afrobeat – Campo Limpo

Funmilayo Afrobeat Orquestra é a única banda de Afrobeat no mundo formada somente por mulheres negras. O nome da banda foi escolhido como forma de homenagear Funmilayo Anikulapo Kuti, professora e uma das ativistas mais importantes da Nigéria, mãe de Fela Anikulapo Kuti, considerado o criador do Afrobeat.

Quando: Domingo (8), às 17h
Onde: Sesc Campo Limpo, R. Nossa Sra. do Bom Conselho, 120
Quanto: Gratuito

Protagonistas – Campo Limpo

Protagonistas é um projeto idealizado pelo rapper Crônica Mendes para a produtora Galuz. O evento aborda a questão do protagonismo da mulher dentro do cenário do rap nacional. Se apresentam as artistas Helena Ramos, Mel MC e Donna Forte.

Quando: Sábado (7), às 18h
Onde: Casa de Cultura Campo Limpo, R, Aroldo Azevedo, 100
Quanto: Gratuito

ZONA LESTE

Comunidade Samba Maria Zélia – Belenzinho

Em uma tarde de homenagem às mulheres, a comunidade Samba do Maria Zélia e Partideiros do Maria Zélia recebem as cantoras Andreia Morais e Ellem Narah, e também o grupo Feitiço de Mulher, para uma roda de samba. O evento contará com espaço para as crianças.

Quando: Domingo (8), às 14h
Onde: Comunidade Samba Maria Zélia, R. Otávio Paris, 210
Quanto: 

Hip Hop na Fábrica: Mulheres – Sapopemba

Neste dia de conscientização e valorização da mulher, o espaço recebe o “Hip Hop na Fábrica: Mulheres”. O evento terá como atrações Luana Melinka, Passos Periféricos e muito mais manas mandando o recado.

Quando: Domingo (8), às 12h
Onde: Fábrica de Cultura Sapopemba, R. Augustin Luberti, 300
Quanto: Gratuito

Casa Poética – Ermelino Matarazzo

Neste sábado, haverá o lançamento do espaço e agência Casa Poética. Haverá bate papo com os escritores Ferréz, Marcelino Freire, Bel Santos e outros sobre “Literatura e Direitos Humanos”. Logo após, terá o Sarau dos Mesquiteiros e pra finalizar a apresentação “Entre o Copo e a Poesia”, com Lika Rosa, Mariana Felix e Patrícia Meira.

Quando: Sábado (7), às 14h
Onde: R. Miguel Rachid, 611
Quanto: Gratuito

ZONA OESTE

Nosso Samba te Convida – Morro do Querosene

Desde dezembro de 2018, o grupo Samba do Querosene promove a festa Nosso Samba te Convida!, na praça do Morro do Querosene. Uma tenda no meio da praça para abrigar o samba. O convidado para essa próxima edição será a sambista Jack Carvalho. 

Quando: Domingo (8), às 14h
Onde: R. Padre Camilo, 01
Quanto: Gratuito

Bloco Cobra Criada – Vila Indiana

Preparem as canelas para dançar muitos frevos, marchinhas, sambas e axés. Cheguem com suas fantasias, glitters, purpurina e disposição para curtir uma tarde de muita descontração e se despedir do carnaval.

Quando: Sábado (7), às 14h
Onde: R. Boturoca, 16
Quanto: Gratuito

CENTRO

Pé de Manacá – Bela Vista

Encontro mensal de mulheres musicistas que tem o intuito de fomentar a participação de instrumentistas, cantoras e/ou grupos liderados por mulheres. Nesta edição, a atração é o grupo Pé de Manacá, composto por cinco mulheres forrozeiras reunidas através da música desde 2017.

Quando: Domingo (8), às 16h
Onde: Casa Barbosa, R. Ruy Barbosa, 559
Quanto: Gratuito até as 18h (após R$10)

Image

Samboryê estará na Marechal Deodoro @Divulgação

Samboryê – Marechal Deodoro

Nesta edição, o Armazém do Campo recebe o grupo Samboryê, trio formado por mulheres musicistas, e o trabalho de pesquisa e composição que cultua a ancestralidade enraizada na cultura brasileira, trazida pelo povo negro da África. As canções que evocam o mundo sensível e sagrado.

Quando: Sexta-Feira (6), às 19h
Onde: Armazém do Campo, R, Eduardo Prado, 499
Quanto: 

GRANDE SÃO PAULO

O Testemunho de Uma Vida Ativa do Feminino – Diadema

O bate-papo e contação de histórias “O Testemunho de Uma Vida Ativa do Feminino” com a contadora de história Mwana N’gola. No histórico das sociedades africanas, as mulheres desempenharam um papel central na tomada de decisões que afetam a vida social de uma comunidade, com vozes que eram respeitadas e ensinamentos transmitidos de geração a geração, com alguns deles preservados. 

Quando: Quinta-Feira (5), às 19h30m
Onde: Fábrica de Cultura Diadema, R. Ver.Gustavo Sonnewend Netto, 135 – Centro 
Quanto: Gratuito (informações Telefone: (11) 4061-3180)

Muvuca (especial dias das mulheres) – Jandira

É dias das mulheres e todo o ‘line up’ será preenchido por elas, que vão colocar todo mundo para dançar. Vai ter samba-rock, partido alto, flash rap e muito mais. As Dj´s convidadas são: Elisa Guanabara, Marina Porto, Rebeka Jonn’z, Fabiana Raryson

Quando: Domingo (8), às 10h
Onde: R. Antônio Bardela, S/N – Jd. São Luiz
Quanto: 1kg de alimento não perecível

André Santos

Jornalista, entusiasta do carnaval, do futebol de várzea, de bares e cultivador assíduo da sua baianidade nagô! Correspondente do Jardim Fontalis desde 2017.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.