APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias

Arthur Rodrigues

Por: Gabriel Santos

Notícia

Publicado em 02.02.2024 | 9:22 | Alterado em 02.02.2024 | 10:11

Tempo de leitura: 5 min(s)

No fim do ano de 2023, o movimento feminista Olga Benário ocupou uma casa abandonada na cidade de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, para protestar pelo descaso da cidade com políticas públicas e sociais voltadas às mulheres do município.

O objetivo da ocupação, que durou cerca de um mês no bairro Alves Dias, era denunciar o desmanche de serviços públicos. O imóvel já foi desocupado, mas a disputa segue no meio jurídico bem como as manifestações sobre a falta de atenção às mulheres da cidade.

Segundo Roseli Simão, 55, principal coordenadora da ocupação, desde a saída do município do Consórcio do Grande ABC, o descaso e a falta de investimento nos serviços públicos voltados às mulheres só pioraram. A coordenadora destaca, como principal, a perda ao acesso da Casa Abrigo do ABC, organizada e administrada pela entidade.

‘Já há muito tempo, São Bernardo não atende as mulheres como deveria’

Roseli, ativista pelo direito das mulheres no ABC

Uma Casa Abrigo é um local utilizado por mulheres e crianças que possam estar sofrendo ameaças ou risco de violência. “De lá pra cá, todos os serviços familiares ficaram sucateados, em especial o Creas (Centro de Referência de Assistência Social) e o Cram (Centro de Referência de Atendimento à Mulher)”, diz.

Principal objetivo da ocupação era realizar uma denuncia geral @Lucas Barbosa

Ter um espaço de acolhimento é uma necessidade da cidade, segundo Roseli. Em 2023, houve um aumento de 24% nos casos de estupro em um mês em toda a região do ABC, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública.

Ao longo de 2023, São Bernardo registro 627 casos de estupro, mais de um por dia, e acima dos 622 registrados em 2022. Além disso, um levantamento do Olga Benário aponta que a prefeitura registrou 3.056 casos de mulheres atendidas em postos de saúde em 2022 devido à violência doméstica, representando um aumento de 400 casos em relação a 2021.

Ainda no ano passado, após dois casos seguidos de feminicídio em junho, o Movimento de Mulheres Olga Benário, a Frente Regional de Mulheres e outras forças políticas em São Bernardo organizaram um ato pedindo justiça pelas vítimas.

Também foi criada a “Patrulha do Olga”, que consiste em visitar os órgãos públicos voltados às mulheres, como delegacias, Crams, Creas, e inclusive o Hospital da Mulher, localizado no centro da cidade.

“O CRAM, inclusive, quando visitamos, fica em um prédio no centro da cidade, que atende no terceiro andar. O elevador do lugar estava quebrado há mais de três meses, as mulheres que vão lá, são obrigadas a subir os lances de escada. Eu fui até a Câmara denunciar na quarta, na quinta, o elevador estava funcionando”, relata a militante.

A ocupação durou cerca de um mês @Lucas Barbosa

Há ainda outros problemas. A Delegacia da Mulher na cidade não funciona 24 horas, tendo expediente apenas das 8h às 18h, e sem abrir nos fins de semana.

Além disso, a atual Casa Abrigo do Município não cumpre o papel de acolher, segundo Roseli. “O lugar já recebeu várias denúncias de ser gerida por uma ONG religiosa, que várias vezes aconselha essas mulheres a voltar para seus agressores, além de obrigar as mulheres a trabalharem na limpeza do local, sendo que recebem da cidade para fazer esse trabalho”.

Ainda destaca o fato da Casa Abrigo concessionada não ser totalmente sigilosa como deveria ser. “Várias pessoas sabem a localização dessa casa, o que acaba não garantindo a segurança dessas pessoas.”

O movimento Olga Benário negocia com o governo federal para obter uma casa apropriada, visando realizar orientações. O local terá como principais funções a prevenção da violência contra a mulher, atividades diárias de formação e conscientização sobre o tema.

A ideia é oferecer apoio às mulheres que não conseguirem atendimento na rede municipal, com uma equipe técnica voluntária. O foco também será na garantia dos direitos das mulheres, por meio de cursos para geração de renda, acesso ao trabalho, formação política e organização das mulheres.

Ataque ao movimento

Segundo Roseli, o imóvel ocupado no ano passado, localizado na avenida Castelo Branco, estava abandonado há mais de 20 anos, sem cumprir nenhuma função social

A ocupação foi batizada com o nome de Cleone Santos (1957-2023), referência na luta por moradia e trabalhadores no ABC paulista. Nascida em Juiz de Fora (MG), ela morava em Diadema. Durante os anos 1980, recém saída de um casamento abusivo, desempregada e com filhos para criar, Cleone passou a viver da prostituição no centro de São Paulo, onde ficou por 18 anos.

Nos anos seguintes, mesmo nas ruas, ela não abandonou a militância, e atuou ao lado de outras mulheres em situações similares.

Coordenadora das atividades da casa, como limpeza do local e organização da agenda das mulheres, Victória Magalhães, 29, relata que o local teve apoio dos moradores no entorno do bairro, também por conta do abandono do espaço nos últimos anos. “O lugar estava muito sujo, inclusive com carcaças de animais e fezes”, relata.

Cinco dias após o espaço ser ocupado, no dia 21 de novembro, ele foi atacado por um grupo. Victória estava presente durante o ataque, quando dois homens chegaram exaltados ao lugar e disseram ser os proprietários da casa.

“O que sabemos que é mentira, pois a própria população do lugar bateu boca com [eles]. De início tentamos dialogar, mas não teve muita conversa, já partiram para agressão, eu fui agredida, assim como outras companheiras”, conta.

Victoria conta que os próprios vizinhos chamaram a polícia, após os homens saírem do local, ameaçando voltar. Porém, depois que as viaturas foram embora, um outro grupo de homens apareceu com marretas e pedaços de madeira.

‘Um deles dizia que portava uma arma de fogo. A gente com bastante sorte conseguiu entrar no prédio e eles ficaram o tempo todo tentando entrar e nos atacar. Havia mulheres e crianças na casa no momento’

Victória, coordenadora do movimento Olga Benário

Segundo Victoria, as viaturas voltaram logo em seguida e os pegaram em flagrante, mas houve muita briga para convencer a polícia a levar os agressores. De acordo com a militante, a polícia queria apenas conduzir as mulheres. “Tivemos que fazer bastante pressão para que a polícia compreendesse que eles eram os agressores.”

Grupo tem apontado fim de políticas públicas na cidade @Lucas Barbosa

Ao ser questionada, a Prefeitura de São Bernardo do Campo apenas afirmou que a GCM (Guarda Civil Municipal) colabora com o Ministério Público de São Paulo no programa Guardiã Maria da Penha.

Em nota, a gestão diz que aprovou um projeto de lei em dezembro que obriga agressores a pagar pelos custos do atendimento das vítimas no SUS (Sistema Único de Saúde). Os valores serão determinados pela tabela SUS e supervisionados pela secretaria de Saúde. Se o agressor não for identificado, a secretaria comunicará à Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher em 24 horas.

Sobre as demais declarações, relacionadas a casa abrigo administrada pela suposta ONG religiosa, a Prefeitura não respondeu.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Gabriel Santos

Jornalista, projeto de aventureiro, aspirante a escritor e aficionado por história. Correspondente de São Bernardo do Campo desde 2023.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE