Guarulhos entra no mapa do Slam

Batalhas de poesia falada, em alto e bom tom, agora serão sinônimos de segunda-feira em Guarulhos. O Slam do Prego — Poesia de resistência de Guarulhos, terá sua primeira edição nesta segunda (9), a partir das 19h, na Praça Getúlio Vargas , no centro, com objetivo de abrir espaço para poetas e artistas locais mostrarem o seu talento e suas rimas.

Segundo Gustavo Mello, 23, um dos organizadores do Slam do Prego, a ideia de promover os duelos no município surgiu por perceber que vários tinham de sair e Guarulhos para participar de Slam’s em outras cidades.

“O Slam é um lance que está crescendo muito e Guarulhos tem uma grande quantidade de poetas que se movem daqui até outros lugares para participar de batalhas. Então a gente resolveu sintetizar o movimento aqui”, explica.

Slam do Prego estreia nesta segunda-feira (9)

Apesar de ser um dos primeiros passos do movimento na cultura local, o primeiro evento do tipo ocorreu em outubro de 2016, quando estudantes e ativistas ocuparam a Câmara Municipal com o Slam Ocupa, em protesto contra a PEC 241 [Proposta de Emenda Constitucional que limita os gastos públicos].

Mesmo com atuação em mais de 500 comunidades ao redor do mundo, e já estar no Brasil há mais de oito anos, muitas pessoas ainda não conhecem a batalha, segundo Mello. Por isso ele destaca a importância da sua expansão cultural, principalmente na periferia da cidade.

“É importante trazer as pessoas dos bairros do fundão de Guarulhos. Porque, geralmente, quando a gente fala de Guarulhos as pessoas só veem o centro. É para mostrar que os bairros do fundão também têm muita arte, muitos talentos que estão escondidos por aí só esperando uma oportunidade como o Slam para somar na cultura da cidade”.

Para participar será necessário ter no mínimo três poemas autorais de até 3 minutos. Os poetas poderão se inscrever na hora e deverão recitar os versos sem acompanhamento musical ou uso de figurinos. Um júri popular, formado na batalha, dará notas de 0 a 10 para cada participante.

[facebook url=”https://www.facebook.com/slamresistencia/videos/1198181650264552/” /]

Após três rodadas, será escolhido o grande vencedor da edição, o “Pregão”. O evento será sempre na segunda segunda-feira do mês, valendo vaga para a final do ano. Quem ganhar a disputa anual garante participação para o Slam BR, na qual o vencedor representará o Brasil na Copa do Mundo de Poesia na França.

Além das disputas, cada edição do Slam do prego trará ainda uma hora de microfone aberto e Pocket Shows. Mais informações podem ser encontradas na página oficial do evento.

Thalita Monte Santo é correspondente de Guarulhos

Comentários