APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Democratize-se!

Leis não bastam para reinserir egressos do sistema prisional no mercado de trabalho

Image

Por Lucas Veloso | 24.02.2016

Publicado em 24.02.2016 | 22:20 | Alterado em 27.02.2024 | 21:39

Tempo de leitura: 2 min(s)

Alex Sampaio*, 25, sempre pensou em estudar para ter uma profissão e formar uma família. Aos 20 anos, no entanto, sua vida mudou depois de se envolver em um assalto com uns amigos do colégio. Alex foi o primeiro a sair da prisão, depois de cumprir uma pena de 4 anos.

O Brasil possui a quarta maior população carcerária do mundo. Dos mais de 500 mil presos, em dados de 2014, 180 mil deles estão no estado de São Paulo, o que representa 36% do total de presidiários, de acordo com o Conselho Nacional de Justiça. Quando está cumprindo pena, esta população enfrenta a superlotação dos presídios e vários descumprimentos dos direitos humanos. Quando saem, enfrentam o grande desafio da reinserção no mercado de trabalho e, por consequência, na sociedade.

“Estou há um ano em liberdade, mas ainda é difícil acreditar que é verdade, porque o tempo que passei lá foram horríveis. Quando decidi cometer o erro com meus ‘amigos’, não imaginava que minha vida daria esta reviravolta; me arrependo muito do que eu fiz”, diz Sampaio.

Na detenção, ele tinha aulas de artesanato e marcenaria. “Aquelas atividades foram muito importantes para que eu me visse importante na sociedade e também para não querer voltar pra vida de crime quando saísse de lá”, conta.

Depois da pena cumprida, o primeiro grande desafio foi conseguir emprego. E para Alex, a dificuldade maior era ter que explicar em todos os processos seletivos o motivo do seu cumprimento de pena. Depois das explicações detalhadas, as respostas do entrevistadores eram sempre negativas.

Em artigo publicado em 2011, a pesquisadora Dália Maria Maia, da Universidade Estadual de Montes Claros (MG), afirma que “a reincidência é causada muitas vezes pela falta de oportunidade do egresso de ser inserido no convívio de todos, sendo que no mundo da criminalidade ele acha a facilidade de ser aceito. Não há como negar que a ressocialização é, no seu aspecto mais evidente, a preparação do infrator para voltar a ser sócio. Em outros termos, visa preparar o ser humano banido para o regresso à sociedade. Há aqui talvez um ponto de discordância, pois a pena não tem ressocializado, e os séculos são provas disso. Como a pena é dessocializante, difícil torna ressocializar”.

As políticas públicas que visam reinserir ex-detentos no mercado de trabalho falham. Cansado de tanto procurar uma ocupação, Sampaio estava desistindo quando um conhecido o convidou para ser ajudante na pequena empresa que havia montado há alguns meses. Ali, Sampaio pode colocar em prática o aprendizado das aulas de marcenaria.

Há três meses trabalhando, o ajudante de marcenaria e morador da periferia na zona sul da cidade de São Paulo faz planos para o futuro: “quero retomar meu sonho de ter uma família e uma vida digna, e quero também ser exemplo para outras pessoas que me me conhecem”.

*O entrevistado pediu que seu nome fosse trocado para preservar sua identidade e não prejudicá-lo nesse reinício de integração.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE