APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Rolê

Guarulhos entra no mapa do Slam

Image

Por Thalita Monte Santo | 07.01.2017

Publicado em 07.01.2017 | 15:44 | Alterado em 07.06.2018 | 21:47

RESUMO

Praça da cidade na Grande de São Paulo terá duelos de poesia falada e vencedor no final do ano participa da batalha nacional

Tempo de leitura: 2 min(s)

Batalhas de poesia falada, em alto e bom tom, agora serão sinônimos de segunda-feira em Guarulhos. O Slam do Prego — Poesia de resistência de Guarulhos, terá sua primeira edição nesta segunda (9), a partir das 19h, na Praça Getúlio Vargas , no centro, com objetivo de abrir espaço para poetas e artistas locais mostrarem o seu talento e suas rimas.

Segundo Gustavo Mello, 23, um dos organizadores do Slam do Prego, a ideia de promover os duelos no município surgiu por perceber que vários tinham de sair e Guarulhos para participar de Slam’s em outras cidades.

“O Slam é um lance que está crescendo muito e Guarulhos tem uma grande quantidade de poetas que se movem daqui até outros lugares para participar de batalhas. Então a gente resolveu sintetizar o movimento aqui”, explica.

Slam do Prego estreia nesta segunda-feira (9)

Apesar de ser um dos primeiros passos do movimento na cultura local, o primeiro evento do tipo ocorreu em outubro de 2016, quando estudantes e ativistas ocuparam a Câmara Municipal com o Slam Ocupa, em protesto contra a PEC 241 [Proposta de Emenda Constitucional que limita os gastos públicos].

Mesmo com atuação em mais de 500 comunidades ao redor do mundo, e já estar no Brasil há mais de oito anos, muitas pessoas ainda não conhecem a batalha, segundo Mello. Por isso ele destaca a importância da sua expansão cultural, principalmente na periferia da cidade.

“É importante trazer as pessoas dos bairros do fundão de Guarulhos. Porque, geralmente, quando a gente fala de Guarulhos as pessoas só veem o centro. É para mostrar que os bairros do fundão também têm muita arte, muitos talentos que estão escondidos por aí só esperando uma oportunidade como o Slam para somar na cultura da cidade”.

Para participar será necessário ter no mínimo três poemas autorais de até 3 minutos. Os poetas poderão se inscrever na hora e deverão recitar os versos sem acompanhamento musical ou uso de figurinos. Um júri popular, formado na batalha, dará notas de 0 a 10 para cada participante.

[facebook url=”https://www.facebook.com/slamresistencia/videos/1198181650264552/” /]

Após três rodadas, será escolhido o grande vencedor da edição, o “Pregão”. O evento será sempre na segunda segunda-feira do mês, valendo vaga para a final do ano. Quem ganhar a disputa anual garante participação para o Slam BR, na qual o vencedor representará o Brasil na Copa do Mundo de Poesia na França.

Além das disputas, cada edição do Slam do prego trará ainda uma hora de microfone aberto e Pocket Shows. Mais informações podem ser encontradas na página oficial do evento.

Thalita Monte Santo é correspondente de Guarulhos

receba o melhor da mural no seu e-mail

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE